Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 01.11.2013 01.11.2013

Séries ‘Under the Dome’ e ‘Haven’ levam a fantasia de Stephen King para a TV

Por Willians Glauber

 
A partir do dia 4 de novembro, o público brasileiro acompanhará a cada semana um dos 13 episódios de Under the Dome, adaptação para a TV do livro Sob a Redoma (2009), de Stephen King. A produção marcou recorde de audiência nos Estados Unidos e chega ao Brasil pelo canal TNT.
 
Mas a estreante não é a única série atual que se baseia em uma obra de King. Haven, cuja 4ª temporada começou dia 13 de setembro em terras norte-americanas, também é uma adaptação de um dos livros do escritor, The Colorado Kid. No Brasil, ela é exibida pelo canal Syfy.
 
UNDER THE DOME 
 
Bem-vindo a Chester's Mill. Um lugar pacato, aparentemente como qualquer outra cidade do interior. É só mais um dia, tudo está funcionando como de costume, porém de repente uma redoma invisível (e que em breve revela-se impenetrável e indestrutível) cai sobre a cidadela, separando os moradores do restante do mundo.
 
“A maior marca registrada de Stephen King é o seu talento para contar com maestria e emoção o que acontece quando se colocam pessoas comuns diante de situações fantásticas”, aponta Boni Neto, webmaster do site King of Maine.
 
Mesmo presos, os cidadãos não estão a salvo e nenhum segredo está seguro. Apesar do desespero gerado pela reclusão, há muitos que lutam para que essa prisão nunca termine. Estando os moradores inalcançáveis, o que acontece se acabar a água, a eletricidade, a comida? Ah, você vai ter que assistir para saber.  
 
Mesmo fiel ao livro, a produção precisou passar por adaptações para ter vida longa na TV. Por exemplo: na obra os moradores de Chester's Mill ficam presos por um pouco mais de uma semana; na série, por outro lado, essa clausura poderá durar até mesmo anos.
 
Mas não pense que os roteiristas estão criando ao léu em cima do enredo visto no livro. O próprio Stephen King autorizou as mudanças e deu carta branca para que a equipe que roteiriza o seriado mexa no que bem entender, contanto que as premissas e a história principal do original sejam preservadas.
 
Stephen King participa de cada tomada de decisão dentro da série Under the Dome. As alterações na condução da trama são feitas com o aval do autor
E é preciso deixar claro que a série é uma adaptação de Sob a Redoma. Na prática, isso quer dizer que quem leu as 720 páginas do título não vai poder se gabar de já conhecer o final da história, pois talvez ele seja diferente na TV.
 
Assim, os leitores de Stephen King podem assistir a Under the Dome com outros olhos e se deparar com inúmeras novidades. Já os espectadores do seriado poderão ler Sob a Redoma sem medo de ficar sabendo dos grandes acontecimentos e do final que estão por vir na produção televisiva.  
 

Canal TNT

Estreia dia 4 de novembro
Segundas-feiras, às 22h30
 
CURIOSIDADES E BASTIDORES
 
  • Entre os produtores executivos estão Neal Baer (Plantão Médico), Brian K. Vaughan (Lost), Stephen King e Steven Spielberg. Vaughan foi quem adaptou o livro para a televisão.
  • O primeiro episódio teve uma audiência de 13,1 milhões de pessoas. O capítulo de estreia da série entrou para a história como o mais assistido de uma Summer Season no canal CBS dos Estados Unidos desde 2000.
  • Under the Dome já tem a 2ª temporada garantida, que retorna com mais 13 episódios em 2014.
Assista ao trailer dublado, com comentários do próprio Stephen King:
 
 
HAVEN
 
Uma cidade cuja tradução do nome é "refúgio" só pode esconder segredos interessantes. Em Haven, há diversos moradores com poderes especiais – alguns nasceram lá; outros decidiram adotar a vizinhança como um lar seguro para os que são diferentes. A intenção dos habitantes (nada comuns) é ter uma vida normal, ainda que entre eles haja quem possa criar tempestades e ventanias ao ficar nervoso, por exemplo.
 
Eis que a agente do FBI Audrey Park chega à cidade em busca de respostas para a morte de um ex-prisioneiro. Durante a investigação, ela se depara com pessoas capazes de coisas extraordinárias, como lançá-la contra um carro com um simples movimento da mão.
 
Mesmo depois de resolver o caso, ela decide ficar. Isso porque, no pouco tempo que permaneceu no local, descobriu pistas que podem levar a explicações sobre seu passado misterioso.
 
Haven já está na 4ª temporada e conquistou um público fiel. Quem gosta das obras de Stephen King tem todos os motivos para acompanhar o seriado
Com o passar do tempo e a descoberta de muitas habilidades sobrenaturais, a agente começa a ajudar os moradores a manterem esse segredo dentro da cidade, conectando-se àquele “mundo paralelo” mais do que poderia imaginar.
 

Canal Syfy

Segundas-feiras, às 23h
 
QUAL LIVRO DE KING VOCÊ GOSTARIA QUE SE TORNASSE SÉRIE?
 
O SaraivaConteúdo pediu para que Edilton Nunes, criador do site StephenKing.com.br, e Boni Neto, webmaster do portal King of Maine, dessem seus palpites sobre quais obras do autor renderiam boas produções para a TV. Será que você concorda com eles?
 

Edilton Nunes

"Ficaria com Novembro de 63, que narra a história de um homem que volta no tempo para impedir o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy. Duma Key, A Coisa e a série A Torre Negra (se tivesse um trabalho de produção do nível de Game of Thrones, por exemplo) com certeza [também] seriam muito interessantes de se acompanhar."
Boni Neto
"Creio que A Dança da Morte [renderia uma boa produção para a TV] por se tratar de um romance longo, com muitos personagens, cenários e situações. O livro tem potencial para se transformar num seriado de várias temporadas. Outra obra que daria uma boa série é A Torre Negra."
 
 
Recomendamos para você