Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Site expõe troca de cartas entre Brando e Tennessee Williams

O site Letters of note publicou uma troca de cartas entre oator Marlon Brando e o escritor Tennessee Williams por ocasião da preparação dapeça “Orpheus descending”, em 1955, que Williams queria montar na Broadway, comBrando no papel principal. A dupla já tinha no currículo uma colaboração, napeça “Um bonde chamado desejo”, que em 1951 havia chegado às telas pelas mãosde Elia Kazan (aqui, ele ganhou o estranho título de “Uma rua chamada pecado”).

Nas cartas, Brando diz que aquele era o melhor textoescrito por Williams. Já Williams propõe a Brando que ele divida a cena com aatriz italiana Anna Magnani – ele faria Val, a versão moderna de Orfeu, e aMagnani caberia o papel de Lady Torrance, a releitura de Williams para apersonagem Eurídice. 

Especulandoa possibilidade da parceria, o dramaturgo chega a perguntar se era verdade queBrando tinha medo de Magnani. O ator faz uma curiosa análise psicológica da suapotencial colega de palco: “Ela não me assusta (…) é uma mulher de uma forçaincomum, que nunca soube encontrar alguém capaz de desafiá-la. Ela deseja muitoser subjugada, de uma maneira que é própria a todas as mulheres, mas ela nãoencontra alguém com fogo o suficiente para incendiá-la”.

Brando eMagnani acabaram não subindo juntos ao palco. Mas eles ficaram com os papéis naadaptação do texto de Williams feita em 1959, por Sidney Lumet, no filme “Vidasem fuga”. Veja um trecho do filme abaixo:

Recomendamos para você