Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.06.2010 17.06.2010

Toy Story, ao infinito e além

Por Vinicius Valente

Há 15 anos o pequeno Andy apresentou ao mundo o seu baú debrinquedos lotado de bonecos de encher os olhos de qualquer criança, como umcowboy, um cachorro-mola e um astronauta de última geração. Parece se tratarapenas do enredo de apenas mais um longa-metragem de animação, porém asaventuras dos personagens de Toy Story representaram uma revolução nos desenhos, iniciando, em 1995, o cinema deanimação computadorizada. A história dos brinquedos falantes abriu as portaspara uma série de sucessos de bilheteria, como Shrek, Monstros S.A., A era do gelo, Up-Altas Aventuras, além das seqüências Toy Story2 e Toy Story 3, que estréianesta sexta-feira, 18 de junho, nas salas de cinema.

A trama do terceiro capítulo é a mais forte da série,apresentando uma reflexão sobre o desapego e a passagem do tempo. No longa,Andy, o dono dos brinquedos, já não é mais criança e está de mudança para auniversidade. Na correria da arrumação, entre sacos de lixo e bolsas demudança, sua mãe se atrapalha e a trupe de Woody (que na versão original ganha a voz de Tom Hanks) e Buzz Lightyear (Tim Allen) acaba indo parar numa creche,onde são apalpados e revirados por bebês sem nenhum carinho com brinquedos.O lugar é o lar de diversos outros bonecos liderados por Lotso (Ned Beatty), umursinho com perfume de morango que despreza a relação de pertencimento dosbrinquedos com as crianças da creche, justamente o oposto do que Woody e seusamigos sempre viveram com Andy. O urso começa a tentar convencer os novos companheirosde que os sentimentos têm prazo de validade, o cowboy luta para provar aos seusamigos que o antigo dono sempre lhes será fiel.

Em 1995, o novo estilo de produção de animações porcomputador – ao invés de desenhos a mão – parecia arriscado, pois o públiconunca tinha se deparado até então com este tipo de longa-metragem. Entretanto,a animação computadorizada se tornou rapidamente uma febre, o que levou a WaltDisney a comprar a Pixar Animation Studios por mais de 7 bilhões dedólares, em 2006. Toy Story arrecadou360 milhões de dólares de bilheterias, superado em 1999 por Toy Story 2, com 485 milhões dedólares de arrecadação. As primeiras a se juntar à Disney foram a produtoraDreamWorks, com Shrek e a 20th Century Fox, com A era do gelo. A novidade maisrecente deste mercado são as animações em 3D digital, tendência da qual Toy Story 3 não ficou de fora.

> Saiba mais sobre o mercado 3D digital

> Saiba mais sobre a história das animações

> Assista ao trailer de Toy Story 3

Recomendamos para você