Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 18.12.2014 18.12.2014

Sete séries literárias que chegaram ao fim em 2014

Por Andréia Martins
2014 está chegando ao fim. Ao longo do ano, algumas séries literárias também chegaram ao tão esperado capítulo final. Entre elas, fenômenos da literatura juvenil como as sagas Heróis do Olimpo, de Rick Riordan, e Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare.
Para facilitar a vida de quem é fã desse tipo de coleção ou quer começar uma dessas histórias já sabendo que não vai precisar esperar tanto tempo pelo desfecho, listamos sete séries literárias encerradas neste ano.
OS HERÓIS DO OLIMPO, DE RICK RIORDAN
O Sangue do Olimpo encerrou a série de cinco livros Os heróis do Olimpo (Intrínseca). Na história, o criador do personagem Percy Jackson reuniu sete semideuses que, juntos, precisavam lutar para impedir o despertar da deusa da terra, Gaia. Foram quatro anos até o desfecho da história, que era uma continuação de Percy Jackson e os Olimpianos.
Depois de se dedicar a obras com referências às mitologias grega e romana, agora o escritor Rick Riordan vai se dedicar ao panteão nórdico em seu próximo livro, Magnus Chase and the Gods of Asgard (“Magnus Chase e os deuses de Asgard”, em tradução literal), com previsão de lançamento para a primavera de 2015 nos Estados Unidos.
A série completa: O Herói Perdido (2010), O Filho de Netuno (2011), A Marca de Atena (2012), A Casa de Hades (2013) e O Sangue do Olimpo (2014).
TRILOGIA SLAMMED, DE COOLEN HOOVER
A trilogia Slammed marcou a estreia da autora norte-americana Coolen Hoover. A história mostra uma família que, após a morte repentina do pai, muda-se do Texas para Michigan, nos EUA. Em sua nova casa, Layken, de 18 anos, e seu vizinho Will se apaixonam. O relacionamento vai enfrentar muitos obstáculos e adversidades.
O último volume da coleção, Essa Garota (Galera Record), foi lançado em setembro, encerrando a série. O formato do livro, no entanto, chama a atenção: ele traz toda a história do primeiro título, Métrica, recontada do ponto de vista de Will.
Série completa: Métrica (2013), Pausa (2013) e Essa Garota (2014).
SÉRIE DIVERGENTE, DE VERONICA ROTH
A autora norte-americana conquistou milhares de jovens leitores com a trilogia distópica Divergente (Rocco), que se passa numa Chicago futurista, onde a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição.
Convergente, terceiro e último volume da série, saiu em julho deste ano e dividiu opiniões. Segundo os fãs, o livro se concentra mais em explicar fatos e acontecimentos do que em cenas de ação – muito presentes nos títulos anteriores.
Agora os fãs esperam a conclusão das adaptações da série para o cinema – o segundo filme, A Série Divergente: Insurgente, tem estreia prevista para março de 2015 nos EUA (veja o teaser abaixo) – e pode aproveitar um volume extra da série, o livro Quatro – Histórias da Série Divergente, com três cenas inéditas contadas do ponto de vista do personagem Tobias Quatro.
A série completa: Divergente (2011), Insurgente (2012) e Convergente (2014).
O SÉCULO, DE KEN FOLLETT
Durante toda a trilogia O Século (Arqueiro), Ken Follett narrou a saga de cinco famílias – americana, alemã, russa, inglesa e escocesa. O objetivo da série era abordar os principais acontecimentos políticos e sociais do século 20 em narrativa ficcional, em uma trama que se inicia nos anos 1960 e termina nos anos 2000. Follett veio ao Brasil durante a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar o volume final da coleção, Eternidade por um Fio.
A série completa: Queda de Gigantes (2010), Inverno do Mundo (2012) e Eternidade por um Fio (2014).
INSTRUMENTOS MORTAIS, DE CASSANDRA CLARE
Cidade do Fogo Celestial foi o sexto e último livro de uma das séries juvenis de maior sucesso nos últimos anos: Os Instrumentos Mortais (Galera Record), da autora Cassandra Clare.
Na linha de outras franquias literárias de sucesso, a de Cassandra já teve os direitos comprados para ser adaptada para o cinema e pode, além disso, virar uma série de TV. Fora isso, a autora já tem uma dezena de livros programados até 2017.
Mas os fãs dos caçadores de sombras não ficarão órfãos: para 2015, Cassandra vai lançar contos sobre o Instituto dos Caçadores de Sombras ao lado dos autores Sarah Rees Breenan, Robin Wasserman e Maureen Johnson. A ideia é lançar um texto por mês a partir de fevereiro.
TRILOGIA 1Q84, DE HARUKI MURAKAMI
O autor mais pop do Japão e candidato ao Nobel da Paz também encerrou sua trilogia 1Q84 (Alfaguara) em 2014. A história se passa em Tóquio, no ano de 1984. Aomame, uma mulher que esconde sua profissão de assassina, é enviada para matar um homem numa missão que vai mudar sua vida. Em paralelo, Tengo, professor de matemática e aspirante a escritor, envolve-se em um misterioso projeto de reescrever um romance de autoria de uma menina de 17 anos. Ao longo da trilogia, o autor vai acompanhando a aproximação desses dois personagens.
Série completa: 1Q84 Livro 1 (2014), Livro 2 (2014) e Livro 3 (2014).
TRILOGIA DELÍRIO, DE LAUREN OLIVER
O livro Réquiem é o capítulo final da história que tem como protagonista a garota Lena, uma jovem que sofre de amor, considerado uma doença pelo governo do mundo onde ela vive. Lena então deve fazer um tratamento, e toda a sua vida será organizada conforme a ordem vigente, mas ela desiste quando, poucos dias antes de começar a se tratar, apaixona-se e decide seguir a sua vontade. Bem, você pode imaginar o que isso vai acarretar…
Série completa: Delírio (2012), Pandemônio (2013) e Réquiem (2014).
Recomendamos para você