Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 03.10.2011 03.10.2011

Taxi Driver: o solitário senhor retorna em um livro com fotos inéditas

Por Luka Franca
Na foto ao lado, cena do filme Taxi Driver
 
Taxi Driver (1976) é um dos filmes mais festejados pelos cinéfilos do mundo inteiro. O longa de Martin Scorsese foi responsável por levar à fama dois grandes nomes de Hollywood até hoje: Robert De Niro e Jodie Foster.
 
O filme é uma referência tão grande até hoje, que para se ter idéia, a coleção para o verão 2011 de Marc Jacobs foi toda inspirada na prostituta-adolescente Iris, personagem de Jodie Foster.
 
Já são quase 35 anos que a história do obcecado motorista de táxi, Travis Bickle, apareceu nas telas do mundo e ganhou admiradores para tudo que é canto.
 
Este ano – além de terem sido lançadas as versões em DVD e Blu-ray do filme – a editora Taschen publicou um livro homônimo de mais de 300 páginas recheadas de fotos inéditas da época da filmagem de Taxi Driver, feitas pelo fotógrafo Steve Schapiro.
 
Schapiro já teve suas fotos publicadas em revistas de grande circulação nos EUA como a Vanity Fair, Time e Sports Illustrated, além de ter trabalho como fotógrafo em mais de 200 filmes de Hollywood. Não apenas fazendo imagens de still das produções, mas até mesmo tendo suas fotografias em pôsteres de filmes como O Poderoso Chefão III e o próprio Taxi Driver.
 
O livro Taxi Driver é uma edição limitada; foram disponibilizadas no mundo todo apenas mil cópias do título. Todas as edições estão numeradas e autografadas pelo fotógrafo, sendo que há uma versão da publicação ainda mais exclusiva com as fotos originais de Schapiro. Segundo a Taschen, esta versão mais exclusiva do livro já está esgotada na editora.
 
Schapiro já havia publicado outro livro com fotos de bastidores e principais momentos da trilogia O Poderoso Chefão e provavelmente esta não será a última vez que ele abrirá seus arquivos para a Taschen publicar mais um de seus títulos exclusivos de fotografia. Há o projeto de se publicar mais uma obra, desta vez imagens do filme de Roman Polanski, Chinatown (1974).
 
 
Conheça outros livros da Editora Taschen
 
   
    
   Paul Duncan; Bengt Wanselius 

     

Prof. Dr. Sebastian Schütze 

 

 
– Matisse Recortes – 2 Volumes
Xavier-gilles Néret 
 
 
 
Leia Mais
 
 
Recomendamos para você