Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 05.11.2013 05.11.2013

Roteiro da língua portuguesa no Brasil

Por Priscila Roque
 
O Português está entre as dez línguas mais faladas no mundo. No Brasil, o idioma tem formas próprias, influenciado não somente pelos portugueses, mas também por africanos e indígenas.
 
O Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de maio. Entretanto, o maior país lusófono possui uma data comemorativa própria. Desde 2006, o dia 5 de novembro é dedicado ao português brasileiro, em memória ao aniversário de Rui Barbosa, grande defensor do idioma.
 
O SaraivaConteúdo aproveitou o momento para montar um roteiro da língua portuguesa focado no aprendizado, no estudo e na diversão. Escolha os locais que mais despertam o seu interesse e não deixe de visitá-los.
 
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
 
Por que visitar? Este, que é um dos museus nacionais mais frequentados, utiliza artifícios modernos e interativos para aproximar o brasileiro de seu idioma.
 
Não deixe de ver: o terceiro andar mantém uma espécie de "planetário" permanente da língua. Os visitantes sentam-se em uma sala escura, onde são projetados poemas conhecidos, interpretados por diversos artistas, como Arnaldo Antunes, Bete Coelho, Chico Buarque e Maria Bethânia.
 
Local: Praça da Luz, s/n – São Paulo/ SP
 
Informações: www.museulinguaportuguesa.org.br
 
BOSQUE DE PORTUGAL
 
Por que visitar? O jardim abriga o Memorial da Língua Portuguesa, com oito pilares representando os países que adotam o idioma: Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor-Leste.
 

Não deixe de ver: na trilha do bosque, há réplicas de azulejos com versos de grandes poetas da língua portuguesa, como Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Olavo Bilac e Luiz de Camões.

 
Trecho do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias
 
Local: Rua Fagundes Varela, s/n – Curitiba/ PR
 
Informações: www.curitiba.pr.gov.br
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
 
Por que visitar? O arquivo da ABL (Academia Brasileira de Letras) guarda correspondências, originais de obras literárias, fotografias e diversos outros documentos acumulados desde sua fundação, em 1897.
 
Não deixe de ver: a Sala Machado de Assis, no Petit Trianon. Ela é repleta de objetos pessoais do escritor, como livros de sua biblioteca e a escrivaninha onde trabalhava. No segundo pavimento do Centro Cultural da ABL, encontra-se também o Núcleo de Informação e Referência sobre o autor.
 
                                                                                                              Guilherme Gonçalves/ ABL
A Sala Machado de Assis revela um pouco da vida pessoal do escritor
 
Local: Avenida Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro/ RJ
 
Informações: www.academia.org.br
 
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
 
Por que visitar? O edifício de arquitetura neo-manuelina que abriga o Real Gabinete é um dos mais antigos do centro do Rio de Janeiro. Além disso, a instituição é um dos principais símbolos de Portugal no Brasil.
 

Não deixe de ver: a biblioteca, com cerca de 300 mil volumes desde o século 16, é seu maior chamariz. Nela, estão exemplares de obras raras, como duas edições de Os Lusíadas (1572 e 1670), de Luiz de Camões.

                                                                                                                                      Edu Mendes
A grandiosidade da biblioteca do Real Gabinete impressiona 
 
Local: Rua Luiz de Camões, 30 – Rio de Janeiro/ RJ
 
Informações: www.realgabinete.com.br
 
CASA DE JORGE AMADO
 
Por que visitar? O local guarda objetos pessoais e um grande acervo daquele que é considerado por muitos o maior romancista de todos os tempos do Brasil.
 
Não deixe de ver: as publicações do programa editorial Casa de Palavras, que tem como objetivo estimular e desenvolver o fazer literário brasileiro.
 
Casa de Jorge Amado no Largo do Pelourinho, em Salvador
 
Local: Largo do Pelourinho, 51 – Salvador/ BA
 
Informações: www.jorgeamado.org.br
 
LÍNGUA PORTUGUESA NO EXTERIOR
 
FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO
 
Por que visitar? A Casa dos Bicos, datada de 1523, é sede da Fundação José Saramago desde 2012. Nesse local, é possível encontrar a biblioteca e o acervo pessoal do autor. De frente para o Rio Tejo, no jardim da Casa e sob uma oliveira centenária, estão depositadas as cinzas do primeiro escritor da língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura.
 
Saramago foi o primeiro escritor da língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura 
 
Local: Casa dos Bicos – Rua dos Bacalhoeiros, s/n – Lisboa/ Portugal
 
Informações: www.josesaramago.org
 
INSTITUTO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
 
Por que visitar? O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), fundado em 1999, fica no centro histórico da Ilha de Santiago (Cabo Verde) e promove eventos e discussões para enriquecer e difundir o idioma. A visitação ao local é livre.
 
O IILP está aberto à visitação do público geral
 
Local: Avenida Andrade Corvo, 8 – Ilha de Santiago/Cabo Verde
 
Informações: www.iilp.org.cv
 
Recomendamos para você