Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 30.09.2011 30.09.2011

Saraiva resgata a juventude dos clássicos

Por Daniel Louzada
A Livraria Saraiva e a Nova Fronteira lançam a Coleção Saraiva de Bolso, iniciativa que dá prosseguimento à parceria da Saraiva com editoras – trabalho que reflete um compromisso com a difusão de livros clássicos e contemporâneos para o maior número de leitores. Antecipada por ações como a Biblioteca Saraiva e o Vira-Vira Saraiva, agora a empresa apresenta uma proposta cujo centro é uma nova coleção de pocket books.
Baseada no tripé portabilidade-variedade-preço, a Livraria Saraiva materializa seu objetivo – a construção de leitores – e, nesse sentido, extrapola a própria fronteira do livro tradicional ao lançar as obras também em formato digital.
Para o diretor-presidente da Livraria Saraiva, Marcílio Pousada, “a Saraiva de Bolso vai ao encontro de uma ideia antiga da Livraria Saraiva de proporcionar aos nossos clientes a possibilidade de aquisição de obras clássicas a um preço acessível, tanto no meio físico como no digital. O acervo disponibilizado pela Nova Fronteira é um verdadeiro presente para todos os nossos clientes e o modelo de negócio vai permitir que outras editoras possam fazer parte desse projeto no futuro”.
Jorge Carneiro, presidente das Empresas Ediouro Publicações ressalta que “recentemente, as Empresas Ediouro reafirmaram a força da marca Nova Fronteira reunindo, sob este selo, o conjunto das obras e dos autores editados em mais de 70 anos dedicados ao livro. No entanto, um livro só cumpre seu papel se encontra o seu leitor, e é a feliz repetição deste encontro no tempo que constrói a carreira das grandes obras clássicas. Tal percurso só é possível com o trabalho de parceiros com essa visão estratégica de mercado: o compromisso de formar e renovar leitores, apresentando produtos com qualidade e preço adequados. A Livraria Saraiva ocupa esse lugar de destaque no nosso cenário e nos honra com a parceria que resulta na belíssima coleção Saraiva de Bolso”.
 
O universo no bolso
Com apuro editorial e gráfico, textos integrais, qualidade nas traduções e uma seleção ampla de títulos, a Coleção Saraiva de Bolso reúne o melhor da literatura clássica e moderna ao publicar as obras dos principais escritores brasileiros e estrangeiros que tanto influenciam o nosso jeito de pensar.
Ficção, poesia, teatro, ciências humanas, literatura infantojuvenil, entre outros textos, estão contemplados numa espécie de biblioteca básica recomendável a todo leitor, jovem ou experimentado.
O primeiro lote trouxe 40 títulos de autores como Machado de Assis, William Shakespeare, Agatha Christie, Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues, Friedrich Nietzsche e Jane Austen, entre outros.
Já no time de tradutores há nomes como Clarice Lispector, Carlos Alberto Nunes e Ivo Barroso. Além disso, várias obras contam com prefácios ou introduções de ensaístas como Otto Maria Carpeaux e Lygia Fagundes Telles.
O que vem por aí e editoras parceiras
A partir deste mês de outubro saem mais 15 títulos por mês. Livros como A Metamorfose e O Processo, de Franz Kafka, e um clássico de um dos maiores historiadores vivos, Eric Hobsbawm, Nações e Nacionalismo − desde 1780, já estão no forno.
Partindo do extraordinário patrimônio editorial da Nova Fronteira, a coleção é contemplada, já em seu primeiro lote, por dois títulos que são frutos de outras parcerias que endossam o projeto. A Almedina, grupo editorial português com inúmeras obras referenciais, contribui com a tradução de O Anticristo, de Friedrich Nietzsche; a Paz e Terra, tradicional casa de ciências humanas, com a de O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.
O traço do artista
A cara da Saraiva de Bolso é dada pelo colorido das capas e pelo talento ímpar do desenhista carioca Cássio Loredano, que, com seu notável traço, interpreta cada autor. Loredano é um artista consagrado por seu trabalho, a arte da caricatura, mas entusiasmou-se com a proposta da coleção e decidiu ilustrar todas as capas, redesenhando personagens ou criando novos desenhos.
Acessibilidade e meio ambiente
Atributo essencial da coleção, a acessibilidade não se justifica apenas pelas características físicas do livro de bolso, essa antiga invenção, mas também pelo fato de que 90% do catálogo está disponível simultaneamente no formato digital e com preços 30% mais baratos que a edição em papel.
Outra preocupação do projeto foi idealizar um produto ambientalmente responsável. Por isso, foi firmado acordo com a International Paper, empresa que fornece o papel certificado Chambril Avena, papel que proporciona maior conforto visual durante a leitura.
Linha de produtos e Clube do Livro
A Coleção Saraiva de Bolso nasceu como um projeto expansível a diversos formatos e plataformas. Além do conteúdo digital, já no seu início traz uma linha exclusiva de produtos com a mesma identidade visual dos livros: são vários modelos de cadernetas e eco-bags também ilustrados por Cássio Loredano.
Por fim, outra novidade: em breve os títulos da coleção serão tema do Clube do Livro Saraiva nas lojas.
 
Recomendamos para você