Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.09.2011 26.09.2011

Tropa de Elite 2 é o Brasil no Oscar!

Por Marcelo Forlani, do site Omelete
 
Então Tropa de Elite 2 foi escolhido pelo Brasil para tentar a vaga no Oscar de Melhor Filme em Língua não Inglesa (que muita gente chama de Melhor Filme Estrangeiro). A escolha foi mais do que justa e merecida.
 
O filme dirigido por José Padilha e protagonizado mais uma vez por Wagner Moura no papel de Nascimento é ótimo e um marco para a história do cinema brasileiro. Foi produzido e lançado de forma independente e se tornou o filme nacional mais visto da história do cinema moderno, quebrando o recorde de Dona Flor e Seus Dois Maridos, conseguido em uma época em que o país tinha muito mais salas de cinema.
 
Mas a pergunta é: e aí, vai conseguir a vaga?
 
Pode até conseguir, mas não vai ser um caminho tão fácil quanto muita gente está imaginando. Vale lembrar que se trata de uma continuação e que, por motivos óbvios, faz muito mais sentido para quem assistiu ao primeiro filme. É preciso destacar também que o primeiro Tropa recebeu críticas duras de grandes veículos estadunidentes quando estreou por lá e não achou em solo norte-americano o mesmo público que o tornou um enorme sucesso por aqui. Para terminar, embora o tema da corrupção seja cada vez mais "globalizado", o cenário todo é bastante brasileiro.
 
Contam a favor do filme a recente "internacionalização" de José Padilha, que está trabalhando em Hollywood (está se preparando para rodar o reboot de Robocop), além, claro, da língua que o showbiz mais entende, o dinheiro. Tropa de Elite 2 fez mais de 100 milhões de reais nas bilheterias, soma maior, por exemplo, do que Avatar fez por aqui. E isso certamente chama a atenção de qualquer um.
 
O filme estreia nos Estados Unidos em novembro, em circuito restrito.
 
A indicação já foi feita e é boa, agora é com os velhinhos da Academia de Cinema e Artes de Hollywood. 
 
Recomendamos para você