Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 19.06.2013 19.06.2013

Rosana Jatobá e convidados falam sobre Moda Sustentável na Saraiva do Morumbi

 
Por Andreia Mayumi
Comunicação / SP
 
Na segunda edição da Semana Sustentável Saraiva o destaque da programação de São Paulo foi o bate-papo mediado pela jornalista Rosana Jatobá (Portal Jatobá) com o tema Moda Sustentável.
 
                                                                                                                                 Paulo Guimarães 
 
 
O evento foi realizado na Saraiva do MorumbiShopping no início do mês e contou com a participação do professor e historiador João Braga e das designers Raquell Guimarães (Doiséller) e Andréa Fasanello (ModaFusion). 
 
                                                                                                                                  Paulo Guimarães
Da esquerda para direita: João Braga, Rosana Jatobá, Raquell Guimarães e Andréa Fasanello

 

Raquell Guimarães falou sobre o projeto Doisélles, grife de tricô e crochê que exporta seu produto para grandes marcas da Europa. A designer utiliza lã e linhas descartados por outras fábricas têxteis aqui no Brasil para tecer suas peças. Além disso Raquell capacitou um grupo de presidiários de Minas Gerais que hoje são sua mão-de-obra na confecção das peças artesanais.

                                                                                                                           Divulgação

 

João Braga e Andréa Fasanello falaram sobre o paradoxo entre a moda e a sustentabilidade. "Não tem como ter uma cadeia produtiva da moda totalmente sustentável, o que conseguimos é diminuir os impactos do processo produtivo ao meio ambiente", afirmou a designer. "Cada marca tenta  propor alternativas viáveis que se baseiem em um ou dois tripés da sustentabilidade, eu por exemplo, teria que rastrear se a água que a ovelha bebe é tratada quimicamente ou não. Às vezes fica inviável para o empresário, então minha proposta foi investir no capital humano", defendeu Raquell. 

 

                                                                                                                                Paulo Guimarães 

Essa foi a segunda edição da Semana Sustentável Saraiva que contou com programação infantil e adulta em cerca de 43 lojas da rede.

  

Recomendamos para você