Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.05.2010 27.05.2010

Roman Polanski, o diretor fantasma

Por Vinicius Valente

Setodo jornalista tem um quê de escritor, o contrário também é válido. Quemconfirma é o protagonista do novo filme do polêmico diretor Roman Polanski, O escritor fantasma, que estréia nestasexta-feira, 28/05.

Nãosatisfeito com sua contratação milionária para escrever as memórias de umconhecido ex-premiê britânico, o personagem principal se deixa levar pelotípico faro jornalístico e inicia uma investigação sobre a suspeita carreira deseu cliente, dando início a uma trama de suspense de encher os olhos doespectador.

O longa terminou de ser filmado em maio de 2009, quatro meses antes de Polanskiser preso na Suíça. O diretor, confinado num chalé, acompanhou a montagem e a finalizaçãoa distância, por correio.

Quemdá vida ao protagonista é o ator escocês Ewan McGregor, que na história échamado apenas de fantasma, contribuindo para o clima de suspense do roteiro.Após a misteriosa morte do antigo escritor, o personagem é escolhido paracontinuar o bem pago trabalho de redação das memórias do político Adam Lang(Pierce Brosnan). Quando passa a freqüentar a milionária casa de seu cliente,situada numa ilha chuvosa, o escritor se vê envolvido em um escândalointernacional. Lang é acusado de violação de direitos humanos num contexto de crimesde guerra. Com a mansão rodeada por manifestantes e repórteres do mundointeiro, o fantasma começa a perder seu objetivo e a fazer parte da históriaque deveria estar escrevendo. Sem ter certeza em quem confiar, ele passa aseguir as pistas deixadas pelo escritor predecessor, duvidando desconfiando cadavez de sua morte e do caráter de Lang e sua equipe. Completam o elenco do longa, baseadono bestseller The Ghost, (Simon & Schuster), de Robert Harris, osatores Kim Cattrall, Olivia Williams, Tom Wilkinson, Timothy Hutton, RobertPugh, James Belushi e Eli Wallach.

Merecedestaque a cena em que o personagem de Pierce Brosnan afirma precisar viajar eseu assessor mostra preocupação em assegurar previamente que o país de  destino não tenha acordos de extradição, jáque o político estava sendo acusado de crimes de jurisdição internacional. Ironicamente,foi justo a ausência dessa preocupação que resultou na prisão do diretor.Polanski foi preso em setembro de 2009 ao chegar à Suíça para receber um prêmiono Festival de Cinema de Zurique. A justiça americana havia emitido um mandatode prisão contra o cineasta, acusando-o de ter abusado sexualmente de umamenina de 13 anos, em 1977.

Polanski,que tem no armário o Oscar de “Melhor diretor” com O pianista (2002), levou, em 2010, o Urso de Prata no Festival deBerlim pela direção de O escritorfantasma. O diretor, nascido na França em 1933, tem no currículo a direçãodos longas Cada um com seu cinema(2007), Oliver Twist (2005), A morte e a donzela (1994), Lua de Fel (1992), Busca frenética (1988), Piratas(1986) Chinatown (1974), O bebê de Rosemary (1968), A Dança dos vampiros (1967), entreoutros.

 

> Confira o site oficial de O escritor fantasma

> Assista ao trailer

Recomendamos para você