Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 15.06.2009 15.06.2009

VÍDEO INÉDITO DE CAIO FERNANDO ABREU

Por Ramon Mello

Em 1994, o ator Carlos Moreno (o eterno Garoto Bombril) foi a São Paulo pedir ao escritor Caio Fernando Abreu para fazer a adaptação teatral do texto Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

Depois de vacilar com a proposta, Caio aceitou o convite e escreveu o monólogo O homem e a mancha – exato dois anos antes de seu falecimento. No entanto, Carlos Moreno não gostou do texto, que acabou não encenando na ocasião.

A montagem do último texto teatral de Caio só foi realizada em 1996, em Porto Alegre, com a direção de Luís Arthur Nunes e atuação de Marcos Breda. No ano seguinte, a peça seguiu em temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo. E, em 1998, partiu em turnê nacional.

>>> Assista um trecho da montagem de O homem e a mancha:

Lamentavelmente, Caio não chegou a assistir a montagem do texto que dedicou a Clarice Lispector – a escritora o chamava de Quixote. Mas o próprio Caio fez uma leitura pública do texto a pedido do seu amigo Marcos Breda, que teve a generosidade de disponibilizar o vídeo da leitura na web.

A leitura realizada no dia 28 de setembro de 1994, no teatro da Sala Álvaro Moreira, em Porto Alegre, fazia parte de um evento intitulado “Ciclo Caio Fernando Abreu”. Dividindo o palco com o ator Eduardo Fachel, Caio leu de forma tranqüila e bem-humorado, sentado diante de uma mesa, vestido com uma calça preta e uma camisa branca que ostentava a seguinte frase em inglês: Why to be normal?

Publicado na íntegra no YouTube, o vídeo está dividido em 10 partes:

Na parte 1, Caio fala sobre as motivações que o fizeram escrever o texto, apresenta o ator que interage à leitura dramática e inicia a apresentação. Da parte 2 a 9 é possível acompanhar a leitura e as risadas da platéia, que não se contém diante da ironia do texto e da entonação de Caio. No final, na parte 10, Caio conversa com a platéia sobre o monólogo e sobre a presença do humor em sua obra.

>>> Assista a leitura de O homem e a mancha, por Caio Fernando Abreu:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Recomendamos para você