Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 20.06.2013 20.06.2013

Wario: uma vida nos games

Por Míriam de Souza

 
Mario é um personagem conhecido até por quem não é um superfã de videogames. O tradicional vilão, Bowser, também costuma ser lembrado. Mas o encanador do Brooklyn tem outro rival, que usa boina amarela e macacão roxo. Wario é a antítese de Mario até no nome – é uma combinação do nome do herói com a palavra japonesa “warui”, que quer dizer “ruim”.
 
No final do ano passado, completaram-se 20 anos de sua primeira participação, em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins. Agora, é a série WarioWare, de 2003, que comemora uma década. Em 23 de junho, será lançado nos Estados Unidos o novo game da franquia, Game & Wario. Mas isso não é o suficiente para Wario, que é ambicioso e sempre quer mais. Por isso, esmiuçamos a biografia do personagem aqui, no SaraivaConteúdo.
 
PEQUENO E AMBICIOSO
 
Pouco se sabia sobre a infância de Wario, que já apareceu adulto em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, de 1992. Mas em 2006 foi lançado o game Yoshi's Island DS, que mostra os primeiros anos de Mario, Luigi, Peach, Bowser, Donkey Kong e também de nosso biografado. Todos eles, quando bebês, foram sequestrados pelo vilão Kamek, mas acabam perdidos na ilha dos dinossauros Yoshi.
 
Durante a aventura, os outros bebês encontram Baby Wario, que estava sozinho em um ponto da ilha. Ele decide se unir à equipe, mas logo abandona os companheiros e se alia a uma gangue de monstros para conseguir dinheiro. Quando o grupo chega ao castelo de Bowser, encontra Baby Bowser e Baby Wario brigando e chorando – ambos estão fazendo birra porque querem uma parte maior do tesouro.
 
ETERNO RIVAL
 
Um dos primeiros rivais de Mario se chamava Spike. Ele era um dos empregados na companhia de demolição em que Mario e Luigi trabalhavam em Wrecking Crew, de 1985. O game foi lançado em junho, três meses antes de Super Mario Bros., primeira aparição de Bowser. As cores de Spike lembram muito as de Wario – seu boné é amarelo; já a barba e o uniforme são roxos. Enquanto os irmãos Mario tentam demolir paredes com suas marretas, o colega de trabalho invejoso derruba objetos sobre eles, dificultando a tarefa.
 
Capa do game WarioWare, que tem jogabilidade focada em microgames
 
Pode ser que Spike tenha sido uma inspiração para Wario ou que a razão da inveja do personagem seja esta: Mario era um demolidor muito mais eficiente que ele. Outro motivo para tanto rancor aparece na história em quadrinhos Mario vs. Wario, que foi publicada em 1993 na revista Nintendo Power. Wario quer vingança pelas “sujeiras” cometidas por Mario, como ser sempre o xerife quando eles brincavam de cowboy. Diz Wario que eles brincaram de cowboys 1256 vezes, e Mario foi o xerife em 1255 delas.
 
Em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, Mario volta de uma exaustiva jornada para salvar Daisy. Quando chega a seu castelo, descobre que ele foi conquistado por Wario. Além de hipnotizar todos os habitantes de Mario Land, o rival inverteu o grande “M” que ficava na porta, transformando-o em um “W”. Wario tem uma imensa força física e tentou esmagar o encanador, mas foi derrotado.
 
EM BUSCA DE DINHEIRO
 
Por alguma razão, Wario quis dominar as florestas do Mushroom Kingdom. Talvez houvesse uma mina de diamantes ou um poço de petróleo por ali. Mas o fato é que o vigarista invadiu o local, e coube a Toad derrotá-lo. Wario's Woods, de 1994, não tem nenhuma participação de Mario e foi o primeiro game com Toad como protagonista.
 
Em Wario Land: Super Mario Land 3 (que quase não tem participação de Mario, apesar do título), Wario descobre que há um imenso tesouro na Kitchen Island, mas ela é dominada por piratas.
 
Eles também são os inimigos em Wario Land II – a pirata Captain Syrup invade a fortaleza do anti-herói, rouba seu tesouro e foge. Já em Wario Land: Shake It!, lançado para Wii em 2008, o protagonista se aventura na Shake Dimension, dimensão dominada por um rei pirata. Um dos habitantes desse mundo, Merfle, consegue ir até a casa de Wario pedir ajuda. Ele só se interessa pela história quando escuta que há a possibilidade de encontrar tesouros.
 
WARIO, O EMPREENDEDOR
 
Era um dia como outro qualquer. Wario ligou a televisão para ver as notícias e ouviu uma reportagem sobre um videogame de sucesso. Pensou, então: “Por que eu não poderia fazer isso?”.
 
Foi o primeiro passo para a criação de sua própria empresa de games: WarioWare, Inc. Esse é o mote de WarioWare, Inc: Mega Microgame$!, lançado para o Game Boy Advance em 2003. São nove tipos de microgames. Alguns são baseados em esportes ou animais, mas existem alguns bem estranhos, como um chamado Nighttime Allergies, em que o objetivo é fazer uma mulher fungar para evitar que seu nariz escorra.
 
Tudo que Wario quer é sair bonito na foto (se ganhar mais destaque que Mario, claro)
 
A companhia de Wario fez um megassucesso, e o empreendedor tentou roubar todos os lucros para si. Por pressão de seus companheiros, ele dividiu o dinheiro (com a maior parte para si mesmo, obviamente). No mundo real, a série WarioWare também foi um sucesso e já tem sete jogos. O último deles foi WarioWare: D. I. Y., de 2008, em que o jogador cria os próprios microgames no Nintendo DS.
 
O próximo game da franquia será um spin-off chamado Game & Wario, para Wii U. Assim como no primeiro WarioWare, o personagem assiste às notícias pela TV quando vê uma matéria sobre um console recém-lançado. Ele e os amigos decidem, então, fabricar jogos para o novo aparelho. São 16 minigames novos. Em um deles, um personagem joga videogame e tem que pausar a tela toda vez que a mãe entra no quarto.
 
RIVAIS, MAS NÃO INIMIGOS
 
Por mais que guarde rancor do encanador mais famoso dos games, Wario se alia a ele quando necessário. Em Super Mario 64 DS, por exemplo, ele era um dos personagens no castelo de Peach quando Bowser fez sua armadilha.
 

Luigi consegue resgatá-lo, e o anti-herói torna-se um personagem jogável. Wario é o mais forte da equipe, mas também o mais lento, por causa de seu peso. Um dos Toads no castelo afirma a verdade: o motivo de Wario entrar na equipe não é a amizade; ele apenas quer o tesouro escondido no castelo.

 
Assim como Wario é rival de Mario, Luigi tem um rival: Waluigi
 
 
Recomendamos para você