Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.01.2010 27.01.2010

Thriller nas telinhas

Por Vinicius Valente
Foto de Divulgação 

No último mês de novembro, as salas de cinema de todo omundo se transformaram em boates. Fãs de música e cinema se encarregaram de lotar assessões de This is it, o aguardadodocumentário sobre os ensaios daquela que seria a última turnê de shows deMichael Jackson. Para aqueles que não tiveram tempo de assistir os últimosensaios do Rei do Pop nas telonas, a Sony Pictures acaba de lançar o DVD dolonga, que inclui uma série de extras e minidocumentários ausentes na versãocinematográfica.

Dirigido pelo americano Kenny Ortega, o filme estavaprevisto para ficar apenas duas semanas em cartaz, porém devido à alta procura,a Sony dobrou o tempo de circulação no Brasil. O documentário arrecadou mais de US$ 500 milhões nos cinemas ao redor do mundo.

O longa, que exibe imagens inéditas dos ensaios e bastidoresda série de shows que Jackson não teve tempo de realizar, foi lançado em DVD eBlu-Ray Disc. As duas versões incluem mais de uma hora de imagens adicionais, divididas entre minidocumentários e extras. Alémda alta definição, o Blu-Ray Disc possui duas versões cada dos vídeos de“Smooth criminal” e “Thriller”.

O diretor trabalhou com o Rei do Pop naprodução dos vídeos do álbum Dangerous (1991).Em março do ano passado, Michael procurou o amigo Ortega demonstrando interessena filmagem dos ensaios e de todo o processo de trabalho de sua nova turnê paraa futura produção de uma peça cinematográfica. As imagens, que servem de eixopara o documentário, foram produzidas em palcos de Los Angeles, como o StaplesCenter, e Londres. O diretor buscou uma linguagem que desse no espectador asensação de estar na primeira fila dos shows. A produção do filme custou R$60 milhões, gastos na obtenção de imagens de arquivo e no pagamento dosdireitos autorais para a utilização das imagens do Rei do Pop em seus ensaios.

O tema que dá nome ao documentário foilançado no site oficial de Michael Jackson no dia 12 de outubro de 2009 como umamúsica inédita. Porém, descobriu-se algumas horas após seu lançamento que “Thisis it” foi composta nos anos 1980, em uma parceria do Rei do Pop com Paul Anka.Para o novo álbum, o tema foi produzido a partir de uma demo de Michael feitasomente com voz e piano. Os produtores se encarregaram da finalização doarranjo orquestrado da música, que possui vocal dos Jacksons, irmãos deMichael. Mesmo com a euforia atual em cima da música nova, os clássicos “BillieJean” e “Thriller” não foram esquecidos e estão garantidos na trilha sonora dolonga.

O CD duplo com a trilha sonora também jáestá à venda. O disco 1 inclui versões originais de sucessos como “SmoothCriminal” e “Human Nature”, na mesma ordem em que surgem no enredo Além disso,possui duas versões da música nova “This is it”. Já o disco 2 conta com demosdos sucessos “She’s out of my life”, “Wanna be startin’ somethin’”, “Beat it” eo recém-descoberto “Planet earth”, poema recitado por Michael. Além disso, vemincluído no álbum um livreto com 36 fotos exclusivas do cantor em seu últimoensaio.

Como parte do fenômeno do reaquecimentoda obra de Michael Jackson, no dia 6 de outubro do ano passado foi lançada noiTunes e no site oficial, uma gravação inédita do Jackson 5. “That´show love is” serve como tira-gosto da coletânea “I want you back! UnreleasedMasters”, editada em novembro pela Motown/Universal Music. O gancho para estacoletânea são os 40 anos de “I want you back”, maior sucesso do grupo. O álbumconterá versões de “Buttercup”, de Stevie Wonder e “Man’s Temptation”, deCurtis Mayfield. Além disso, o vocal de Michael Jackson foi extraído de umaapresentação em um programa de televisão para compor a versão alternativa de“Never can say goodbye”.

> Assista ao trailer de This is it

> Leia mais sobre Michael Jackson no Saraiva Conteúdo

> Confira o site oficial de Michael Jackson

> Michael Jackson na Saraiva.com.br

CDs

DVDs

Livros

 

Share |

Recomendamos para você