Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 10.04.2013 10.04.2013

Série ‘Nashville’ traz à tona os bastidores da indústria musical

Por Willians Glauber
 
Os amantes de uma boa música e de uma trama recheada de personagens complexos têm motivos de sobra para ligar a TV a partir de 10 de abril. Essa é a data de estreia de Nashville (no canal Sony), uma série que acompanha a vida de estrelas da música e que nada tem a ver com outras produções do gênero, como Glee ou Smash.  
 
Ao longo dos episódios, serão mostrados os bastidores da indústria musical (apimentados com histórias da política também) na cidade de Nashville, um lugar conhecido por ser o berço de vários artistas country dos Estados Unidos. Um mote que traz à tona as protagonistas Rayna (vivida por Connie Britton) e Juliette (interpretada por Hayden Panettiere). 
 
UM DRAMA EMBALADO POR MÚSICAS
 
Rayna Jaymes é uma cantora de sucesso. Porém, ela já está na estrada há mais de 20 anos e seu título de Rainha do Country, não tem tanta força quanto antes. Com as mudanças na indústria da Música, ela precisa se renovar, dar novo fôlego à sua carreira. 
 
E essa renovação tem nome e sobrenome: Juliette Barnes, a nova sensação country do país. Rayna se vê obrigada a sair em turnê com a novata, um acordo que beneficiará a carreira das duas. Apesar da competição em cima dos palcos, ambas precisam lidar com problemas e situações delicadas em suas vidas pessoais.

“O espectador pode esperar personagens semelhantes a diversos tipos presentes hoje na indústria musical, seja a artista consagrada, a celebridade, os iniciantes, entre outros”, explica Rodolfo Lôbo, que escreve sobre Nashville para o site Seriadores Anônimos.  Esses outros, a que Lôbo se refere, são as demais histórias que também norteiam a trama da série.

 
Hayden Panettiere e Connie Britton à frente do elenco de Nashville, tida pela crítica norte-americana como a melhor estreia da temporada
 
O enredo principal gira em torno de Rayna e Juliette, mas ao longo dos episódios passamos a conhecer outras histórias, como a de Scarlett, por exemplo, uma compositora talentosa, bonita, mas que ainda não sabe ao certo o que quer para si mesma.
 
O namorado dela, Avery, é um músico muito esforçado que, apesar do apoio da namorada, acaba se vendo de escanteio quando as músicas dela encontram um lugar ao sol antes das suas. As vidas dos personagens acabam se entrelaçando de alguma maneira e resultam em desfechos inesperados.
 
Os homens de Nashville e seus violões. Ttodos eles têm em comum a presença de grandes mulheres em suas vidas
 
“O ponto forte de Nashville é a maturidade com que os temas são abordados. Ao colocar o gênero musical na sua sinopse, Nashville conseguiu fugir do foco nas canções em si e torná-las um algo a mais, não o principal”, comenta Gabriel Medeiros, que escreve reviews sobre a série para o site Semana em Série, parceiro do portal Up! Brasil. 
 
CONNIE E HAYDEN
 
O último papel de Connie Britton na TV norte-americana foi como protagonista da primeira temporada de American Horror Story, série pela qual recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz. 
 
Connie Britton (esquerda) ao lado de parte do elenco da primeira temporada de American Horror Story
 
Sua carreira na Televisão é extensa, mas Connie ficou muito conhecida por seu papel em Friday Night Lights, que durou cinco anos e lhe rendeu duas indicações ao Emmy de Melhor Atriz de Série de Drama. 
 
Hayden também ficou conhecida por uma produção em especial: ao se olhar para a loira, logo vem à cabeça a série Heroes. A atriz ficou mundialmente conhecida por dar vida à imortal Claire Bennet, protagonista da série que contava a história de pessoas dotadas de super poderes. Nashville marca o grande retorno de Hayden para a TV.
 
Hayden Panettiere em Heroes, série que deu à atriz fama mundial
 
“As duas estão fazendo muito bem o seu papel”, comenta Medeiros. Tão bem, que ambas foram indicadas ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (Connie) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hayden) por suas interpretações em Nashville.
 
A VERDADEIRA NASHVILLE
 
Apesar de a trama da série ser fictícia, Nashville é uma cidade real dos Estados Unidos,  conhecida justamente pelo cenário musical – a propósito, o apelido do lugar é Cidade da Música. 
 
Também batizada de Capital Mundial da Composição Musical, a cidade recebe compositores de todo o mundo e tornou-se um lugar de inspiração. O famoso bar Bluebird Cafe (visto na série), por exemplo, é conhecido por ser um ambiente bastante intimista, onde os compositores podem tocar suas músicas originais. 
 
O elenco de Nashville
 
Além dele, há mais de 130 espaços musicais pela cidade, entre pequenos pubs e grandes casas de shows. A diversão em Nashville é garantida durante os 365 dias do ano, devido ao número de atrações disponíveis para entreter quem passa por lá, de acordo com o blog oficial da cidade.
 
Nashville é a casa não só do country, mas também de todos os outros gêneros musicais.  Nomes como Elvis Presley, Kings of Leon, Bon Jovi e The White Stripes já passaram pelos estúdios de lá para gravar músicas e álbuns inteiros. 
 
Ela foi a primeira cidade a obter uma licença de transmissão FM nos EUA, em 1941. E a primeira turnê mundial de um grupo musical saiu de lá, no ano de 1800. Em Nashville está localizada a United Record Pressing, maior produtora de vinis de toda a América do Norte. 
 
PARA ACOMPANHAR NASHVILLE
 
A partir de 10 de abril

Canal Sony, às 21h

 
Confira o trailer e um teaser de Nashville:
 

 
 
 
Recomendamos para você