Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 21.11.2009 21.11.2009

Werner Herzog presidirá júri da Berlinale

O cineasta alemão Werner Herzog, 67, será o presidente do júri do Festival de Berlim, cuja 60ª edição acontece entre os dias 11 e 21 de fevereiro de 2010. Herzog é um dos mais importantes e prolífico diretores do chamado Novo Cinema Alemão, ao lado de Wim Wenders, Rainer Maria Fassbinder, Volker Schlöndorff etc.

Seu currículo tem mais de 50 títulos, entre filmes de ficção e documentários, como “”O sobrevivente“” (2006), “”O homem urso“” (2005), “”Nosferatu – O vampiro da noite“” (1979) e “”O enigma de Kasper Hauser”” (1974), entre outros. Herzog também é diretor de ópera, escritor, produtor e ator.

Ele foi eleito este ano pela revista “”Time”” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.O diretor realizou dois filmes este ano: “”Bad lieutenant””, sobre um policial investigando o assassinato de imigrantes na Nova Orleans pós-Katrina, com elenco encabeçado por Nicholas Cage, e que foi exibido nos Festival do Rio e na Mostra de SP. E “”My son, my son, what have ye done””, um drama familiar também filmado nos Estados Unidos, estrelado por Willem Dafoe e Chloë Sevigny.

*

Herzog é veterano da Berlinale: em 1968 ele recebeu o Urso de Prata por seu filme de estréia, “”Sinais de vida”” (“”Lebenszeichen””). Em 1979, seu “”Nosferatu”” participou da disputa pelo Urso de Ouro. Desta vez, será ele quem vai decidir o vencedor do festival mais político/politizado do mundo…

Recomendamos para você