Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 04.08.2011 04.08.2011

Viagens lúdicas e coloridas

Por Sarah Corrêa
Na foto ao lado, imagem do livro Isto É Nova York, as cores da Brooklin Bridge pelo olhar de Sasek

A arte e sua complexidade em nos tocar de várias maneiras sempre surpreende. Por isso, podem até soar curiosos os motivos que levaram, na década de 60, o tcheco Miroslav Sasek a criar três livros sobre três grandes capitais mundiais, mas cada um com um olhar totalmente lúdico e infantil.

Estamos falando de um talentoso arquiteto e ilustrador e de seus admirados livros: Isto É Roma, Isto É Nova York e Isto É Paris, que acabam de ser relançados pela Cosac Naify.
“Os livros são irresistíveis. Além de informativos e históricos, têm um humor delicado e capta, na essência, o clima de cada cidade”, descreve Isabel Coelho, editora de literatura infanto-juvenil da Cosac.
A série também faz parte de uma comoção mundial entre várias editoras que perceberam a importância de trazer novamente às prateleiras uma leitura tão rica no que diz respeito ao lúdico, explica Isabel. “Foi por meio da editora Simon & Schuster que a Cosac Naify entrou em contato com as obras do autor. Os arquivos foram recuperados e várias editoras do mundo se juntaram para relançar esse clássico”, diz a editora.
Sasek não foi generoso ao pincelar detalhes com tanta riqueza de cores. Tanto que, ao folhear as obras, a primeira leitura é a visual. Instigante, é impossível não prender o olhar em ilustrações que representam com humor e muitas cores o Arco do Triunfo (Paris), o Coliseu (Roma) ou a Ponte do Brooklin (Nova York).
Em certa entrevista, que data do ano de 1969, o tcheco falou sobre sua preocupação em captar de cada cidade suas mínimas nuances. “Detalhes são muito importantes para as crianças. Se eu pintar 53 janelas ao invés de 54 num prédio, recebo quinhentas mil cartas de reclamação! As crianças hoje sabem de tudo. O mundo está cada vez menor”, disse na época.
 
Além do visual, o livro traz um texto solto e acessível que presenteia tanto os jovens leitores quanto os adultos com dados essenciais e muitas curiosidades.
 

O autor cita, em certo momento, a altura exata da Torre Eiffel. Em outro, revela onde está localizado o túmulo de Napoleão, em Paris. E assim a obra flui construindo ou criando na imaginação de cada um cenários que todos desejam conhecer um dia. O melhor é que, cinco décadas após a primeira edição, este relançamento da Cosac Naify traz dados atualizados – até porque, durante todo esse tempo, uma coisa é certa: as cidades não param de mudar.

 
Recomendamos para você