Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 12.11.2013 12.11.2013

Woody Allen mostra lado feminino em suas obras

Por Edu Fernandes
 
Na maioria de seus trabalhos, o diretor e roteirista Woody Allen também acumula a função de ator. Em outras produções, atores encarnam protagonistas que são alter egos do cineasta, como visto aqui no SaraivaConteúdo. Há ainda alguns títulos nos quais o personagem principal é uma mulher, e Allen nem entra em cena.
 
Cate Blanchett (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) é sua mais recente protagonista. Em Blue Jasmine, que estreia no Brasil em 15 de novembro, a atriz vive uma ex-socialite cujo marido (Alec Baldwin, de 30 Rock) foi preso por fraude. Com as finanças abaladas, ela abandona Nova York para morar com a irmã Ginger (Sally Hawkins, de Não Me Abandone Jamais) em São Francisco.
 
Interiores (1978), o primeiro longa do diretor a ter protagonistas femininas, também retratava a relação entre irmãs no caso, três mulheres diante da repentina separação dos pais.
 
Uma década depois, foi a vez de A Outra (1988), que trazia uma personagem que mudou de casa, como Jasmine. Outra semelhança é que ambas são socialmente desajustadas: Marion (Gena Rowlands) sempre se escondeu de suas emoções, até ir morar ao lado de um consultório psiquiátrico e começar a reavaliar seu comportamento; já Jasmine, por causa das bruscas mudanças em sua vida, teve um surto e por vezes ainda fala sozinha no meio da rua.
 
Simplesmente Alice (1990) foi o primeiro filme em que o nome da heroína se fez presente no título. Essa tendência se repetiu em Melinda e Melinda (2004) e Vicky Christina Barcelona (2008).
 
Cena do filme Simplesmente Alice
 
Alice (Mia Farrow) pode ser considerada uma versão antiga de Jasmine: as duas são socialites nova-iorquinas, mas Alice ainda mantém suas riquezas. Ela tem uma vida familiar aparentemente perfeita, até se apaixonar por um saxofonista (Joe Mantegna). A mulher procura um curandeiro oriental para ajudá-la nos problemas de seu coração e de sua mente.
 
As tentações e o adultério são temas recorrentes em toda a obra do diretor. Além das falcatruas financeiras, Hal traía Jasmine com outras mulheres. Em contrapartida, as protagonistas também têm seus "direitos" no roteiro: Ginger começa um caso com o engenheiro Al (Louis C. K., de O Primeiro Mentiroso), apesar de ter um relacionamento sério com Chili (Bobby Cannavale, de Parker).
 
Melinda e Melinda traz duas alternativas de história para a mesma personagem (Radha Mitchell), uma cômica e outra trágica. Na trama mais pessimista, Melinda toma muitas pílulas. Jasmine também demonstra uma dose de hipocondria, uma característica comum a muitos protagonistas de Allen. Junto com um martini, a mulher engole diversos comprimidos para lidar com sua nova condição econômica.
 
Cena do filme Vicky Cristina Barcelona
 
Vicky Cristina Barcelona, produção mais sensual do diretor, é como uma versão em "alta temperatura" de Blue Jasmine. Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scalett Johansson) vão viajar à Europa e ambas se envolvem com o pintor Juan (Javier Bardem), apesar de Vicky ser noiva. Nesse raciocínio de aproximação das duas fitas, o desequilíbrio psicológico de Jasmine é herdado de Maria Elena (Penélope Cruz), ex-esposa do artista.
 
Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010) traz em seu roteiro a história de vários personagens. Entre os temas abordados estão o adultério, a separação e a busca de um novo amor. Jasmine procura um homem que lhe devolva as mordomias às quais ela estava acostumada. Quando conhece Dwight (Peter Sarsgaard, de Lanterna Verde), seus problemas parecem ter chegado ao fim.
 
UM TOQUE DE FANTASIA
 
Há um elemento que une alguns dos filmes de Allen protagonizados por mulheres, mas que não se faz presente em seu mais recente trabalho: a fantasia. A premissa de universos paralelos em Melinda e Melinda, por exemplo, já é em si um fator fantasioso.
 
Em Simplesmente Alice, esse aspecto está no tratamento alternativo que a protagonista procura. Em uma das cenas, ela chega a ficar invisível.
 
Entre as tramas paralelas de Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, está a de Helena (Gemma Jones), que descobre pelo tarô a chegada de um novo amor. Entre os candidatos, ela conhece um viúvo que deseja desesperadamente entrar em contato com o espírito de sua esposa.
Veja o trailer de Blue Jasmine:
 
 
 
Recomendamos para você