Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 20.11.2014 20.11.2014

Uma década de ‘World of Warcraft’: o que o mundo deve ao game

Por Míriam de Souza
Era 23 de novembro de 2004 quando a Blizzard lançou o título que mudaria a história dos jogos online. World of Warcraft é um MMORPG (RPG online de múltiplos jogadores) mas, mais do que isso, é um dos maiores nomes do mercado mesmo uma década após o lançamento.
WoW é responsável por 8,53% de todas as horas registradas pelo site Raptr, especializado em contabilizar tempo de jogo. Perde apenas para League of Legends, lançado em 2009.
World of Warcraft foi lançado como uma encarnação da mitologia exibida nos jogos da série Warcraft, que são do gênero estratégia em tempo real.
Na versão online, é possível reunir os amigos em guildas, enfrentar inimigos em comum, ganhar níveis e fazer quests, que são missões espalhadas pelo mundo de Azeroth. Enquanto explora o mapa, o jogador pode encontrar novas pessoas e conversar com elas, criando relações de amizade – ou inimizade. A alma do game está na comunidade e nas interações entre os players.
DOMINAÇÃO GLOBAL
Por mais que WoW não seja o primeiro MMORPG (o termo foi cunhado em 1997, mas há exemplos anteriores à época), o sucesso massivo fez do game uma grande influência da cultura pop. Episódios de programas como Os Simpsons e The Big Bang Theory criaram paródias do título. South Park até ganhou um prêmio Emmy em 2007 pelo episódio “Make Love, Not Warcraft” (“Faça Amor, Não Faça Warcraft”). Em 2010, o Homem-Aranha admitiu nas páginas dos quadrinhos da Marvel que tinha um ladino de nível 27.
Celebridades como Vin Diesel e Mila Kunis são fãs do jogo, mas eles não são as únicas pessoas. Mais de 100 milhões de contas de usuário foram criadas durante essa década.
Os adeptos estão espalhados por 244 territórios do planeta, inclusive o Brasil, onde o lançamento oficial foi no fim de 2011. De acordo com a Blizzard, mais de 4 milhões de palavras foram traduzidas para a versão nacional. É mais do que a soma de todos os volumes de Harry Potter e O Senhor dos Anéis em português. Os livros baseados no game, lançados aqui pelo selo Galera, da Editora Record, já venderam mais de 50 mil cópias.
Warlords of Draenor é a quinta expansão do jogo
PRONTO PARA MAIS
Mesmo após atingir uma década com uma comunidade de jogadores ativa – o que é raro em MMORPGs, que costumam ser abandonados com o tempo –, WoW continua a receber atualizações.
Warlords of Draenor, quinta expansão do jogo, chegou às lojas em 13 de novembro. A atualização eleva o nível máximo possível de 90 para 100, além de atualizar os modelos de raças lançadas antes de 2010. A história continua a partir de Mists of Pandaria, último pacote de conteúdo, e introduz novos mapas e calabouços para exploração.
Recomendamos para você