Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 14.12.2012 14.12.2012

Sugestões de presente: Sete ideias da sétima arte

 
Por Edu Fernandes
 
Dar filmes como presente de Natal é uma boa ideia porque, entre as comemorações em família e as festas da virada do ano, há um hiato que pode ser aproveitado para ficar em dia com o cinema. Como os gêneros cinematográficos são numerosos, sempre há alguma opção para presentear pessoas queridas.
 
1 – ESPÍRITO ADOLESCENTE
 
Em 2012 os cinemas viram o fim de Crepúsculo, a mais recente franquia de sucesso com o público jovem. Um forte candidato a assumir o posto nos corações juvenis é Jogos Vorazes. A segunda aventura de Katniss (Jennifer Lawrence) chega ao circuito no final de 2013, mas o pontapé inicial para a coleção pode ser dado agora.
 
Uma opção mais cômica para o público adolescente é Espelho, Espelho Meu, releitura bem-humorada de Branca de Neve e os Sete Anões. Um dos destaques da produção é a presença de Julia Roberts no papel da rainha malvada.
 
'Tropicália' tem um time forte de músicos
 
2 – NO RITMO DOS DOCUMENTÁRIOS
 
Nos últimos anos, o cinema nacional tem se dedicado a retratar grandes nomes da nossa música em cinebiografias e documentários. Tropicália reúne nomes do calibre de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, entre outros. Quem se deliciou com o mergulho histórico nos cinemas pode aproveitar extras desse presente.
 
Na versão doméstica de Raul – O Início, o Fim e o Meio também não faltam materiais especiais – são 30 minutos a mais do que pôde ser conferido na tela grande. A vida do maluco-beleza e o universo dos seus fãs foram esmiuçados por essa produção premiada.
 
Atores do cinema de ação juntam forças em 'Os Mercenários 2'
 
3 – EXPLOSÕES NA SALA DE ESTAR
 
Quem investe algum dinheiro em aparelhagem de som geralmente gosta de usar todo o potencial de seu equipamento com filmes de ação. Para esse tipo de espectador, há o lançamento de Os Mercenários 2, que traz uma constelação de astros dos filmes com muitos tiros e pancadaria. Na sequência, há também uma boa dose de comicidade.
 
Para quem não dispensa uma forte presença feminina no gênero, a opção é À Toda Prova. No longa, a musa do MMA Gina Carano enfrenta um time de atores de primeira linha, como Michael Fassbender e Ewan McGregor.
 
'E.T.' faz parte do imaginário coletivo
 
4 – SPIELBERG EM BLU-RAY
 
Um dos mais populares cineastas dos Estados Unidos continua na ativa, mas seus filmes mais antigos sempre terão um espaço especial no coração dos cinéfilos. Há 30 anos, Steven Spielberg emocionava o mundo com E.T. – O Extraterrestre, uma bela história de amizade. O clássico agora está disponível em Blu-ray e trará alegria e lágrimas para o Natal de muita gente.
 
Se a ideia é outro tipo de emoção, Spielberg não precisa ser descartado. Tubarão é outro título que chega às lojas em Blu-ray e continua a fazer muitos banhistas pensarem duas vezes antes de se aventurar na parte mais funda do mar.
 
Cabelos compridos e negros são sinônimo de cenas assustadoras no cinema asiático
 
5 – MEDOS EM REMAKES
 
Com cada vez mais frequência, Hollywood busca em outras cinematografias boas histórias de terror. No começo do milênio esse movimento se deu com uma enxurrada de refilmagens de produções asiáticas. Uma das mais icônicas é O Chamado, que agora está disponível em Blu-ray. Dessa maneira, a menina Samara poderá assustar mais espectadores.
 
Nos últimos anos, terrores ocidentais têm sido refeitos nos Estados Unidos. Um exemplo é A Casa Silenciosa, refilmagem do uruguaio A Casa. O título foi realizado como se fosse uma tomada única e mostra os mistérios de uma residência abandonada com segredos macabros.
 
'Xingu' aborda os primeiros contatos com tribos no interior do Brasil
 
6 – CINEMA SOCIAL
 
Além de divertir, alguns filmes nos fazem pensar nos problemas do mundo em que vivemos. Alguns acontecimentos no Brasil fizeram a questão indígena ser discutida com mais afinco recentemente. Para alimentar o assunto com argumentos, a sugestão é Xingu, sobre a jornada dos indianistas Villas-Boas.
 
Outro tema quente, mas no âmbito internacional, é a imigração na Europa. Para falar dos obstáculos que os africanos enfrentam para tentar novas oportunidades em outro continente há O Porto, de Aki Kaurismäki. A produção usa uma linguagem visual antiquada para alertar que o assunto é debatido há muito tempo.
 
'Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo' traz uma nova visão sobre o apocalipse
 
7 – STEVE CARRELL ENTRE A COMÉDIA E O DRAMA
 
Algumas comédias trazem momentos tão emocionantes que fica difícil classificá-las apenas pela qualidade de suas piadas. Steve Carell gosta de se envolver em produções com esse teor. Em Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo, ele contracena com Keira Knightley em uma história existencial com cenas de humor e drama em harmonia.
 
Já em Um Divã para Dois, Carell é coadjuvante. Ele vive o terapeuta com a tarefa de salvar o casamento de Meryl Streep e Tommy Lee Jones. Essa comédia diverte, emociona e consegue transmitir os valores familiares tão em voga na época natalina.
 
 
 
 
Recomendamos para você