Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 18.10.2017 18.10.2017

3 teorias que vão fazer você querer reler e rever Harry Potter

Seja pelos livros ou pelos filmes, é possível afirmar que Harry Potter marcou uma geração — e deve marcar muitas outras! A série fez e continua fazendo fãs de todas as idades. Prova disso são as vendas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga, lançado em 1997. É uma das obras literárias mais bem-sucedidas da história, com mais de 100 milhões de cópias vendidas.

Tamanha popularidade faz com que o fandom – palavra que vem do termo em inglês fan kingdom, que significa reino de fãs, em tradução livre – só crescesse. Com tantas mentes criativas em ação, o que não faltam são teorias — e até mesmo fanfictions, narrativas alternativas escritas por fãs. Que tal conhecer algumas?

Dumbledore representa a morte

A teoria de fãs preferida da autora da série Harry Potter, J. K. Rowling, é a que diz que o professor Alvo Dumbledore é ou representa a morte. Essa tese tem como base o Conto dos Três Irmãos, que aparece no sétimo livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, e narra a história dos irmãos Peverell.

Nessa teoria, Voldemort representaria o irmão mais velho, que tenta superar a inevitabilidade da morte; Snape seria o irmão do meio, que sofre pela morte de sua amada; e Harry, o irmão mais novo, que, quando a Morte o encontra, a cumprimenta como uma velha amiga. E, como vemos no oitavo filme, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, quando o protagonista “morre”, ele é recebido por Dumbledore, seu velho amigo, na Estação de King’s Cross.

Harry Potter é imortal

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix conhecemos a profecia da professora Trelawney que afirma que um dos dois — Harry ou Voldemort — deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro ainda respirar. O protagonista, ao saber do conteúdo da previsão, passa a achar que um dos dois deverá matar o outro para continuar vivendo.

Entretanto, a interpretação de alguns fãs vai além. Já que Voldemort morre no final da série, Harry teria se tornado imortal. Isso porque, como um deveria morrer pela mão do outro, Harry não poderia morrer de nenhuma outra forma.

Há uma explicação para a relação dos Dursley com o Harry

Harry viveu dez anos com seus tios, Petúnia e Válter, e seu primo, Duda. Eles, os Dursley, como podemos perceber tanto nos livros quanto nos filmes, maltrataram o protagonista da série durante toda a vida.

Por mais imperdoáveis que sejam os atos dos tios e primo de Harry, pode haver uma explicação por trás. Em Relíquias da Morte descobrimos, pela experiência de Rony com o medalhão de Slytherin, que horcruxes podem afetar negativamente quem convive com elas.

Então, como Harry é uma horcrux, os Dursley ficaram expostos durante uma década a esses efeitos. É uma boa teoria, não é mesmo?

Agora que você já conhece essas hipóteses criadas por fãs, que tal reler e rever a série Harry Potter com novos olhos? Como você pode perceber, é nos detalhes que podem estar os segredos da história!

Harry Potter Boxed Set - Adult Paperback Edition

Harry Potter Boxed Set - Adult Paperback Edition (Cód: 9377059)

R$313,90 em até 10x de R$ 31,39 sem juros Quero este produto
Recomendamos para você