Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 11.03.2011 11.03.2011

RODAS DE LEITURA, PAIXÃO POR LIVROS

A escritora e poeta Suzana Vargas é uma dessas pessoas muito apaixonadas por literatura: além denão conseguir se afastar dos livros, ela tem alegria em compartilhar o prazerde ler uma boa história. Suzana é dona do Estação das Letras (espaço no Rio deJaneiro dedicado exclusivamente à literatura) e criadora do Rodas de Leitura –um projeto que voltou ao cenário cultural carioca em dezembro do ano passado,tendo o  premiado escritor CristovãoTezza como primeiro convidado desta nova fase.

Durante 13 anos, autores e personalidades seencontraram com o público ávido por livros para conversar sobre literatura.Nesse período, o Rodas de Leitura recebeu, no auditório do Centro CulturalBanco do Brasil, nomes prestigiados como Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado,Ferreira Gullar, Sergio Sant’Anna, Luis Fernando Verissimo, Zuenir VenturaeHaroldo de Campos, Benedito Nunes, Roberto Schwarz, Nicolau Sevcenko, JoséMiguel Wisnik, Jorge Amado, Dias Gomes, Lya Luft, além de atores,filósofos, psicanalistas e professores de literatura.

A estrela do evento, que agora acontece noAuditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, será Milton Hatoum. Na próxima segunda, 14/03, às 18h, o escritor do belíssimo Doisirmãos (Companhia das Letras, 2000), vencedor do Jabuti de 2001 na categoria Romance, vai conversar sobre oprocesso de criação de seus livros e da paixão pela leitura.

A obra de Hatoum, que finaliza o próximo livro no segundo semestre deste ano, conquista cada vez mais espaço fora do meio literário. Três de seus livros serão adaptados para o cinema e televisão:  Relato de um certo Oriente (Companhia das Letras, 1990), livro de estreia do escritor, será filmado por Marcelo Gomes, diretor de Cinema, aspirinas e urubus; o  premiado romance Dois irmãos fará parte da série “Quadrante”, da Rede Globo, pelas mãos de Luiz Fernando Carvalho; e o cineasta Guilherme Coelho, diretor do documentário Fala tu, está negociando os direitos da novela Órfãos do Eldorado (Companhia das Letras, 2008).

Suzana Vargas, autora de Leitura, uma aprendizagem de Prazer (José Olympio, 1997), já fechoua programação do mês de abril e maio com os clássicos: a imortal CleoniceBerardinelli, com Concerto de Poesia Portuguesa – Camões e Pessoa; e PauloBezerra com Clássicos Universais: uma leitura de Crime e castigo, deDostoievski.

A entrada é gratuita, basta seprogramar para chegar uma hora antes e pegar senha. Vale a pena, sem dúvida.

 > Assista à entrevista exclusiva com Milton Hatoum ao SaraivaConteúdo

Recomendamos para você