Bel Sanmax por Bel Sanmax Livros 04.12.2018 04.12.2018

Celebre o Livro, parte vital da humanidade há mais de 5 séculos

O livro, uma das maiores invenções da história, é parte essencial na vida do homem há 558 anos. Desde o primeiro livro impresso, a tradução da Bíblia em latim, ele foi introduzido em culturas ao redor do planeta e a humanidade nunca mais foi a mesma.

Victoria Aveyard, Aka Poeta, Tessa Dare e mais autores contam quais seus livros favoritos

O alemão Johannes Gutenberg levou cinco anos para completar o feitio da obra, iniciada em 1455, a qual imprimiu 300 exemplares através da máquina de impressão de sua criação. A partir de então, registros da vida e história das civilizações puderam ser compartilhados sem fronteiras entre as massas.

Os livros, no entanto, já existiam antes da tecnologia que os formatou em papel: registros escritos, datados de 3 séculos antes de Cristo, foram encontrados em territórios das antigas civilizações mesopotâmicas, assírias e gregas, entre inúmeras outras.

Mallu Magalhães, Maria Flor e mais personalidades indicam livros favoritos

O papel vital do livro na evolução do homem moderno é inegável, assim como a força das palavras que correm o mundo até hoje. A celebração deste legado é a motivação do movimento #VemPraLivraria, que busca propagar a importância da leitura e da partilha de ideias em um mundo globalizado.

Manifesto

CC0 Creative Commons 

A iniciativa #VemPraALivraria, cujo slogan é “Vem ser livre, vem ser livro”, é efeito da união entre as livrarias Saraiva, Leitura, Cultura, da Vila e Curitiba, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Desbrave e conheça o rico universo literário feminino do Brasil

“A livraria é tua casa, as portas estão abertas, os braços estão abertos (…) abre tuas asas e voa, abre a cabeça. Vem ser livre, vem ser livro, vem ser alegria, sabedoria, conhecimento, uma ideia (…). Vá até a livraria mais próxima e declare seu amor aos livros” – trecho do manifesto do movimento

Para manter a chama da leitura viva e cada vez mais presente, a ação incentiva todos os leitores a compartilharem suas histórias, gostos, sugestões de títulos, autores e ideias por meio da hashtag #VemPraLivraria, nas redes sociais.

“Como promotores da transformação por meio do acesso à cultura, à educação e à leitura, temos a responsabilidade de incentivar e criar movimentos motivadores, como o #VemPraLivraria. Queremos juntos, como nossos parceiros de mercado e fornecedores, mobilizar um grande número de pessoas para que visitem as livrarias e deem livros como presente” – Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da Saraiva.

Recomendamos para você