Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 13.12.2012 13.12.2012

Sugestões de presente: heróis de 2012

 
Por Marcelo Rafael
 
 É… 2012 está terminando e, além do fim do calendário maia, o ano trouxe muitas novidades nos quadrinhos, entre “heróis” de todos os tipos.
 
O Chico Bento cresceu, como o resto da turma, e tornou-se jovem; o Pelezinho voltou aos gibis; Neil Gaiman prometeu um novo volume de Sandman durante a San Diego ComicCon; Craig Thompson viajou pelo Oriente com Habibi; um Lanterna Verde saiu do armário, enquanto um X-Men se casou com seu noivo e uma brasileira se juntou à equipe de mutantes. Após mais de 20 anos, RG Veda finalmente chegou ao Brasil, Samurai X foi relançado e a Liga Extraordinária ganhou novo volume. Sem esquecer dos Vingadores, invadindo a telona e quebrando tudo, Homem-Aranha voltando à juventude e a trilogia mais sombria de Batman chegando ao fim.
 
Entre tantas novidades, para cada perfil de fã de quadrinhos e heróis em geral, dá pra destacar alguns títulos lançados nos últimos 3 meses que garantem um bom presente de Natal.
 
DVDs DE SUPER-HERÓIS
 
Direção de Joss Whedon (Disney)
Não dá pra faltar. Os Estúdios Marvel fizeram um excelente trabalho de alinhavo de histórias com os filmes anteriores para lançar, com força total este ano, Os Vingadores. Disponível em DVD e Blu-ray.
 
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Direção de Christopher Nolan (Warner)

Christopher Nolan encerrou a nova origem do Batman, e ela chegou quentinha às lojas com opções mais simples, em DVD, ou box especial com máscara para colecionadores. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge saiu também em Blu-ray e digital.
 
 
LIVROS E HQs
 
Superdeuses
Grant Morrison, Editora Seoman

Para ir mais fundo no tema, esta obra traz um panorama dos super-heróis norte-americanos, misturado a filosofias e teorias do autor sobre heroísmo. Escrito por Grant Morrison, roteirista de Liga da Justiça, Sete Soldados da Vitória, entre outros, Superdeuses ainda contém a história de como ele criou seu grande clássico Batman – Asilo Arkham (que será reeditado pela Panini em 2013).
 
'Superdeuses'
'As Férias do Major'
 
As Férias do Major
Moebius, Editora Nemo

Este também foi o ano em que um grande mestre dos quadrinhos nos deixou. O quadrinista francês Moebius faleceu em março, aos 73 anos. Entre suas obras-primas, estão Garagem Hermética e Incal, além da elaboração de filmes como Alien e O Quinto Elemento. As Férias do Major traz 72 páginas em P&B produzidas em momentos de descontração do autor.
 
Holy Avenger – Edição Definitiva Vol. 1
Erica Awano e Marcelo Cassaro – Editora Jambô

Publicado a partir de 1999, este mangá nacional ultrapassou 40 edições, foi bicampeão do Troféu HQMix e finalista do International Manga Award. Só esses predicados já credenciam Holy Avenger– Edição Definitiva Vol. 1 como um belo presente. Após sete anos fora de catálogo, a Jambô iniciou essa coletânea em quatro volumes de 240 páginas, em edição de luxo.
 
'Holy Avenger'
 
Astronauta Magnetar
Danilo Beiruth, Panini

Item obrigatório na estante de qualquer fã da Turma da Mônica ou de quadrinhos em geral. É o primeiro volume do selo Graphic MSP, destinado ao público adulto. A história do Astronauta como “náufrago espacial” teve nova tiragem menos de um mês após seu lançamento.
 
A Fantástica Literatura Queer – Livro Verde
Amanda Marchioreto, Celeste Baumann, Lorena de Carvalho Oliveira, Fernando Salvaterra, Lucas Simões Zavagli, Maurício Lopes Júnior e Osíris Reis, Tarja Editorial

Também voltada ao público adulto, esta obra mostra outro tipo de heróis, mais humanos e nem sempre aventureiros. O livro verde faz parte de uma série de seis volumes do gênero fantasia com histórias que incluem personagens LGBT, algo inédito no país.
 
'Astronauta Magnetar'
A Fantástica Literatura Queer
Corto Maltese
 
Corto Maltese – Mu, a cidade perdida
Hugo Pratt, Editora Nemo

O marinheiro que já rodou o mundo em aventuras, tendo inclusive aportado no Brasil, agora vai em busca da misteriosa e mística terra de Mu. Estão de volta personagens como Tristan Bantam, Boca Dourada e, claro, Rasputin! A qualidade da publicação, colorida, e o material extra tornam o álbum imperdível.
 
PARA AS CRIANÇAS
 
Laurence Gillot e José Luis Munuera, Editora Nemo
Para a criançada, uma opção é esta HQ especial, que mostra o protagonista Boule e seu cãozinho Bill ainda menininhos, aprontando muito na noite de Natal. Em formato diferenciado, essa história dá mais espaço às ilustrações, puxando para a estética dos livros infantis.
 
'Pequenos Boule & Bill – Natal Índio'
 
Monstros e Heróis
Wellington Srbek e Will, Editora Nemo

Outra opção para os pequenos é o mais novo volume da série Mitos Recriados, de Wellington Srbek e Will. Já passaram pelo traço dos quadrinhos a lenda indígena do Sol, o mito egípcio da criação da Escrita e fábula africana da origem das histórias. Agora, é a vez de heróis gregos como Hércules, Ulisses e Belerofonte, e também de monstros como a Quimera e a Medusa.
 
'Monstros e Heróis'
 
Zé Carioca 70 Anos
Estúdios Disney, Editora Abril
Esta é uma boa opção com um preço mais acessível. Apesar de ser um almanaque em formatinho (estilo gibi), os dois volumes trazem tiras históricas remasterizadas do papagaio e também uma HQ inédita no Volume 2. O conteúdo em texto traz muita informação sobre a evolução do personagem no Brasil e lá fora.
 
'Zé Carioca 70 Anos – Vol 1 e 2'
 
 
Recomendamos para você