Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 10.03.2010 10.03.2010

Sabonetes encharcado de rock n’ roll

Publicado originalmente por Natasha Ramos no blog Palco Alternativo
Foto de Diego Cagnato

A banda curitibana Sabonetes é daquelas com pretensão e empenho suficientes para alçar vôo alto. Na ativa desde 2004 e levando um álbum recém lançado na bagagem, os quatro rapazes deixaram a capital paranaense, há menos de um ano, para vir a São Paulo investir no trabalho de divulgação da banda.

“Estamos há cinco meses aqui. Julgamos que, após ter lançado o disco, era o melhor lugar para se estar e fazer uma boa divulgação”, comenta Alexandre, baterista da Sabonetes.

No começo, no entanto, a proposta da Sabonetes era muito mais simples: “Montamos uma banda para frequentar as festas sem pagar para entrar”, conta Alexandre. Ele, João Davi (baixo), Artur (voz/guitarra) e Wonder (guitarra) se conheceram no curso de comunicação social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assim como a proposta inicial, o nome da banda também era provisório e de brincadeira. “Acabou que a banda foi durando e o nome também”, comenta o baterista.

Músicas

Quando o assunto é música, os caras não tem preconceitos. “Ouvimos de absolutamente tudo”, comenta Alexandre. “Desde os cânones, Beatles e rock clássico, passando por muita música brasileira, seja rock, samba ou bossa, até os artistas da nossa geração, como Radiohead e Supergrass”. No entanto, é visível algumas influências mais fortemente no som dos caras, como Franz Ferdinand e  bandas que tocam um rock dançante, à Klaxons.

A banda lançou seu álbum de estréia  homônimo (independente), em 10 de janeiro, para download no site http://www.sabonetes.net/ —o disco físico chegou às lojas em fevereiro.

Antes disso, porém, eles já levavam na bagagem o EP Descontrolada, lançado em maio de 2008, com três músicas, que estão no début. Destaque para os riffs de guitarra e os coros de “ô-ô-ô-uô-ô” da faixa “Enquanto os Outros Dormem” e a empolgante “Haicai”.

Além das músicas, os vídeos da banda demonstram um trabalho mais elaborado. “Como viemos da Comunicação, temos alguma intimidade com o meio audiovisual e sua produção”, comenta Alexandre, quem edita os vídeos da banda e estudou alguns semestres no curso de Cinema na Faculdade de Artes de Curitiba.

No MySpace do grupo é possível encontrar alguns clipes e vinheta promocionais do CD.

Shows

Dos lugares onde já se apresentaram estão Porto Alegre, Santa Maria, Florianópolis, Joinville, Blumenal, Balneário Camburiú, Maringá, Belo Horizonte e São Paulo, além de diversos bares de Curitiba.

Ao que tudo indica, este é só o começo do vôo da Sabonetes que deve ir longe. A banda pretende viajar por todo o Brasil para divulgar as faixas do primeiro álbum e já tem fechado mini-turnês pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outras datas de shows, você confere na videoagenda da banda:

> Confira o trabalho da banda no site oficial, MySpace, canal no Youtube e no twitter

Recomendamos para você