Ramiro Fajuri por Ramiro Fajuri Filmes e séries / Livros 20.05.2021 20.05.2021

Sombra e ossos: os livros da Trilogia Grisha que deram origem à série da Netflix

Sombra e Ossos é o primeiro livro da Trilogia Grisha, um épico de ficção e magia que se passa em Ravka, um país fictício muito parecido com a Rússia, escrita pela autora israelense Leigh Bardugo. O Grishaverso criado por Leigh já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo inteiro, e deu origem a uma série da Netflix que seus milhões de fãs esperaram ansiosamente.

Quem é Leigh Bardugo

Leigh Bardugo é a escritora que criou Sangue e Ossos e o Grishaverso, que além da Trilogia Sombra e Ossos, tem a duologia Six of Crows e The Language of Thorns. Leigh nasceu em Jerusalém, Israel, mas cresceu em Los Angeles, Estados Unidos, e se formou na Universidade de Yale.

Bardugo trabalhou com publicidade, jornalismo e, mais recentemente, maquiagem e efeitos especiais. Atualmente, ela mora e escreve em Hollywood, onde ocasionalmente pode ser ouvida cantando com sua banda.

Leigh Bardugo também escreveu novelizações, livros com os personagens de quadrinhos da DC Comics, como a Mulher Maravilha, Wonder Woman: Warbringer, sem tradução para o Português, Superman e Batman.

Quem são os Personagens de Sangue e Ossos

Alina Starkov

Alina Starkov é uma cartógrafa do Exército de Ravka, que descobre que tem super poderes. Ela é a Conjuradora do Sol, uma das Grishas mais poderosas e a única capaz de destruir os Volcra e a Dobra das Sombras.

Órfã criada pelo Duque Keramsov, Alina foi uma criança quieta e estranha. A governanta do Duque, Ana Kuya, dizia que ela era feia, chamando-a de pálida e azeda, como um copo de leite que virou. Quando criança, Alina chamava a atenção pela cicatriz na palma da mão direita. Mas era frágil e doente, sempre perdendo as corridas para seu amigo Maly.

Maly

Malyen Oretsev, ou Maly, é o melhor amigo de infância de Alina Starkov, e sua paixão secreta. Rastreador talentoso, ele também é um soldado do Primeiro Exército. Maly é capaz de encontrar quase tudo o que quiser. No terceiro livro da série, Ruína e Ascenção, ele mostra uma tatuagem muito proeminente em suas costas que diz eu me tornei uma lâmina.

Darkling

O Darkling é um Conjurador das Sombras. Segundo em Comando em Ravka e o ex-líder do Segundo Exército. Conforme revelado posteriormente, o Darkling é uma pessoa extremamente sombria e manipuladora. Ele tem fome de poder. Com o tempo o leitor descobre que ele tem mais a ver com a Dobra das Sombras e os Volcras do que parecia a principio.

Volcras

Os volcras são as criaturas mais aterrorizantes que vivem na Dobra das Sombras. Se alimentam de carne humana e se movem em pequenos bandos. Os volcra têm garras longas e sujas, asas de couro e fileiras de dentes afiados como navalhas. Quando feridos, eles sangram preto. Vivendo na Dobra por tanto tempo, eles são cegos, mas têm um olfato muito apurado, sendo capazes de cheirar sangue humano a quilômetros de distância.

Onde se passa Sombra e Ossos

Ravka

Ravka é um reino fictício, mas muito parecido a Rússia Imperial, anterior à Revolução Bolchevique, uma terra de nobres ambiciosos e intrigas palacianas, protegida por dois exércitos. O Primeiro Exército, formado pelos Otkazat’sya, do Inglês outcast, excluídos, que não tem superpoderes, o Segundo Exército, formado por Grishas, pessoas treinadas para usar seus super poderes.

Dobra das Sombras

Dobra das Sombras, ou o “Não Mar”, é uma faixa de escuridão habitada pelos Volcras e outros monstros horrendos, que divide em duas partes o reino de Ravka. Por causa dessa divisão, um dos lados da Dobra é rico e próspero, enquanto o outro é pobre e miserável, onde falta tudo, inclusive comida.

Os livros da Trilogia Grisha

Obviamente vamos tentar evitar ao máximo os spoilers sobre Sombra e Ossos. Mas se não quer saber o que acontece nos livros e na série da Metflix, não leia a partir daqui.

Sombra e Ossos:

Alina Starkov é uma órfã de guerra sem muitas ambições na vida. Cartógrafa de um regimento militar do Primeiro Exército, ela tem uma paixão secreta por Maly, seu melhor amigo desde a infância, que também é soldado.

Em uma expedição à Dobra das Sombras. Alina vê Maly ser atacado e brutalmente ferido pelos Volcras. Tentando protege-lo, ela descobre seu poder latente de ser uma Conjuradora do Sol.  A partir daí, seu mundo é virado de cabeça para baixo, quando é levada para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica do Segundo Exército, liderada pelo misterioso Darkling.

Sol e Tormenta:

Atormentada pelas lembranças, Alina Starkov tenta levar uma vida normal em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol.

Ruína e Ascensão:

O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.

Você com certeza vai amar a série. Mas leia os livros também! Mergulhe no Grishaverso, com seus conjuradores do sol e das sombras, e saiba porque a criação de Leigh Bardugo conquistou tantos fãs que era só uma questão de tempo até virar uma série.

Recomendamos para você