
O Dia de Star Wars (Star Wars Day), também conhecido como “Que o Quarto de Maio Esteja Com Você”, é um trocadilho com a frase mais famosa da saga: “Que a Força Esteja Com Você”, bradada pelos que acreditam na filosofia seguida pela ordem dos Jedi.
MERGULHE NO UNIVERSO GEEK DA SARAIVA: HQS, BLU-RAYS, LIVROS, GAMES E MUITO MAIS
A brincadeira funciona em inglês porque “fourth”, quarto em português, tem a pronúncia semelhante à “force”, que é força em português, e “may”, maio, em inglês, também pode dizer “ser possível” na língua do Tio Sam.
O ranking dos top 5 vilões do universo Star Wars
Considerado uma espécie de “feriado” para celebrar todas as coisas referentes ao universo criado por George Lucas, desde 2013, a Disney, detentora dos direitos da marca, comemora a data oficialmente. Vários eventos temáticos são produzidos nos parques e nas redes do estúdio.
Lado B
Além do dia 4 de maio, há o 5 de maio outro ‘feriado’ Star Wars: Revenge of The Fifth, um trocadilho quanto ao Episódio III – A Vingança dos Sith. Em resposta à celebração da Força e dos Jedi no dia anterior, o dia 05 comemora o legado dos Lordes Sith, e demais personalidades do “lado escuro” da Força.
TUDO SOBRE O UNIVERSO STAR WARS NA SARAIVA
Star Wars: A Ascensão Skywalker

Star Wars. LucasFilms, Disney
Desde a estreia da atual trilogia, muitas questões foram levantadas, principalmente sobre a origem dos poderes de Rey e sua relação com a Força. A linha do tempo atual, que se iniciou em O Despertar da Força, se passa 30 anos após o combate entre Darth Vader e Luke.
(ALERTA: ESTE POST CONTÉM SPOILERS SOBRE O ÚLTIMO JEDI)
No Star Wars Celebration de 2019, convenção anual que celebra o universo da saga, promovido pela LucasFilm, foram revelados o título e o trailer da terceira parte da trilogia final da saga Skywalker, que estreia em dezembro de 2019 ao redor do planeta.
Batizado de Star Wars: A Ascensão Skywalker, o nome entregaria pistas quanto à trama. Cada país ganha sua própria tradução, que não é literal, e sim uma interpretação do título que faz sentido a cada língua. Na Polônia, o nome ficou como “Star Wars: a Ressurreição Skywalker”.
“Toda geração tem a sua própria lenda (…) Esta luta agora é sua”, diz Luke no trailer, ‘narrado’ por ele, enquanto imagens de Ray, Finn e Poe são mostradas.
“Este filme é sobre essa nova geração, sobre o que eles herdaram, e também quanto a luz e a escuridão” – J.J. Abrams, diretor de ‘Ascenção’
A cena inicial, com Rey, é eletrizante: ela desembainha a espada com sabre de luz de Luke, enquanto é perseguida por um caça, de quem consegue escapar usando os dons canalizados pela Força.
“Nós sempre estaremos com você. Ninguém que morre desaparece para sempre“, completa a “voz” de Luke, no momento em que Leia ( a atriz Carrie Fisher, falecida em 2016) abraça a personagem.
Eternos <3
Mark Hammil e Carrie estão confirmados no elenco do filme (a atriz havia filmado as cenas para a parte três junto com as do segundo longa da saga, ‘O Despertar’). Mas não é só Leia que ‘aparece’ durante tal parte do discurso de Luke.
Pode-se claramente ouvir o riso característico de Darth Sidious (também o Imperador/Senador Palpatine), morto, em tese, no final de O Retorno de Jedi. O ator Ian McDiarmid, que interpreta o vilão, esteve presente no Star Wars Celebration 2019, e confirmou sua participação em ‘Ascenção’.
Há, portanto, uma grande possibilidade de que Sidious, Luke (e, caso seja, Leia) apareçam como ‘fantasmas’, assim como o espectro de Yoda, que conversa com Luke no filme anterior.
Apenas os Jedi com maior sensibilidade à energia da Força são capazes de se projetarem desta forma no pós vida física. Como os Sith são o oposto deles no espectro da Força, quanto a escala do bem e do mal, eles teriam a mesma aptidão.
Kylo Ben
No teaser-trailer inaugural, Kylo Ren, na realidade o “último” Skywalker à parte de Leia (mãe dele), é visto lutando contra o exército da Nova República. O líder, Snoke, foi morto por Ren em “O Último”.
O título do filme – “A Ascensão de Skywalker”, pode indicar duas coisas em relação ao futuro de Ren: que ele vence as batalhas pelo domínio da Galáxia e se torna um Imperador, ou que se redima ao escolher o lado de luz da Força, se unindo à Resistência.
Bom Te Ver

Star Wars. LucasFilms, Disney
O vigarista e jogador mais amado de toda a Galáxia, Lando Calrissian, está de volta. Ainda não se sabe como e porque ele se reúne com Leia e companhia, mas muito provavelmente tem a ver com a morte de Han Solo, e praticamente a aniquilação das forças da Resistência.
Lando (Billy Dee Williams, de 82 anos) é o novo companheiro de Chewie, e está de volta à cadeira de piloto de sua antiga nave, a Millenium Falcon (como descobrimos em Solo: Uma Aventura Star Wars).
Além da inserção ao elenco dos atores Kerry Russel, Richard E. Grant e Dominic Monaghan, um novo dróide se junta à Resistência: D-0, amigo de BB-8.
Kelly Marie Tran (Rose Tico), Domhnall Gleeson (General Hux), Lupita Nyong’o (Maz Kanata) e Joonas Suotamo (Chewbacca) reprisam seus papeis no longa.
Thank You, Next!
“Ascensão” encerra a trajetória dos Skywalker no cânon, mas isso não quer dizer que as histórias que se passam em uma galáxia “longe, mas bem longe” desaparecerão dos cinemas.
O duo de criadores e roteiristas de Game of Thrones, David Benioff & D.B. Weiss, são os responsáveis por desenvolver a próxima trilogia da franquia, que não será mais sobre a família mais conhecida do espaço, e sim sobre o universo expandido (como Rogue One e Han Solo).
Mais especificamente, a trama será sobre acontecimentos passados durante a Antiga República, séculos antes da linha do tempo atual.
Star Wars: as séries
O serviço de streaming da Disney, o Disney +, vai disponibilizar séries, filmes e animações que estrearam exclusivamente na plataforma.
A produção de maior investimento é The Mandalorian. Estrelada por Pedro Pascal, de Game of Thrones, e criada por Jon Fraveau, dos filmes Mogli e Homem de Ferro, a série tem dez episódios, que custaram 10 milhões de dólares cada para serem desenvolvidos. A estreia está programada para novembro de 2019.
A trama se passa na linha do tempo em que o Império foi suplantado pela Primeira Ordem. Pascal, o Mandalorian, é um pistoleiro à contrato, solitário, que tenta sobreviver sem se submeter ao novo governo.
Diego Luna vai estrelar outro programa sobre o universo expandido de Star Wars: ele reprisa o papel de Cassian Andor, do filme Rogue One. A história narra a evolução e formação da Resistência.