Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 23.05.2013 23.05.2013

Xbox One X PlayStation 4: escolha seu lado

Por Míriam de Souza
 
Está dada oficialmente a largada para a corrida da próxima geração de videogames. A Nintendo apresentou seu Wii U em 2011, mas Sony e Microsoft esperaram até agora para anunciar o que o futuro reserva para o mercado de jogos eletrônicos. Ainda sem preço definido, ambos os aparelhos serão lançados nos Estados Unidos no último trimestre deste ano.
 
A Sony anunciou parte do PlayStation 4 em 20 de fevereiro, mas ainda falta muito a revelar. A aparência do produto, por exemplo, só deve ser divulgada no dia 10 de junho, durante a Electronic Entertainment Expo (E3), maior feira de games do mundo. O anúncio do novo Xbox causou alvoroço, já que muitos boatos corriam sobre o console desde o começo do ano. Apelidado pelo público de Xbox 720, o aparelho deveria ficar ligado à internet o tempo todo para funcionar, de acordo com rumores. Felizmente, a hipótese foi desmentida e até mesmo o nome escolhido foi outro: Xbox One.
 
PlayStation 4 ou Xbox One? Os dois consoles têm defeitos e qualidades, e cabe aos fãs decidir qual é o melhor. O SaraivaConteúdo reuniu as principais semelhanças e diferenças para que você mesmo julgue e escolha o seu.
 
APARÊNCIA
 
Ainda não sabemos como é o PlayStation 4. Durante o anúncio do console, a Sony revelou apenas o controle Dualshock 4, que tem um pequeno touchpad e um botão de compartilhamento de conteúdo.
 
A Microsoft, no entanto, deu o que falar com a aparência do Xbox One. Ao contrário dos últimos lançamentos da empresa, não há tentativa de criar um aparelho de design chamativo. O novo videogame não tem curvas e cores chamativas: é preto, discreto e se mescla com o mobiliário da casa. Chega a lembrar os antigos aparelhos de videocassete. A intenção é que, como centro de entretenimento, o Xbox possa estar em qualquer ambiente.
 
Todo Xbox One será vendido junto com um Kinect
 
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
 
Cada vez mais, as CPUs dos consoles aumentam as unidades de processamento. O Xbox One terá um chip de oito núcleos (8-core), enquanto o Xbox 360 usava o Xenon, chip de três núcleos. O aparelho tem 8 GB de RAM e disco rígido de 500 GB para armazenamento.
 
Ainda não foi divulgada a capacidade do disco rígido do PlayStation 4, mas já se sabe que o console também terá 8 GB de RAM e que o processador será um Jaguar, da AMD, com oito núcleos. O chip usado pelo PS3 tinha um núcleo de processamento de energia, que gerenciava as atividades de outros oito núcleos subordinados.
 
SENSORES DE MOVIMENTO
 
Um dos periféricos do PS3 é a câmera PlayStation Eye. Usada em conjunto com o controle PlayStation Move, ela permite que o jogador use seus movimentos nos games. A PSEye captura imagens em uma resolução de 640 por 480 pixels. Sua sucessora, a PlayStation 4 Eye, pode processar vídeos de 1200 por 800 pixels. Isso tudo com captura de 60 quadros por segundo.
 
Montagem do controle DualShock 4 e do controle do Xbox One
 
Essa capacidade ultrapassa a do Kinect, que só conseguia capturar vídeos de 640 por 480 pixels, a 30 quadros por segundo. Mas a Microsoft também melhorou seu produto. O aparelho, que antes só funcionava com gestos e comandos vocais simples, agora reconhece o jogador por voz e rosto, analisa a força com que ele faz os movimentos e é capaz de detectá-lo até em uma sala escura. Todo Xbox One será vendido junto com o novo Kinect.
 
MÍDIA E COMPARTILHAMENTO
 
Quando anunciou seu novo console, a Sony enfatizou a importância do compartilhamento entre amigos. O novo Dualshock ganhou até um botão “Share”. Com ele, é possível fazer um streaming de sua partida para amigos através da PlayStation Network. O Xbox One também permitirá compartilhar gameplays, mas ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o assunto.
 
Um recurso interessante do novo console da Microsoft é que é possível usar vários recursos ao mesmo tempo. Por exemplo, dá para conversar com um amigo pelo Skype enquanto um filme é exibido. E falando em filme, finalmente a empresa norte-americana aderiu ao formato Blu-ray – o Xbox 360 usava DVD.
 
O Xbox One foi divulgado como uma central de entretenimento multimídia – de acordo com a desenvolvedora, o dono do aparelho pode jogar, ver filmes em Blu-ray ou por aplicativos de vídeo sob demanda, assistir à televisão, conversar com os amigos e navegar na Internet. Tudo em um só lugar. Vale lembrar que ainda não foram anunciados quais recursos vêm para o Brasil.
 
JOGOS ANUNCIADOS
 
Já foram confirmados 17 jogos para o PlayStation 4. Entre eles, estão Assassin's Creed 4: Black Flag, Infamous: Second Son e Diablo III. É possível esperar games lançados com exclusividade para o console, como os das séries God of War e Uncharted.
 
Tela do game Quantum Break, exclusivo para o novo Xbox One
 
A Microsoft não prezava muito pela exclusividade. Tirando títulos como Halo e Fable, o Xbox 360 tinha o que havia também em outros consoles. Agora parece que isso vai mudar. No primeiro ano do Xbox One, serão 15 títulos exclusivos – oito deles de novas séries. Um dos games exclusivos é Quantum Break, da mesma desenvolvedora de Max Payne e Alan Wake.
 
RETROCOMPATIBILIDADE
 
Esta notícia pode entristecer muitos gamers. Não importa se o console escolhido for da Sony ou da Microsoft, os novos aparelhos serão incompatíveis com jogos da geração anterior. Isso significa que os discos comprados para PS3 e Xbox 360 não rodam no PS4 e no Xbox One. Os games comprados na PlayStation Network e na Xbox Live também não funcionam nos lançamentos.
 
Pelo menos os mais fanáticos não precisam se preocupar com suas conquistas digitais. Todas as pontuações, Trophies e Achievements serão mantidos, tanto na PSN quanto na Xbox Live.
 
 
Recomendamos para você