Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

X-Men: curiosidades do mundo mutante

Por Carolina Xavier
 
Em 1963, Stan Lee, editor, roteirista-chefe e diretor de arte da Marvel Comics, juntamente com Jack Kirby, criaram uma das HQs mais famosas da história da editora: X-Men.
 
Eles são uma equipe de super-heróis mutantes que possuem caráter nitidamente imperfeito, traumas de autoestima, às vezes são antissociais e sarcásticos, mas ao mesmo tempo conquistam a simpatia do público, principalmente quando confrontam vilões perigosos.
 
Com tanto sucesso e bons enredos, virar filme foi uma consequência. Em 1996, o cineasta Bryan Singer foi contratado para dirigir o primeiro longa da série X-Men, lançado em 2000, e depois continuou como diretor até o segundo título da trilogia principal (X-Men – O Filme, 2000; X-Men 2, 2003; e X-Men: O Confronto Final, 2006).
 
Bryan Singer ainda dirigiu o segundo filme da nova trilogia dos X-Men, lançado este ano no cinema: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, e foi corroteirista de X-Men: Primeira Classe.
 
Veja a seguir algumas curiosidades que marcaram os bastidores da produção dos filmes do universo X-Men:
 
TROCA-TROCA DE ATORES
 
No primeiro filme da nova trilogia, X-Men: Primeira Classe, a atriz Amber Heard (Tudo por Ela) foi sondada para fazer o papel de Mística, mas quem levou a melhor foi Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes). Já o Fera poderia ter caído nas mãos do lobo da saga Crepúsculo, o ator e modelo Taylor Lautner, mas o papel do mutante acabou ficando com o ator Nicholas Hoult (Meu Namorado é um Zumbi).
 
Jennifer e Nicholas: papéis garantidos na franquia
 
WOLVERINE: O IMORTAL
 
O ator Hugh Jackman, que interpretou o Wolverine sete vezes em 14 anos, engorda cerca de 11 quilos cada vez que vai encarnar o personagem. O diretor de Wolverine – Imortal, Darren Aronofsky (mais tarde substituído por James Mangold), pediu para que o ator ficasse parecido com o Wolverine dos quadrinhos, que é “forte, atarracado, baixinho e largo”, contou Hugh em uma entrevista. Para tanto, Jackman encara uma dieta de seis mil calorias diárias ao longo de 6 meses, antes do início das filmagens, e puxa 160 quilos de ferro na academia, com três horas diárias de exercícios físicos.
 
Hugh Jackman como Wolverine: corpo construído à base de muitas calorias e treino pesado
 
SUPERPRODUÇÃO
 
Em X-Men: Primeira Classe, a mansão de Charles, localizada em Westchester, Nova York (que posteriormente se transforma na escola do Professor Xavier para Jovens Super Dotados), é localizada na verdade no interior da Inglaterra, chama-se Englefield House e pertenceu à dinastia real dos Tudor. Dando um ar ainda mais internacional ao filme, a produção também recriou locações em Londres, na Argentina, na Suíça e na Rússia.
 
X-Men: Primeira Classe – locações nobres para as aventuras dos mutantes
UM FUTURO GRANDIOSO
 
Para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, um dos maiores cenários feitos para o longa foi o Mosteiro, no futuro, um antigo templo construído na rocha de uma montanha. Segundo Bryan Singer, o espaço interno foi copiado de uma capela que ele conhecia por fotografias. Os figurinos desse filme foram tão complexos que o departamento responsável precisou montar uma tenda em um estacionamento para acomodar tantas roupas. Alguns trajes pesavam dezenas de quilos, e os atores precisavam de ajuda para entrar e sair deles.
 
CARECA… SÓ QUE NÃO
 
O ator James McAvoy, que interpreta o Professor Xavier mais novo em X-Men: Primeira Classe, ao receber o convite para o papel, raspou a cabeça. Contudo, os produtores queriam exatamente o contrário: um Professor Xavier cabeludo e mais despojado, pois no filme Charles faria menção à sua posterior queda de cabelo. Durante os primeiros meses de gravação, James utilizou extensões de cabelo (os famosos apliques) para criar seu personagem.
 
James McAvoy, que ficou careca para viver o Prof. Xavier, acabou ganhando fios artificiais

BOX
 
Em breve, teremos mais curiosidades sobre a franquia: em 2016 será a estreia do último título da nova trilogia, X-Men: Apocalipse. Com esse nome, já podemos antever que os nossos queridos mutantes enfrentarão um dos mais terríveis vilões das HQs, o próprio Apocalipse.
 
Enquanto o novo filme não chega, os fãs conferem as aventuras dos mutantes em um box de luxo X-Men: Série Completa, que, além de conter todos os longas da franquia, vem com um capacete Cérebro do Professor Xavier, feito com os mesmos moldes utilizados para confeccionar o item nos filmes.
 
Para colecionar: box premium com todos os filmes, mais extras e o “cérebro” do Professor Xavier
 
Recomendamos para você