Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Sustos infantis: as animações sobrenaturais

Por Edu Fernandes
 
O Conde Drácula tem fama de sanguinolento e malvado, mas na verdade é um pai viúvo e amoroso que fará de tudo para proteger sua filha adolescente. Pelo menos é assim que o personagem imortalizado nas páginas de Bram Stoker é retratado na animação Hotel Transilvânia. O filme estreia no Brasil em 28 de setembro.
 
A história se passa durante as celebrações dos 118 anos de Mavis, filha do Conde. Ela cobra de seu pai a promessa de que, na ocasião, poderia sair para conhecer o mundo além das paredes do hotel para monstros construído por Drácula.
 
Outra preocupação do vampiro é a chegada do mochileiro Jonathan, o primeiro humano a entrar no Hotel Transilvânia em décadas de funcionamento. Todos os monstros temem o contato com os humanos, uma espécie acostumada a caçar as criaturas que lhe são estranhas. Com essa trama, a animação oferece às crianças piadas e uma mensagem de respeito às diferenças.
 
A produção marca a estreia de Genndy Tartakovsky na direção de longas-metragens. Ele é o criador das séries animadas O Laboratório de Dexter e Samurai Jack.
 
Chihiro é acompanhada por um estranho espírito
 
Desde o começo do milênio, várias animações resolveram visitar o mundo obscuro de monstros e fantasmas. Em 2001, os japoneses do Studio Ghibli fascinaram o mundo todo com A Viagem de Chihiro, desenho animado à moda antiga.
 
A protagonista está de mudança, mas, no caminho para sua nova casa, a menina se depara com um mundo habitado por bruxas, espíritos e outros seres bizarros. O longa foi a única animação cujo idioma original não é o inglês a levar o Oscar em sua categoria.
 
Personagens encaram o inimigo em 'A Casa Monstro'
 
Essa tendência começou mais efetivamente no cinema dos Estados Unidos em 2006, com A Casa Monstro. O filme também foi um dos primeiros a usar projeção em 3D, antes de o mercado ser inundado por esse tipo de tecnologia com o sucesso de Avatar.
 
Ambientada na época do Halloween, a fita mostra um trio de crianças intrigado com a casa do outro lado da rua. A edificação passa a comer objetos, pessoas e animais depois que seu habitante foi hospitalizado.
 
'ParaNorman' aposta em cenas assustadoras
 
A técnica de stop-motion (uso de objetos e bonecos de massinha) também adentrou o sobrenatural recentemente. ParaNorman (2012) acompanha um garoto que vê fantasmas e é incompreendido por todos em sua escola. Como Hotel Transilvânia, o longa prega a aceitação das diferenças das pessoas – um discurso na moda em época de crescente preocupação em relação ao bullying.
 
ParaNorman é uma produção da Laika Entertainment, uma empresa acostumada a fazer filmes em stop-motion com temática sobrenatural. Em 2009, a companhia levou para o cinema Coraline e o Mundo Secreto, baseado no livro de Neil Gaiman (Stardust).
 
A curiosidade faz Coraline encontrar o mundo secreto
 
Assim como em A Viagem de Chihiro, a protagonista entra em contato com um mundo paralelo depois de mudar-se de casa. Coraline passa por uma pequena porta em um dos cômodos de seu novo lar para ir para uma versão idealizada da vila onde mora. Não demora muito para a garotinha perceber que há algo de sinistro nesse outro universo.
 
Em 2005, a Laika estava por trás de A Noiva Cadáver, dirigido por Tim Burton (Sombras da Noite), um cineasta habituado a explorar cenários sombrios. Outra mania de Burton é trabalhar com os atores Johnny Depp (Diário de um Jornalista Bêbado) e Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei). A dupla empresta suas vozes aos personagens principais da animação.
 
Protagonistas de 'A Noiva Cadáver'
 
A história é sobre um noivo tímido que pratica seu discurso de casamento perto de uma noiva falecida. Assim, ela supõe que se casou com o sujeito. No mundo além-vida, o novo casal passa por diversas situações cômicas.
 
Burton já havia se envolvido com outra animação sobrenatural, mas na função de produtor, em O Estranho Mundo de Jack (1993). O enredo é sobre Jack Skellington, o rei de Halloweentown, que não entende muito bem os conceitos natalinos.
 
Em preto e branco, 'Frankenweenie' presta homenagem a filmes de terror antigos
 
Para o futuro, Tim Burton continuará no mundo das animações fantasmagóricas. Frankenweenie conta a jornada de Victor, um garoto que consegue ressuscitar seu cachorrinho com um experimento científico.
 
Além de ser stop-motion, Frankenweenie será lançado em 3D, como aconteceu com Coraline e ParaNorman. O filme deve estrear no Brasil em 2 de novembro.
 
Veja o trailer de Hotel Transilvânia:
 

 
 
Recomendamos para você