Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.08.2012 17.08.2012

“Tento levar, em todo filme, pessoas e referências do Brasil”, diz Fernando Meirelles sobre ‘360’

Por Edu Fernandes
 
Em seu trabalho mais recente, o diretor Fernando Meirelles (Ensaio sobre a Cegueira) comandou filmagens em cinco países. O filme 360 conta várias histórias paralelas com personagens que possuem conflitos internos e repensam os caminhos que escolheram trilhar em suas vidas.
 
O elenco e a equipe refletem a faceta internacional da produção. O diretor de fotografia (Adriano Goldman, de Xingu) e o montador (Daniel Rezende, de A Árvore da Vida) são brasileiros. “Em todo filme que faço, eu tento levar pessoas e referências do Brasil”, disse Fernando Meirelles em entrevista coletiva. “Eu tendo a criar essas pontes com o mercado internacional”.
 
Um dos principais núcleos dramáticos de 360 conta os conflitos do casal britânico Michael (Jude Law, de Sherlock Holmes) e Rose (Rachel Weisz, de A Casa dos Sonhos). O casamento entre eles está em crise e ambos cogitam a traição. Michael contrata uma prostituta durante uma viagem de negócios e Rose mantém um caso com o fotógrafo brasileiro Rui (Juliano Casarré, de Assalto ao Banco Central). Rose decide pôr fim em seu adultério, mas o caso é descoberto pela namorada de Rui, a estudante Laura (Maria Flor, de O Bem Amado). 
 
“Eu tinha trabalhado com eles em Som e Fúria, e os acho muito talentosos”, disse Meirelles sobre a escolha do elenco brasileiro. “Eu tinha uma dívida com o Juliano porque já tinha feito ele se preparar para outro filme em inglês”.
 
Depois da desilusão amorosa, Laura decide voltar ao Rio de Janeiro e, no voo, conhece John (Anthony Hopkins, de Thor), um homem em busca da filha desaparecida. “Tive dificuldade de atuar em inglês porque as palavras não têm a mesma emoção para mim”, afirmou Maria Flor.
 
Sobre atuar ao lado de Hopkins, a atriz brasileira é elogiosa. “Ele foi muito carinhoso e generoso no set”, relatou. “Foi um trabalho que eu fiquei muito feliz em fazer”.
 
A conexão de Laura em Denver atrasa e ela fica presa no aeroporto. Lá, ela conhece Tyler (Ben Foster, de O Mensageiro), um criminoso sexual em recuperação. “O Ben Foster é um ator do método, então ele fica o tempo inteiro no personagem”, disse Maria. “No começo, eu achei ele meio metido, porque ele não queria me conhecer. Isso fazia parte do processo dele. A primeira vez que a gente se viu e se falou foi como personagem”.
 
Ben Foster interpreta um criminoso em 360
Jude Law e Rachel Weisz vivem um casal em crise
 
Outro personagem dividido em 360 é vivido por Jamel Debbouze (Fora da Lei). Ele interpreta um viúvo que se apaixona por uma colega de trabalho casada. Sua fé muçulmana entra em conflito com seu desejo. “O primeiro ator que eu convidei foi o Jamel”, afirmou Fernando. “A gente adiou a filmagem em doze dias para poder rodar com ele em Paris”.
 
No set, Meirelles se comunicou em inglês com a maior parte da equipe. A única exceção foi o ator russo Vladimir Vdovichenkov.

Ele interpreta o capanga de um criminoso e cogita adotar um estilo de vida com menos pressão. “Só tivemos problemas de comunicação com o Vladimir, porque o inglês dele é bem fraco”, explica o diretor. “A gente tinha que usar intérprete”.
 

O diretor parabeniza o roteiro de Peter Morgan (Além da Vida) por conseguir balancear tantas tramas com personagens interessantes. “Todas as histórias têm menos tempo do que eu gostaria”, confessa. “O melhor é olhar o tema geral”.

 
PLANOS
 
Depois de 360, Meirelles já tem outro projeto internacional na agenda. “A gente começa a rodar em novembro, e o filme será anunciado no Festival de Toronto”, adianta o cineasta. “Vai ser polêmico para burro, provavelmente vou perder meu visto americano”. O roteiro desse projeto é assinado pelo brasileiro Bráulio Mantovani, que já trabalhou ao lado de Meirelles em Cidade de Deus.
 
No entanto, Fernando se comprometeu em fazer um filme no Brasil em seguida. “Eu acabo filmando fora do Brasil pela comodidade”, explicou. “O projeto já vem pronto e finalizado”.
 
Veja o trailer de 360:
 

 
 
 
Recomendamos para você