Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 07.12.2017 07.12.2017

Saiba como montar um PC gamer ideal para você

Todo gamer entende o quanto é indispensável ter uma máquina de alta performance que aguente e consiga rodar todos os seus jogos, até os mais pesados. Se você faz parte desse time, sabe que é importante ter uma estratégia na hora de montar um PC gamer. Por isso, vamos fazer aqui um passo a passo mostrando exatamente como realizar esse processo. Confira!

Passo a passo de como montar um PC gamer

Antes de iniciarmos o tutorial, achamos importante destacar que um bom PC gamer é aquele que tem equilíbrio entre seus componentes. Por isso não adianta nada gastar muita grana em uma peça e deixar as outras de lado — e isso inclui também os periféricos.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo!

1. Placa de vídeo

O primeiro passo para montar um PC gamer é escolher uma boa placa de vídeo. Como o objetivo é ter uma máquina especialmente boa para jogos, essa é a base, já que é daí que vem a tão desejada qualidade gráfica.

2. Processador

Uma placa de vídeo muito boa com um processador mediano vai levar ao tão temido gargalo. Para evitar essa situação, é importante procurar processadores realmente bons, aqueles mais atuais e que sejam compatíveis com a sua placa mãe.

3. Fonte

Você sabe o quanto sua placa de vídeo consome de energia? Esse é o principal dado na hora de dar o terceiro passo no processo de montar um PC gamer: escolher a fonte. A placa de vídeo é a peça que mais consome energia e em sua embalagem sempre vem a informação de qual é a voltagem mínima para uma fonte suportá-la juntamente com os outros componentes da máquina.

Para ter certeza de que está adquirindo uma fonte realmente boa, procure por marcas reconhecidas e escolha uma que tenha PFC ativo e selo 80plus.

4. Placa-mãe

A principal informação que você deve ter em mente ao escolher a sua placa-mãe é que ela deve ser compatível com o processador. Ao contrário do que muitos pensam, uma placa-mãe intermediária ou mesmo de entrada já é suficiente para montar um PC gamer.

5. Memória

Outra ideia comum que é muito equivocada é que ter muita memória RAM melhora o rendimento de um computador. Na verdade, basta que a placa-mãe e a memória sejam compatíveis. Uma memória de 8GB a 16GB já dá conta do recado tranquilamente.

Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados