Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 12.11.2009 12.11.2009

REVISTA LAMA

O escritor curitibano Fabiano Vianna, o Fabz,criador do site de fotonovelas Crepúsculo, lança a Revista Lama – umapublicação que pretende instigar a produção de uma literatura pulp brasileira.

As revistas pulp, ou pulp fictions, foram publicadasprimeiramente nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, e eram assimchamadas por serem impressas em papel vagabundo e vendidas por alguns centavos.

“”Os escritores e ilustradores deste exemplar criaramseus contos de horror, suspense ou realismo fantástico com completa liberdadetemática. O resultado englobou temas bem distintos, criando assim uma ediçãomuito interessante. Criaturas, psicopatas, vampiros, detetives. Todos estãopresentes. Do terror ao suspense. Do realismo fantástico ao horrorinimaginável.””, afirma Vianna, no editorial da Lama.

A temática pulp se tornou um nicho rentável do mercadoeditorial no Brasil, e vários livros e revistas foram lançados. Dentre ostítulos nacionais mais famosos estavam Lupin, X-9, Meia-Noite, Emoção, MistérioMagazine e Detetive, a principal pulp brasileira.

       

Quem está na primeira edição da Revista Lama?

Os escritores: Ana Paula Maia, Fabiano Vianna, Luiz FelipeLeprevost, Assionara Souza, Martha Argel, Giulia Moon, Daniel Gonçalves,Rodriane DL, Gisele Pacola, Simone Campos e Emanuel R. Marques

Os ilustradores: Pianofuzz, Francisco Gusso, DanielGonçalves, Yan Sorgi, Mopa , Bruno Oliveira, Sueli Mendes e Firmorama.

No Rio de Janeiro, o lançamento da revista Lama será no dia14 de Novembro, no Cinemathèque, em Botafogo. E haverá ainda leitura de contosdia 17 no sebo Baratos da Ribeiro e oficina no projeto Oi Futuro dia 18.

 
>>> Veja fotos do lançamento em Curitiba e São Paulo.

Recomendamos para você