Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 11.06.2010 11.06.2010

Tiroteios Classe A

Por Vinicius Valente

As TVs da década de 1980 não tinham tela de LCD, som stereo surround e muito menos exibiçãoem 3-D digital. Em busca de um sinal de qualidade, muitas vezes era necessárioaté mesmo alterar a angulação da antena ou colocar palhas de aço em suasextremidades. Mesmo com essa dificuldade quase pré-histórica, quandosintonizada, as telas atraíam a atenção de milhares de brasileiros com aprogramação típica da época, a exemplo do quarteto de comédia Os trapalhões e de outro, maisexplosivo, conhecido como Esquadrãoclasse A.

Inspirado no seriado exibido no final da década de 1980,estreia nas salas de cinema, nesta sexta-feira, 11 de junho, o longa-metragemdirigido por Joe Carnahan. Desta vez, porém, ao invés de veteranos do Vietnã, Esquadrão classe A conta a história dequatro soldados sobreviventes da guerra no Iraque. Os personagens são osmesmos: o chefe, Coronel John Hannibal Smith (Liam Neeson), o galã Templeton“Cara-de-pau” Peck (Bradley Cooper), o meigo brutamonte B.A. (o lutador devale-tudo Quinton Jackson) e o Capitão Murdock (Sharlto Copley), louco.

Na trama, os quatro caem numa armadilha, e são acusadose presos injustamente. Após apresentar os protagonistas e a personalidade decada um, a história vira pura ação. O quarteto foge da prisão de segurançamáxima dando origem ao imbatível Esquadrão Classe A. Perseguido de perto, ogrupo passa a protagonizar tiroteios de tirar o fôlego, motivados por umamaleta com matrizes para a produção de notas de dólares. Completam o elenco Patrick Wilson, Brian Bloom eJessica Biel.

Nos episódios dasérie, o esquadrão trabalhava como uma espécie de soldados de aluguel,contratados para fazer resgates ou enfrentar gangues. No final dos capítulos osquatro se uniam à comunidade local, criando explosivos e sistemas de defesapara derrotar os inimigos. Após cumprir o dever, os quatro fugiam e deixavam apolícia se encarregar dos vilões. Cuidado, eles estão de volta.


> Assista ao trailer

Recomendamos para você