Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 18.04.2013 18.04.2013

Sly Cooper: roubando a cena

Por Míriam de Souza
 
Espalhados principalmente pelas Américas Central e do Norte, os guaxinins são mamíferos que não têm boa fama. É só procurar pela internet o nome do animal em inglês, “raccoon”, para ver a quantidade de vídeos de guaxinins “criminosos” espalhados por aí.
 
Com o avanço da população humana em seu habitat, esses animais passaram a invadir casas para roubar alimentos e outros objetos. A infâmia só aumenta com as manchas em seu focinho, já que elas lembram a máscara de um bandido.
 
Sly Cooper pode ser considerado o mais famoso dos guaxinins ladrões. O personagem chega agora ao quarto jogo com seu nome, Sly Cooper: Thieves in Time. Com viagens no tempo e mais ação do que nunca, o novo game representa o retorno da franquia após um hiato de oito anos.
 
No primeiro jogo, Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, lançado em 2002, somos apresentados ao guaxinim que dá título à série e à sua gangue de animais antropomórficos. Sly pertence a uma tradicional família de ladrões. Todas as técnicas usadas pelo clã estão em um livro chamado Thievius Raccoonus, que foi roubado por bandidos rivais.
 
PÁGINAS PERDIDAS
 
Auxiliado pelos amigos, o guaxinim consegue recuperar o livro na primeira aventura. Agora, no quarto game, as páginas do Thievius Raccoonus começaram a sumir. Bentley, uma tartaruga que é o cérebro da gangue, constrói uma máquina que permite voltar ao passado para recuperar as partes do exemplar. Durante as viagens no tempo, Sly conhece pessoalmente alguns de seus ancestrais, como Sir Galleth, um cavaleiro medieval, Salim al Kupar, um guaxinim árabe, e Rioichi Cooper, um ninja. Depois de serem resgatados pelo herói, os parentes tornam-se personagens jogáveis.
 
Sly Cooper pode ser considerado o mais famoso dos guaxinins ladrões
 
Assim como nos três games anteriores, Sly Cooper: Thieves in Time mistura elementos de jogos de plataforma e stealth – onde o objetivo é não ser percebido pelo inimigo. Com seu cajado, Sly pode deslizar por cordas e escalar postes. Sem ser detectado, pode roubar itens valiosos dos bolsos de guardas. A maior novidade são as fantasias que o protagonista pode usar para conseguir novas habilidades. A armadura japonesa, por exemplo, permite refletir bolas de fogo disparadas pelos inimigos.
 
PlayStation 3 e PlayStation Vita estão integrados no lançamento do jogo: quem compra a versão para o console de mesa automaticamente ganha acesso à do Vita. Isso acontece graças ao programa Cross-Buy da Sony. Além da promoção, os consoles estão interligados de outra maneira. A tela do portátil pode ser usada como um visor de realidade aumentada. Quando apontada para a televisão, indica itens escondidos no cenário.
 
Conheça os principais membros da Cooper Gang:
 
SLY COOPER
O guaxinim descende de um clã de ladrões experientes, mas cresceu em um orfanato, onde conheceu os amigos Bentley e Murray. Seu primeiro roubo, ainda durante a infância, foi o de um pote de biscoitos. Apesar de ser um guaxinim e ter pelos escuros ao redor dos olhos, usa uma máscara semelhante a essa mancha para esconder sua identidade. O cajado que carrega está na família Cooper há gerações e pode ser usado tanto para ajudá-lo a escalar paredes como para furtar itens.
BENTLEY
Frequentemente, Sly usa as invenções da tartaruga para atingir algum objetivo. Desde Sly 3, Bentley usa uma cadeira de rodas para se locomover. Mas isso não o impede de ajudar nas missões, já que, com seu talento para mecânica, ele transformou o assento em um verdadeiro arsenal.
MURRAY
Pense duas vezes antes de dar risada deste hipopótamo cor de rosa. Murray é o mais forte membro da Cooper Gang, além de ser um motorista destemido – é ele quem dirige durante as fugas da equipe. Se Bentley é o cérebro, o hipopótamo serve como os músculos da gangue.
PENELOPE
Especialista em aviação, ela é um camundongo que tem um romance com Bentley. É Penelope quem ajuda a tartaruga a construir a máquina do tempo.
DIMITRI
Em Sly 2, esta iguana era um dos vilões da história. No entanto, juntou-se à gangue no jogo seguinte. Em Thieves in Time, ele se torna um dos guardiões do Thievius Raccoonus.
CARMELITA FOX
A raposa nunca se juntou à gangue: pelo contrário, é uma policial obcecada em prender Sly e seus companheiros. No entanto, em diversas ocasiões, ela teve que se associar aos criminosos para salvar a própria pele. Apesar de tentar colocar o guaxinim atrás das grades, Carmelita é apaixonada por ele.

Assista ao trailer do game:
 
 
 
 
Recomendamos para você