Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Outros 28.04.2014 28.04.2014

Série “Conhecendo a cena cultural dos campeões da Copa” – Alemanha

Por Fernanda Oliveira
 
Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil, o SaraivaConteúdo se pergunta o que nós, brasileiros, conhecemos de fato sobre o cenário atual da música, do cinema e da literatura dos 32 países participantes.  
 
Se formos realmente sinceros, grande parte de nossas respostas será algo como “muito pouco”. Qual o cantor alemão do momento? E o mais popular escritor italiano da atualidade? O ator francês mais requisitado para filmes em seu país? Difícil saber, não é?
 
Procurando trazer um pouco mais da cultura dos dias de hoje de países que terão suas seleções em campos brasileiros, o SaraivaConteúdo fez uma lista com cinco representantes da música, do cinema e da literatura de sete países que farão parte da competição.
 
Por que sete? Convenhamos que o total de participantes é grande; então, foram selecionados alguns deles. Como a Copa 2014 é a edição que reunirá o maior número de campeões da história da competição, o grupo foi fechado considerando-se esse critério.
 
Portanto, ele é formado por Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai – só ficando de fora o Brasil, que não precisa entrar na lista, certo? A Alemanha dá início à série de matérias que serão publicadas semanalmente até o início da Copa, no dia 12 de junho, em São Paulo. Confira a seguir a primeira delas e continue acompanhando nas próximas semanas!
 
MÚSICA
 
1. Cro
É um rapper, produtor e designer alemão. Em suas músicas, há uma mistura de rap e pop, que ele mesmo define como “raop”. Sua identidade não é conhecida, já que ele usa uma máscara de urso panda em suas aparições públicas para manter a privacidade.
 
Confira o clipe da música “Einmal um die Welt”:
 
 
2. Die Ärzte
Banda punk rock de Berlim que aposta em letras bem-humoradas e controversas. Criada nos anos de 1980, ela tem como atuais integrantes o guitarrista Farin Urlaub, o baterista Bela B. e o baixista Rodrigo Gonzalez. Além de conquistar a Alemanha, o grupo também faz muito sucesso na Áustria e na Suíça.
                                                                                                            Nela König
A banda alemã de punk rock Die Ärzte
3. Silbermond
Formada em Bautzen, no estado da Saxônia, no ano 2000 (com o nome JAST), a banda de rock alemã Silbermond é composta por Stefanie Kloß (vocal), Johannes Stolle (baixista), Thomas Stolle (guitarrista) e Andreas Nowak (baterista). Mas o sucesso para o grupo só chegou cinco anos depois, com o lançamento de seu primeiro DVD: Verschwende Dein Zeit – Live.
 
Confira o clipe da música “Ja”:
 
 
4. Tim Bendzko
É um cantor e compositor alemão de música pop. Nascido em Berlim, é um artista relativamente novo no cenário musical do país, tendo seu primeiro disco, Wenn Worte meine Sprache wären, lançado em 2011. Antes do reconhecimento no meio musical, tentou carreira como jogador de futebol.
 
Confira o clipe da música “Unter die Haut”:
 
 
5. Xavier Naidoo
 
De origem sul-africana e indiana, esse cantor e compositor alemão é engajado em diversas causas e projetos. Ele escreve letras que falam sobre cristianismo e altruísmo e também sobre a luta contra a xenofobia. Apesar de fazer parte do grupo Söhne Mannheims, tem uma carreira solo reconhecida e premiada – inclusive, seu álbum Nicht Von Dieser Welt (1998) vendeu mais de 1 milhão de cópias. Wir Haben Alles Gute Vor Uns (2003) e Alles Kann Besser Werden Live (2010) são outros trabalhos do artista.
 
Confira o clipe da música “Der letzte Blick”:
 
 
CINEMA
 
1. Matthias Schweighöfer
Esse ator alemão é um verdadeiro astro em seu país, sendo muitas vezes garantia de grandes bilheterias. Entre os filmes que estrelou estão Baal (2004), Polly Blue Eyes (2005) e Russendisko (2012). Ele também é diretor, cuja estreia aconteceu em 2011 com a comédia romântica What a Man.
 
O ator alemão Matthias Schweighöfer em cena do seu mais recente filme Vaterfreuden (2014)
2. Götz George
Filho da atriz Berta Drews e do ator Heinrich George, Götz George seguiu os passos dos pais. Nascido em 1938, esse experiente ator alemão tem um currículo bastante extenso. Na sua filmografia estão Jacqueline (1959), Der Totmacher (1995) e recentemente Zettl (2012). No entanto, seu papel mais popular não foi no cinema, mas na série de TV dos anos 1980 Tatort.
 
Götz George em Zettl, filme mais recente estrelado pelo ator veterano
3. Heiner Lauterbach
Nascido na cidade de Colônia, esse ator iniciou sua carreira com filmes alemães de sucesso como Kolp (1983) e Männer (1985). Na ativa até hoje, seus mais recentes trabalhos são Schutzengel (2012), Harms (2013) e Stalingrad (2013). Também é muito conhecido por dublar estrelas de Hollywood, como Richard Gere, Kevin Costner e John Malkovich.
 
Heiner Lauterbach no filme Schutzengel
4. Moritz Bleibtreu
Com pais atores (Monica Bleibtreu e Hans Brenner), Moritz Bleibtreu começou a atuar ainda criança. Mas foi após estudar interpretação em Nova Iorque que realmente iniciou sua carreira como ator na Alemanha e, então, conquistou papéis em filmes de destaque, como Knockin' on Heaven's Door (1997), Corra, Lola, Corra (1998) e Das Experiment (2001). Ele recebeu um Urso de Prata (premiação do Festival de Cinema de Berlim) de melhor ator por seu trabalho em Elementarteilchen (2006).
 
Moritz Bleibtreu em cena do renomado filme alemão Corra, Lola, Corra
5. Til Schweiger
É um ator, diretor e produtor de cinema de grande sucesso. Tem sua própria produtora em Berlim: a Barefoot Film. Seu filme Keinohrhasen (2007) – que escreveu, produziu e dirigiu – é o maior sucesso nos cinemas alemães, com US$ 62 milhões de bilheteria. A sequência Zweiohrküken, lançada no ano seguinte, também teve um ótimo resultado, arrecadando US$ 45 milhões. Como ator, fez inúmeros longas alemães, mas também tem conquistado papéis em filmes de Hollywood, como Bastados Inglórios (2009), de Quentin Tarantino.
 
O alemão Til Schweiger tem aparecido em produções de Hollywood, como Bastados Inglórios
LITERATURA
 
1. Arno Strobel
É um escritor alemão que alcançou grande sucesso com o livro Magus – Die Bruderschaft (2007), que foi traduzido para sete idiomas. Ele também é conhecido pelos seus títulos de terror psicológico Der Trakt (2010), Das Wesen (2010), Das Skript (2012), Der Sarg (2013) e Das Rachespiel (2014).
 
O escritor alemão Arno Strobel
2. Cornelia Funke
Com o livro O Cavaleiro do Dragão (2005), a escritora alemã de literatura infantojuvenil permaneceu na lista dos mais vendidos do New York Times por 78 semanas. No entanto, ela tem outros grandes sucessos de venda e crítica, como a trilogia Coração de Tinta (2004) – que tem uma adaptação cinematográfica norte-americana -, Sangue de Tinta (2005) e Morte de Tinta (2008).
 
Cornelia Funke teve seu primeiro livro reconhecido internacionalmente com a obra O Cavaleiro do Dragão
3. Kerstin Gier
Famosa escritora alemã de ficção romântica. É autora de diversos best-sellers, entre eles a famosa trilogia Ruby Red, que abrange os títulos Ruby Red (2009), Sapphire Blue (2010) e Emerald Green (2010) – o primeiro já tem adaptação cinematográfica alemã e a continuação deve ser lançada nos cinemas ainda este ano. Os livros ainda não foram lançados no Brasil, mas Como Kerstin tem o título A Grama do Vizinho É Mais Verde (2011) publicado por aqui, talvez a trilogia chegue a terras brasileiras.
 
4. Nele Neuhaus
É uma importante escritora de livros de suspense policial, com destaque para as obras com a dupla de investigadores Oliver von Bodenstein e Pia Kirchhoff, que a tornaram uma das autoras do gênero mais lidas na Alemanha. A tiragem dessas histórias já chegou a mais de 3,5 milhões de cópias vendidas na Alemanha, e os direitos já foram adquiridos para mais de 20 países, inclusive para o Brasil. Já lançado por aqui, Branca de Neve Tem que Morrer (2011) é outro sucesso da autora.
 
5. Sebastian Fitzek
A estreia desse escritor e jornalista alemão com Die Therapie (2006) lhe garantiu seu primeiro best-seller na Alemanha. Seus dois livros seguintes, Amokspiel (2007) e Das Kind (2008), consagraram-no como um grande autor de terror psicológico.
 
 
Recomendamos para você