Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 28.02.2012 28.02.2012

Sucesso pelo medo: as séries de terror que conquistam os telespectadores

Por Míriam Castro
 
Os zumbis mais famosos da atualidade estão de volta na nova temporada da série The Walking Dead.
 
Baseada na história em quadrinhos publicada pela Image Comics desde 2003, The Walking Dead tem como protagonista o xerife Rick Grimes.
 
Ao acordar de um coma, Grimes descobre que o mundo foi tomado por zumbis. A série mostra a luta dos sobreviventes para escapar dos mortos-vivos em meio ao apocalipse da sociedade.
 
Para Guilherme Loureiro, criador do blog Nós Geeks, todos os acontecimentos negativos na vida real dos últimos anos deixaram os telespectadores mais propensos a gostar de séries de terror. “Com H1N1, terremotos e tsunamis, todos começam a pensar que a Mãe Natureza está cobrando seu preço”, diz Loureiro. “Por isso, séries que interpretam o caos ou o apocalipse fazem tanto sucesso”.
 
The Walking Dead é apenas uma das séries de televisão com temas assustadores nos últimos tempos.
 
Desde 2005, os irmãos Winchester perseguem e destroem demônios, fantasmas e outros seres sobrenaturais. Em Supernatural, há momentos dramáticos e assustadores, mas sem esquecer o humor.
 
Os primeiros episódios eram no estilo “monstro da semana” – a cada vez, os irmãos desvendavam um caso diferente. Na sétima temporada, a história da série ficou mais complexa, com anjos, leviatãs e o próprio Lúcifer.
 
Emma Swan, uma solitária caçadora de recompensas de 28 anos, descobre que seus pais são ninguém menos do que Branca de Neve e o Príncipe Encantado.
 
Na pequena cidade de Storybrooke, vivem personagens de contos de fadas que foram amaldiçoados pela Rainha Má.
 

Once Upon a Time (foto ao lado), série da ABC que estreou em outubro do ano passado, mostra como Emma tenta libertar os seres fantásticos dessa maldição.

 
Também baseado em contos de fada, o seriado Grimm mistura investigação e fantasia. Um investigador de homicídios chamado Nick Burkhart descobre que seus ancestrais eram do grupo “Grimms”, que enfrentava criaturas dos livros vindas para o mundo real.
 
A série também estreou em outubro do ano passado. Nem todos os seres retratados nos episódios são de contos dos Irmãos Grimm, como o nome pode sugerir. A história de Cachinhos Dourados e os três ursos, por exemplo, foi registrada pelo britânico Robert Southey.
 
Uma succubus, tradicionalmente, é um demônio que seduz os homens através de sonhos. Bo, protagonista de Lost Girl, é uma succubus com o poder de sugar força vital através de beijos e sexo.
 
Criada por uma família humana, ela só descobre sua habilidade quando, acidentalmente, suga toda a energia de um amor de infância, matando-o. A série canadense, que estreou em 2010, já está indo para a terceira temporada.
 
Ryan Murphy e Brad Falchuk, que já trabalharam nas séries Nip/Tuck e Glee, resolveram ousar e criar uma genuína série de terror: American Horror Story (foto ao lado).
 
Cada temporada contará uma história totalmente diferente. A primeira, que começou em outubro do ano passado, acompanhou a família Harmon, que foi viver em uma mansão assombrada.
 
Para este ano, no entanto, o elenco será renovado e as filmagens serão em outro local.
 
De acordo com Loureiro, o sucesso de Crepúsculo – tanto nos livros como no cinema – impulsionou a popularização das séries de terror, principalmente as que envolvem vampiros.
 
“Mesmo que as séries vampirescas possam não ter o mesmo enfoque romântico de Crepúsculo, não podemos duvidar de que Stephenie Meyer trouxe os vampiros de volta à atenção do público”, diz o blogueiro.
 
True Blood se passa na pequena cidade americana (e fictícia) de Bon Temps. Depois da invenção de uma espécie de sangue sintético, os homens-morcegos não precisam mais morder humanos para sobreviver.
 
A protagonista, Sookie Stackhouse, é uma garçonete humana com poderes telepáticos. Ela se apaixona por Bill Compton, um vampiro, e passa a aprender mais sobre a espécie. A trama, baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries, de Charlaine Harris, já está com a quinta temporada em produção.
 
Também baseada em uma série de livros, The Vampire Diaries (foto ao lado) estreou em 2009 com o triângulo amoroso entre uma adolescente humana e dois irmãos vampiros.
 
Elena, de 17 anos, se apaixona por Stefan, que tem mais de um século de existência. O problema é que Damon, seu irmão mais velho, voltou à cidade de Mystic Falls.
 
Além de planejar vingança contra Stefan, Damon também começa a gostar de Elena. O romance já se desenrola por três temporadas.
 
Onde assistir a essas séries no Brasil:
 
  • The Walking Dead (Fox): terça-feira, 22h
  • Supernatural (Warner Channel): quarta-feira, 22h
  • Grimm (Universal Channel): segunda-feira, 21h
  • Lost Girl (Sony Spin): quarta-feira, 22h
  • The Vampire Diaries (Warner Channel): quarta-feira, 22h
  • American Horror Story (Fox): primeira temporada no site da FOX : http://www.canalfox.com.br/br/series/american-horror-story/
  • True Blood (HBO 2): volta em abril de 2012
  • Once Upon a Time: sem previsão de estreia, é exibida pela AXN Portugal sob o título Era Uma Vez
     
Recomendamos para você