Yuri Meggiolaro por Yuri Meggiolaro Outros 14.02.2020 14.02.2020

Semana Universitários na Saraiva – Você ama o que faz?

do what you love

Entrar em uma universidade é sempre motivo de muito orgulho, mas também é uma fase que vem acompanhada de grandes desafios. O primeiro deles, muitas vezes acontece antes mesmo dos concorridos vestibulares.

Muitas pessoas sofrem com o peso que a escolha de curso pode trazer, afinal, é uma decisão que possivelmente afetará toda sua vida. Para piorar, essa escolha normalmente é feita por jovens ainda no colegial, com idade de 16 a 18 anos.

Mesmo depois de conseguir a tão sonhada vaga, a luta para se formar nunca é fácil.

Pensando nisso, neste post traremos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Confira!

Por que tantas pessoas abandonam seu curso no meio do caminho?

Infelizmente, esse é um problema muito mais comum do que parece. Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 56,3% dos estudantes que ingressaram em faculdades em 2010, optaram por desistir do curso.

A mesma pesquisa apontou que apenas 37,9% dos estudantes chegaram a se formar, enquanto os outros 5,6% ainda continuavam na graduação após 6 anos.

Os motivos para esses números são uma soma de diversos fatores, que vão desde a insatisfação no trabalho, baixa performance na faculdade a até problemas psicológicos. As consequências de uma escolha ruim acabam virando uma bola de neve, que em algum momento torna-se insustentável.

Por isso, é muito importante que sua decisão seja clara e baseada em fatos, não apenas por impulso. 

Pesquise detalhadamente sobre os cursos que têm interesse

Pesquise

Isso parece óbvio, mas muita gente deixa-se levar pela emoção de gostar muito de uma determinada área, e logo toma sua decisão. Ao chegar na faculdade ou no trabalho, acaba descobrindo que as matérias e responsabilidades não eram bem o que esperava.

Para evitar isso, pesquise a grade curricular do seu curso em diferentes faculdades. Saber as matérias que você terá pela frente, é de extrema ajuda para evitar surpresas durante sua graduação.

Conversar com profissionais da área é uma outra dica valiosa. Como as faculdades costumam ter uma grade ampla, os estudantes acabam tendo diversas opções de áreas de atuação. Um aluno de administração, por exemplo, pode atuar na área de finanças, marketing, recursos humanos, logística, entre outras.

Busque alguém que atue na sua área de interesse e converse sobre as atividades diárias desse trabalho. Colocar a mão na massa é muito diferente da teoria aprendida em sala de aula, que servirá mais como base para você começar sua carreira.

Testes vocacionais

Os testes vocacionais não são novidade, e são amplamente encontrados pela internet. Por isso, dê prioridade a portais confiáveis e que disponibilizam conteúdo de qualidade.

Um teste vocacional também pode ser aplicado por profissionais (geralmente de psicologia ou pedagogia), o que trará mais segurança quanto aos detalhes do resultado.

O que poucos sabem, é que com o avanço da tecnologia, já surgiram excelentes aplicativos que podem auxiliar na sua escolha. Apps como Eligis e Orientu são 100% gratuitos e trazem ótimos insights para você refletir. A Orientu, inclusive possui um blog que traz diversas informações sobre o tema.

É bom lembrar que os resultados não precisam ser levados como decisão final, e sim como fonte de informação para enriquecer sua decisão.

Ame o que você faz 

do what you love

Apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre o que cursar, outras já sabem desde cedo o que querem do futuro. O amor pela profissão é um dos principais combustíveis para manter-se motivado no dia a dia.

Não é difícil encontrar estudantes orgulhosos em diversos cursos e faculdades, e eles estão totalmente corretos! Desde cursos mais concorridos como medicina, direito e engenharia, até cursos mais incomuns como física ou geologia, todos tem papéis fundamentais na sociedade.

É por esse motivo que não devemos nos deixar influenciar por listas de cursos da moda, ou pressão de familiares. O importante é você estar satisfeito consigo mesmo.

Empreendedorismo

livros

Há ainda quem não vislumbra trabalhar em empresas e sonha em abrir seu próprio negócio. O empreendedorismo no Brasil é bastante burocrático, mas com uma boa preparação, tudo torna-se mais fácil.

Para maximizar suas chances de sucesso no mercado, cursos como administração de empresas podem ser bem úteis. Outra opção, são os cursos técnicos, que podem ser encontrados em diversas instituições de ensino de qualidade, e alguns inclusive são gratuitos, como no Sebrae.

Caso você queira estudar por conta própria, a Saraiva pode te ajudar! Temos centenas de livros de autores renomados sobre esse e outros temas relacionados. Confira!

Por Yuri Meggiolaro

Recomendamos para você