Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 08.01.2013 08.01.2013

Vem por aí: games

Por Míriam Castro
 
Em 2012, vimos a estreia de jogos importantes e inovadores, mas o destaque foi para os dois novos consoles: PlayStation Vita, da Sony, e Wii U, da Nintendo. O primeiro semestre deste ano mostra uma outra tendência: séries antigas e populares que sofreram grandes modificações em sua essência – seja no gameplay ou no enredo.
 
Esqueça tudo o que você conhece sobre Lara Croft, a musa dos videogames. Isso porque a série Tomb Raider, que foi criada em 1996, foi reformulada. A heroína, que costumava ser uma arqueóloga britânica, teve o passado alterado. Desta vez, suas aventuras começam em um naufrágio: Lara e os outros passageiros têm que lutar pela sobrevivência em uma ilha isolada.
Previsão de lançamento: março de 2013. Disponível para PS3, Xbox 360 e Windows.
 
No começo dos anos 2000, o protagonista Dante era um príncipe dos jogos de ação – as lutas de Devil May Cry, cheias de combos e efeitos especiais, eram um dos atrativos da série. No entanto, a franquia perdeu o brilho perante outros jogos hack and slash, como God of War. Agora, a Capcom lança um reboot que muda totalmente o rumo dos jogos. Até a cor do cabelo de Dante foi alterada.
Previsão de lançamento: janeiro de 2013. Disponível para PS3, Xbox 360 e Windows.
 
Metal Gear Rising: Revengeance
Outra série que sofreu grandes alterações é Metal Gear. Os jogos costumavam ser de stealth – evitar ao máximo ser visto pelos inimigos para atingir objetivos. Mas o novo game tem foco maior em ação e luta de espadas. O novo protagonista, um ciborgue chamado Raiden, já havia aparecido em outros games da série e foi o personagem principal de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty.
Previsão de lançamento: fevereiro de 2013. Disponível para PS3 e Xbox 360.
 
Bioshock Infinite
 
Bioshock Infinite
 
Muita pesquisa histórica, enredo complexo e cenários belíssimos. A jogabilidade é semelhante à de outros jogos da série Bioshock, mas Bioshock Infinite não é uma continuação do que já foi lançado. Para comprovar isso, a desenvolvedora Irrational Games chegou ao ponto de tirar do game o Big Daddy, inimigo que tem grande popularidade – ele é um dos personagens jogáveis de PlayStation All-Stars Battle Royale.
Previsão de lançamento: março de 2013. Disponível para PS3, Xbox 360 e Windows.
 
Detona Ralph
Não é um jogo, mas vai chamar a atenção de muitos gamers. A nova animação da Disney tem como protagonista um vilão de jogo de fliperama que deseja parar de ser o cara malvado. Durante o filme, são incontáveis as referências aos jogos eletrônicos, com a participação de personagens como Bowser (Super Mario Bros.) e Chun Li (Street Fighter).
 
 
God of War: Ascension
Kratos está de volta no sétimo jogo God of War. O maior destaque é o modo multiplayer, que aparece pela primeira vez na franquia. Com até oito pessoas jogando ao mesmo tempo, o modo conta com armaduras, armas e avatares personalizados. No modo individual, é contada a história do protagonista antes dos acontecimentos do primeiro game da série, lançado em 2005.
Previsão de lançamento: março de 2013. Disponível para PS3.
 
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
 
Ni no Kuni
 
Responsável por grandes animações como Meu Vizinho Totoro, Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro, o Studio Ghibli é um dos mais famosos estúdios do Japão. Nesta incursão ao mundo dos videogames, foi criada a história do garoto Oliver, que aprende a usar mágica e explorar um mundo paralelo.
Previsão de lançamento: janeiro de 2013. Disponível para PS3.
 
Wii U no Brasil
O sucessor do Wii foi lançado no resto do mundo em novembro e conta com títulos exclusivos, como Bayonetta 2 e New Super Mario Bros. U. Além da capacidade de reproduzir gráficos superiores aos do Wii, o novo console da Nintendo tem um controle diferente, o GamePad, que possui uma tela sensível ao toque.
Previsão de lançamento no Brasil: primeiro semestre de 2013.
 
 
Recomendamos para você