Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 19.07.2013 19.07.2013

Wolverine: passado sombrio, origem complexa

Por Edu Fernandes
 
Em 2000, quando foi lançado X-Men: O Filme, os fãs dos quadrinhos aguardavam ansiosos para ver seus personagens favoritos em carne e osso. Um dos favoritos era Wolverine, interpretado por Hugh Jackman (Alguém como Você) na tela grande. A partir daí, uma quantidade maior de pessoas passou a conhecer o esquentado herói canadense, com garras metálicas e cura sobre-humana.
 
Wolverine atende pela alcunha de Logan e está na equipe do professor Charles Xavier por causa de um acordo. O acadêmico usa seus poderes mentais para ajudá-lo a recuperar as memórias de seu passado em troca de sua presença no time.
 
Quem acompanhou a saga pelo cinema precisou esperar 9 anos para conhecer o histórico do personagem, revelado em X-Men Origens: Wolverine (2009). Para os leitores de quadrinhos, a espera foi muito maior: a primeira aparição aconteceu em 1974, mas a vida de Logan só foi passada a limpo depois da virada do milênio.
 
O roteiro do filme se inspira na origem mostrada nos quadrinhos para narrar a jornada de Logan desde sua infância, no século XIX, até os dias de hoje. A sequência Wolverine – Imortal, que chega aos cinemas brasileiros em 26 de julho de 2013, também usa elementos da HQ em seu enredo.
 
DE COADJUVANTE A PROTAGONISTA
 
A primeira aparição de Wolverine nos quadrinhos foi em revistas do Hulk publicadas em 1974. A ideia dos editores e roteiristas da época era apenas criar um personagem interessante e que pudesse representar uma verdadeira ameaça ao Gigante Esmeralda. Não havia qualquer plano para dar continuidade a Wolverine. Por esse motivo, fragmentos de sua história de vida foram pulverizados por diversas aventuras posteriores.
 
Até esse ponto, os leitores sabiam que Wolverine era um agente canadense baixinho e com garras metálicas nas mãos. Apenas em 1975 é que se pôde ver o herói sem máscara e com seu penteado exótico. Outra característica revelada nas primeiras revistas foi a idade aparente de Logan, com cerda de 40 anos. Depois ficaria evidente que na realidade ele tinha mais que o dobro da idade por causa de seu fator de cura, que retarda seu envelhecimento.
 
No anos 1970, a popularidade do personagem só cresceu. Tanto que ele ganhou sua primeira revista-solo em 1982.
 
Capa da revista X-Men Nº 25 (1993)
 
SEGREDOS REVELADOS
 
Em 1991, Wolverine já era um dos personagens prediletos da Marvel, mas sua origem ainda era cercada de segredos – até para o próprio herói, que tinha a memória bloqueada. Algumas perguntas foram respondidas no arco Arma X, mas restaram outras indagações que só seriam sanadas na década seguinte.
 
Antes de isso acontecer, em 1993, um ataque de Magneto revelou outra característica de Logan. O vilão usou seus poderes para extrair o adamantium (o metal das garras) do corpo do herói. Assim, os leitores souberam que Wolverine tinha garras de osso, que foram recobertas com metal em algum momento de seu nebuloso passado.
 
Em 2001, começa a ser publicada Origem, a minissérie que todos os fãs aguardavam. Nela, conta-se a primeira manifestação de poder mutante de Wolverine. Tudo aconteceu durante sua juventude, no Canadá do final do século XIX. James Howlett, nome de batismo do herói, sabe da morte de seu pai e parte em busca de vingança. Ele elimina o fazendeiro Thomas Logan com suas garras de osso e foge.
 
Nas décadas seguintes, James vive aventuras diversas. Passa uma temporada na floresta, adota o codinome Logan, vive no Japão e luta nas Guerras Mundiais. Depois do combate, entra na Team X, uma equipe de agentes de elite. É nessa época que ele recebe implantes de memória falsa, que o fazem perder a noção de sua real identidade. Seu esqueleto é recoberto com adamantium depois, quando começa a fazer parte do programa Arma X.
 
ORIGENS PARALELAS
 
No multiverso Marvel, há outras dimensões nas quais o passado (e o futuro) de Wolverine é diferente. Entre os Wolverines dessas realidades paralelas, há um caçador de recompensas do Velho Oeste, um general britânico, o fundador dos X-Men, um monstro bestial e muitos outros personagens.
 
Capa da revista Old Man Logan
 
Recomendamos para você