Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Tulipa revive bem Dalva, ‘soprano ensandecida’, em ‘Cantoras do Brasil’

Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
"Dalva era uma soprano ensandecida que cantava o amor ensandecidamente também". A inusitada definição de Dalva de Oliveira (1917 – 1972) é dada por Tulipa Ruiz no primeiro dos treze programas da série Cantoras do Brasil. Com estreia marcada para 6 de setembro no Canal Brasil, Cantoras do Brasil – série idealizada e produzida por Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto – foca uma cantora do passado pela ótica de uma intérprete contemporânea.
 
Filmado em preto e branco, sob a direção de Simone Elias, cada programa dura cerca de dez minutos e apresenta gravações inéditas e exclusivas de duas músicas do repertório da diva do passado na voz da cantora do presente. A julgar pelo ótimo resultado do programa Tulipa Ruiz Canta Dalva de Oliveira, a série vai alcançar sucesso e repercussão.
 
Com performances primorosas que reiteram a beleza e o alcance de sua voz aguda, Tulipa Ruiz revive "Que Será" (Marino Pinto e Mário Rossi, 1950) e "Fim de Comédia" (Ataulfo Alves, 1953) com a banda formada por Alex Dias (baixo), Daniel Grajew (piano e acordeom), Flavio Lazzarin (bateria), Mauricio Tagliari (violão e percussão) e Pipo Pegoraro (guitarra).
 
Em "Que Será" ("Música da minha memória afetiva, do meu repertório de vida", revela Tulipa), a cantora e compositora paulista acelera o andamento do tema, diluindo a dor e o desespero dos versos com o suingue de sua gravação, realçado pelo toque da guitarra de Pegoraro e pelo acordeom de Grajew. "Fim de Comédia" ("Fui capturada pela música", confidencia a cantora) ganha abordagem igualmente inventiva, alternando climas que remetem ao universo do tango, da seresta e do fado.
 
Em ambas as gravações, Tulipa Ruiz solta seus agudos com desenvoltura, confirmando a evolução de seu canto, perceptível em seu recém-lançado segundo álbum, Tudo Tanto. Imortal cantora do Brasil, Dalva de Oliveira é muito bem representada por Tulipa Ruiz.
 
Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil
Título do programa: Tulipa Ruiz Canta Dalva de Oliveira
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Simone Elias
Emissora: Canal Brasil
Cotação: * * * *
Estreia programada para 6 de setembro de 2012 no Canal Brasil
 
 
Recomendamos para você