Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 13.01.2015 13.01.2015

“To be continued…” – as continuações e franquias mais aguardadas do cinema em 2015

Por Cintia Lopes
Sabe aquele filme cujos personagens você não vê a hora de rever na telona? As continuações, franquias ou chamados reboots (que são reinicializações ou relançamentos), além dos spin-offs (produções derivadas de outras), são cada vez mais frequentes em Hollywood. E 2015 promete agradar a todo tipo de público.
Desde animações como Os Pinguins de Madagascar e Minions, passando por clássicos dos anos 90 com as sequências O Exterminador do Futuro – Gênesis e Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros, até Velozes & Furiosos 7 (que marca a última participação de Paul Walker, morto em um acidente de carro no fim de 2013) e o esperado Star Wars – O Despertar da Força. A saga, que volta a ser exibida nos cinemas após 32 anos do lançamento do Episódio VI – O Retorno de Jedi, tem agora direção e roteiro a cargo de J.J. Abrams, um dos responsáveis pelo sucesso da série Lost.
A oportunidade de assistir pela primeira vez na telona a Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia e tantos outros personagens imortalizados por George Lucas tem gerado verdadeira comoção entre os fãs da série desde que um teaser foi liberado. Nele é possível identificar algumas novidades – como o sabre de luz vermelho em três extremidades usado pelo “lado negro da força”. Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora está a cargo do “mago” John Williams, criador da música-tema da saga. Mas os fãs terão que segurar um pouco a ansiedade. A estreia está marcada somente para o dia 17 de dezembro.
É o caso da jornalista e blogueira Rafaella Fustagno. Autora do blog A Menina que Comprava Livros, em que também faz resenhas de filmes, Rafaella sonha com o momento de entrar na sala de cinema acompanhada do pai, Sérgio Fustagno, um verdadeiro aficionado pela série e de quem herdou o fascínio por Darth Vader, e do noivo, Gabriel, outro admirador da saga. “Não tinha idade para ir ao cinema, mas ele já me contava as histórias de Darth… sempre foi meu personagem favorito. A série me acompanha desde sempre. Também coleciono tudo o que se refere à história de George Lucas”, explica.
Já para Rodrigo Teixeira, repórter de variedades do portal R7, a aposta é na sequência Os Vingadores 2 – A Era de Ultron. “Sou fã de quadrinhos e estou ansioso para ver esse filme. O trailer de Mad Max também está de tirar o fôlego, e outro título que deve lotar as salas é a sequência final de Jogos Vorazes”, aposta. O jornalista atribui o grande número de continuações do cinema americano ao enorme retorno financeiro para os estúdios. “Boas histórias sempre terão um lugar no cinema. E nada melhor que prolongar o faturamento de um longa de sucesso com uma continuação. Mas quando forçam a barra demais e fazem uma história chata, perdem credibilidade e expectadores”, acredita.
O SaraivaConteúdo lista a seguir as estreias das sequências mais aguardadas de 2015, em ordem cronológica. Confira e anote na agenda!
JANEIRO
Uma Noite no Museu 3: O segredo da Tumba
Terceiro filme da série, Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba, com direção de Shawn Levy, já está em cartaz nos cinemas e traz praticamente o mesmo elenco dos longas anteriores. Protagonizado por Ben Stiller e Owen Wilson, o destaque é a participação de Robin Williams, que faleceu no ano passado. O ator dá vida a Theodore “Teddy” Roosevelt, o 25º presidente dos Estados Unidos.
Os Pinguins de Madagascar
Desta vez, as estrelas da animação são os pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, que vão mostrar as suas habilidades no mundo da espionagem comandando a agência Vento do Norte, no terceiro longa da franquia Madagascar. Tom McGrath, John DiMaggio, Jeff Bennett e James Patrick Stuart são as vozes dos pinguins na versão original.
Estreia no Brasil: 15 de janeiro.
Busca Implacável 3
Liam Neeson incorpora novamente o agente aposentado da CIA Bryan Mills. Desta vez, ele é procurado pela polícia acusado de homicídio, mas precisa correr contra o tempo para proteger e salva a própria filha. Com roteiro de Luc Besson, o elenco conta ainda com Maggie Gracie, Forest Whitaker, Famke Janssen, entre outros.
Estreia no Brasil: 29 de janeiro.
MARÇO
A Série Divergente: Insurgente
Este é o segundo filme baseado na trilogia literária escrita por Veronica Roth, iniciada com Divergente (2014). Na trama de Insurgente, os riscos para Tris (Shailene Woodley) aumentam quando ela decide procurar por aliados e respostas. Tris e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas. Ainda no elenco, Kate Winslet.
Estreia no Brasil: 19 de março.
ABRIL
Velozes & Furiosos 7
A franquia Velozes & Furiosos é hoje uma das mais lucrativas da Universal. E o estúdio espera bater todos os recordes de bilheteria com o longa que conta com a última participação do ator Paul Walker (que morreu num acidente de carro em 2013), na pele do boa-praça Brian. Mais uma vez, velocidade e ação dão o ritmo do filme dirigido por James Wan, com o indefectível Vin Diesel e a trupe de fortões formada por Dwayne Johnson, Jason Statham e Tyrese Gibson no elenco.
Estreia no Brasil: 2 de abril.
Vingadores: Era de Ultron
Em Vingadores: Era de Ultron, alguns dos heróis mais poderosos da Marvel se reúnem novamente. Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro enfrentam o temível vilão Ultron, que quer destruir a raça humana no longa dirigido por Joss Whedon. No elenco, Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner e James Spader.
Estreia no Brasil: 30 de abril.
MAIO
Mad Max: Estrada da Fúria
Quem não se lembra de Mad Max, clássico do final da década de 70 estrelado por Mel Gibson e com a música “We Don’t Need Another Hero” na voz de Tina Turner? Agora o remake é estrelado por Tom Hardy, o Bane de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, e traz ainda Charlize Theron no elenco. A trama se passa em um futuro apocalíptico em que os poucos sobreviventes que restaram na Terra lutam por itens básicos de sobrevivência.
Estreia no Brasil: 14 de maio.
JUNHO
Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros
Uma das franquias de maior sucesso nos cinemas na década de 90, Jurassic Park está de volta às telas repleto de efeitos especiais e com direção de Colin Trevorrow. Steven Spielberg, um dos responsáveis pela franquia e pela direção dos longas anteriores, agora aparece apenas na função de produtor executivo. Chris Pratt protagoniza o filme da série que volta às telas após 22 anos.
Estreia no Brasil: 11 de junho.
Minions
As criaturas amarelas mais engraçadinhas dos últimos tempos agora têm um filme pra chamar de seu. Depois de arrebatar multidões de pequenos (e grandes) fãs quando surgiram na franquia Meu Malvado Favorito, os Minions agora são as estrelas da própria animação. O longa se passa 40 anos antes de conhecerem Gru. Eles percorrem diversos cantos do mundo em busca de um novo líder e passam por várias situações divertidas.  O longa conta com as vozes de Steve Coogan, Sandra Bullock, Michael Keaton e Jon Hamm.
Estreia no Brasil: 25 de junho.
JULHO
O Exterminador do Futuro: Gênesis
“Hasta la vista” e “ I´ll be back”, os bordões imortalizados pelo ciborgue Terminator T-800, papel que consagrou Arnold Schwarzenegger, estão de volta em O Exterminador do Futuro: Gênesis, quinto filme da franquia. Sucesso absoluto na década de 80, a trama agora se passa em 2032, ano em que John Connor (Jason Clarke) continua sendo um dos líderes da resistência contra o domínio das máquinas. John envia Kyle de volta a 1984 para salvar sua mãe, Sarah Connor, vivida por Emilia Clarke, também conhecida como a Daenerys Targaryen de Game of Thrones.
Estreia no Brasil: 2 de julho.
Ted 2
Ted, o urso de pelúcia politicamente incorreto e desbocado, está de volta aos cinemas em Ted 2. O filme é a sequência do longa Ted, de 2012, e tem Seth McFarlane como a voz do protagonista e diretor do longa. No elenco, Mila Kunis e Mark Wahlberg no papel de melhor amigo de Ted.
Estreia no Brasil: 9 de julho.
AGOSTO
Quarteto Fantástico
Trata-se de um reboot da franquia que já teve outros dois filmes: Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). Agora os super-heróis da Marvel entram em ação novamente, só que com outros intérpretes. Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa agora são vividos por Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell, respectivamente.
Estreia no Brasil: 6 de agosto.
OUTUBRO
007 – Spectre
Com direção de Sam Mendes, Daniel Craig está de volta na pele de James Bond. Em 007 – Spectre, uma mensagem codificada coloca o agente secreto para desmascarar a organização criminosa SPECTRE. Enquanto isso, M (Ralph Fiennes) luta contra forças políticas para manter o serviço secreto britânico ativo. A atriz francesa Léa Seydoux e a italiana Monica Belluci são as a bondgirls da vez.
Estreia no Brasil: 29 de outubro.
NOVEMBRO
Sexta-Feira 13
O 13º filme da franquia Sexta-Feira 13 estreará numa sexta-feira 13. Para os supersticiosos de plantão, um programa imperdível. Em 2009, a franquia deu início a um reboot, que fez com que o nome da série voltasse ao circuito de filmes de terror. Com direção de David Bruckner, o longa vai contar a origem do “imortal” Jason Voorhees.
Estreia no Brasil: 13 de novembro.
Jogos Vorazes – A Esperança – Parte 2
O capítulo final da série Jogos Vorazes, baseada na obra de Suzanne Collins, chega ao término este ano e deve arrastar uma multidão de fãs para as salas de cinema. A expectativa de todos é saber como o diretor Francis Lawrence mostrará o desfecho da revolução contra a Capital, liderada pela “Mockingjay” Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2. Também no elenco: Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, entre outros.
Estreia no Brasil: 19 de novembro.
DEZEMBRO
A Escolha Perfeita 2
A sequência da comédia musical de 2012 é dirigida por Elizabeth Banks, que também está no elenco. Desta vez, o grupo Barden Bellas, composto por talentosas estudantes que formam o coral a cappella, decide arriscar a sorte no torneio mundial de canto. Com Anna Kendrick, Rebel Wilson, entre outras.
Estreia no Brasil: 7 de dezembro.
Star Wars – O Despertar da Força – Episódio VII
Com locações nos desertos de Abu Dhabi, passando pela floresta de Dean e pelos cenários de Pinewood, o aguardadíssimo Star Wars – O Despertar da Força – Episódio VII tem tudo para ser uma das maiores bilheterias da história. A saga criada por George Lucas volta às telas de cinema após 32 anos, agora sob a direção de J.J. Abrams. É a oportunidade para gerações de fãs que já fazem contagem regressiva para rever na telona ou assistir pela primeira vez a performance de Darth Vader (Adam Driver), Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia (Carrie Fisher), Luke Skywalker (Mark Hamill), C-3PO (Anthony Daniels), Chewbacca (Peter Mayhew), R2-D2 (Kenny Baker) e companhia.
Estreia no Brasil: 17 de dezembro.
Kung Fu Panda 3
Continuação das aventuras do desajeitado urso panda Po (Jack Black), ao lado dos mestres de kung fu Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). A animação é novamente dirigida por Jennifer Yuh.
Estreia no Brasil: 24 de dezembro.
Recomendamos para você