Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 25.05.2014 25.05.2014

Série “”Conhecendo a cena cultural dos campeões da Copa”” – Inglaterra

Por Fernanda Oliveira
 
A série de matérias que mostra os principais artistas da música, do cinema e da literatura dos campeões da Copa do Mundo de Futebol já falou da Alemanha, Argentina, Espanha e França. Nesta semana, é a vez da Inglaterra.
 
Listando nomes como Coldplay, Keane, Muse, Colin Firth, Daniel Radcliffe, Kate Beckinsale, J. K. Rowling e E. L. James, o SaraivaConteúdo percebeu que nós, brasileiros, estamos bastante "antenados" no que acontece no cenário cultural inglês.
 
No entanto, sempre pode haver uma surpresa, que acaba se tornando uma dica para você acompanhar o trabalho de um artista que ainda não conhecia.
 
Então, não deixe de conferir abaixo os súditos da Rainha Elizabeth II que têm se destacado atualmente no meio musical, cinematográfico e literário inglês.
 
 
 
E na próxima semana, a série continua com a tetra campeã Itália.
 
MÚSICA
 
1. Coldplay
Essa banda de rock britânica é reconhecida mundialmente. Tem como integrantes Chris Martin (vocalista), Guy Berryman (baixista), Jon Buckland (guitarrista) e Will Champion (baterista).
 
Eles alcançaram o sucesso com a música "Yellow" do álbum de estreia Parachutes (2000). No entanto, o disco Viva La Vida or Death and All His Friends (2008) é considerado por muitos como o melhor trabalho do grupo. Atualmente, a banda está divulgando o seu mais novo álbum: Ghost Stories (2014).
 
Assista ao clipe da música "Yellow".
 
 
2. Kaiser Chiefs
Banda indie composta por Ricky Wilson, Andrew White, Nick Baines, Simon Rix e Vijay Mistry. Em 2004, eles lançaram seu primeiro single: "Oh My God", que esgotou em três dias na Grã-Bretanha.
 
Pouco tempo depois, tiveram reconhecimento internacional com "I Predict a Riot", segundo single do grupo. Ambas músicas fazem parte do álbum de estreia Employment (2005). De lá para cá, foram produzidos mais quatro discos, sendo Education, Education, Education & War (2014) o mais recente.
 
Assista ao clipe de "I Predict a Riot".
 
3. Keane
Tom Chaplin (vocalista), Jesse Quin (baixista e percussionista), Richard Hughes (baterista) e Tim Rice-Oxley (compositor e pianista) compõem essa banda de rock britânica. Logo com o álbum de estreia, Hopes and Fears, ganharam visibilidade não só na Inglaterra, mas em todo mundo. "Everybody's Changing", "This Is the Last Time" e "Silenced by the Night" são alguns dos muitos singles de sucesso do grupo.
 
Assista ao clipe da música "Everybody's Changing".
 
4. Lily Allen
Essa cantora e compositora britânica ganhou notoriedade na internet, mas exatamente publicando suas canções no site MySpace. Com o reconhecimento no mundo virtual, conseguiu gravar seu primeiro álbum Alright, Still (2006), que tem o hit "Smile".
 
Depois vieram muitas outras músicas de sucesso no segundo disco It's Not Me, It's You (2009), como "The Fear", "Fuck You" e "Not Fair". Com o fim da Lily Allen Tour em 2010, a cantora deu uma pausa na sua carreira, retornando no ano passado com a divulgação do clipe da faixa "Hard Out Here" do seu terceiro disco Sheezus lançado este ano.
 
5. Muse
Muse é uma das bandas de rock de maior sucesso atualmente, não só na Grã-Bretanha. Com Matthew Bellamy (vocal, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão), foi fundada em 1994.
 
Entre os seis álbuns de sua discografia, o mais bem-sucedido é Resistence (2009), que superou o anterior Black Holes & Revelations (2006). Ele permaneceu semanas em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e de vários países europeus.
 
Assista ao clipe do hit "Madness".
 
CINEMA
 
1. Colin Firth
O público brasileiro já é bastante familiarizado com esse ator britânico. Com um currículo amplo e trabalhos de sucesso em seu país, Colin se tornou conhecido internacionalmente pelo papel de Mark Darcy no filme O Diário de Bridget Jones (2001). Em 2011, foi o vencedor do Oscar na categoria melhor ator por seu trabalho na produção O Discurso do Rei (2010).
 
2. Daniel Radcliffe
Esse ator britânico cresceu nas telas grandes interpretando Harry Potter. Foram cerca de dez anos trabalhando na filmagem da saga cinematográfica adaptada dos livros de J. K. Rowling. Assim como as obras literárias, os filmes também fizeram um grande sucesso e garantiram fama instantânea a Daniel.
 
O ator Daniel Radcliffe cresceu em frente às câmeras ao longo da saga cinematográfica Harry Potter
 
3. Hugh Hudson
Hugh Hudson é um diretor de cinema britânico. Seu primeiro filme Chariots of Fire (1981)  é o seu maior sucesso até hoje. Em 1982, essa produção foi premiada em quatro categorias do Oscar melhor fotografia, melhor roteiro, melhor figurino e melhor trilha sonora.
 
Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes é outro filme do diretor que teve grande reconhecimento da crítica e do público. África dos Meus Sonhos (2000) e Revolution Revisited (2008) são trabalhos mais recentes de Hugh.
 
4. Kate Beckinsale
Essa atriz inglesa iniciou sua carreira no cinema em filmes britânicos. Logo seguiu para Hollywood, conquistando seus primeiros papéis como protagonista de produções norte-americanas, como Pearl Harbor (2001) e Escrito nas Estrelas (2001). No entanto, foram os longas O Aviador (2004) e Click (2006) que lhe deram maior visibilidade. Ela também ganhou popularidade com a personagem Selene da série de filmes Anjos da Noite.
 
Kate Beckinsale em cena do filme O Aviador
 
5. Paul Greengrass
É um reconhecido diretor, produtor e roteirista britânico. Domingo Sangrento (2002) é um de seus grandes sucessos, sendo aclamado pela crítica. Já entre os mais populares, estão A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007). Capitão Phillips (2013) é o seu último trabalho, que inclusive foi indicado ao Oscar deste ano em duas categorias: melhor fotografia e melhor roteiro adaptado.
 
LITERATURA
 
1. E. L. James
Essa escritora britânica é internacionalmente conhecida pela trilogia erótica Cinquenta Tons de Cinza. O primeiro livro, Cinquenta Tons de Cinza (2011), tornou-se um best-seller e abriu caminho para o sucesso dos dois títulos seguintes: Cinquenta Tons Mais Escuros (2012) e Cinquenta Tons de Liberdade (2012). Vale destacar que E. L. iniciou na literatura com essas três obras, que, até o momento, resumem sua carreira.
 
 
2. J. K. Rowling
J. K. tem uma legião de fãs espalhada pelo mundo, dispensando grandes apresentações. É autora da saga Harry Potter, que se tornou um fenômeno no mercado literário, sendo traduzida para mais de 60 idiomas, e posteriormente também foi um grande sucesso nos cinemas com a adaptação dos livros.
 
 
Após o imenso sucesso junto ao público jovem, a escritora britânica resolveu se dedicar a obras adultas, como Morte Súbita (2012) e O Chamado do Cuco (2013).
 
Com o fim da saga Harry Potter, J. K. Rowling passou a se dedicar a livros adultos
 
3. Naomi Alderman
Estreou no mercado literário com a obra Disobedience (2006), que teve muito sucesso, sendo traduzida para dez línguas. Na sequência, lançou The Lessons (2010) e The Liars' Gospel (2012). Além de se dedicar à literatura, Naomi escreve para jornais e participa da criação de games, como Zombies, Run!.
 
4. Ned Beauman
Jovem escritor britânico que recebeu inúmeros prêmios. Tem dois romances no seu currículo: Boxer, Beetle (2010) e The Teleportation Accident (2012). Deve lançar ainda este ano sua terceira obra: Glow.
 
5. Terry Pratchett
É conhecido sobretudo pela série de literatura fantástica Discworld. Ela foi iniciada por A Cor da Magia, título publicado em 1983, sendo que essa coleção abrange atualmente um total de 39 livros. Unseen Academicals (2009), I Shall Wear Midnight (2010) e Snuff (2011) são os livros mais recentes da série.
 
Leia também outras matérias da série:
 
 
Recomendamos para você