Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 22.12.2011 22.12.2011

Retrospectiva: veja o que rolou nas telonas em 2011

 
Por Luma Pereira
Cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte

Em 2011, o cinema emocionou o público com suas produções de comédia, drama, aventura, romance, animação, terror e ficção.
 
Cartazes de filmes nas paredes, sala escura, pipoca e refrigerante: de janeiro a dezembro, quais são seus filmes favoritos?
 
O SaraivaConteúdo preparou uma retrospectiva de cinema para você relembrar as produções mais marcantes.
 
 
 
 
 
 
Velhos conhecidos voltam ao estrelato
 
Zé Colmeia
Personagem de Hanna-Barbera, chegou aos cinemas em janeiro de 2011, com direção de Brevig. Mas o urso não foi sozinho: levou o fiel amigo Catatau e até o guarda Smith. No filme, o prefeito Brown quer fechar o parque Jellystone, e as personagens precisam impedi-lo.
 
Os Smurfs
Os seres azuis que moram em cogumelos aprontaram em Nova York, deixando o vilão Gargamel muito zangado. Dirigido por Gosnell, a estreia foi no dia 5 de agosto.
 
Os Muppets
A melhor releitura de clássico infantil do ano foi Os Muppets, dirigido por Bobin e lançado no dia 2 de dezembro. Criadas por Jim Henson, as criaturinhas passaram a pertencer à Disney, que comprou os direitos em 2004.
 
Cena de Os Muppets
 
No filme, Walter, Gary e Mary, fãs dos Muppets, têm de ajudá-los a salvar o teatro onde costumavam se apresentar, pois Tex Richman quer desapropriar o local para explorar petróleo. A aventura acaba reunindo as personagens, que haviam se separado.
 
E o Oscar vai para…
 
O Discurso do Rei
O Discurso do Rei e Cisne Negro concorreram ao Oscar de Melhor Filme. A vitória foi do primeiro, que contava a história George VI (Colin Firth), rei gago desde os quatro anos, que precisava realizar discursos para assumir o trono.
Em Cisne Negro, a bailarina Nina (Natalie Portman) consegue o papel principal na peça O Lago dos Cisnes. Ela vive conflitos internos, tem problemas com a mãe (Barbara Hershey) e sofre com a direção rigorosa de Thomas Leroy (Vincent Cassel). Nina topa o desafio de interpretar o cisne branco, bondoso, e também o negro, malvado.
 
Cena de Cisne Negro
 
A produção não venceu na categoria Melhor Filme, mas voltou vitoriosa para casa. A protagonista Natalie Portman ganhou o prêmio de Melhor Atriz e levou a estatueta dourada pela excelente atuação como Nina.
 
Autoria de cineastas
 
Woody Allen, Lars Von Trier e Pedro Almodóvar são diretores que sempre se destacam, dando aos filmes que dirigem um toque de autoria. Meia-Noite em Paris, Melancolia e A Pele que Habito merecem ser relembrados.
 
Meia-noite em Paris
 
Cena de Meia-noite em Paris
 
Allen mostra a imagem que se tem de uma Paris dos artistas e intelectuais. Por meio do realismo fantástico, Gil, um roteirista de Hollywood interpretado por Owen Wilson, acaba realizando seu sonho de conhecer personalidades como o pintor Pablo Picasso.
 
Melancolia
Em Melancolia, um planeta está prestes a destruir a Terra – é a perspectiva do inevitável fim, aos olhos de um dos idealizadores do Dogma 95. No elenco, Kirsten Dunst interpreta Justine e Alexander Skarsgard vive Michael.
 
A Pele que Habito
A Pele que Habito é sobre um cirurgião plástico (Antonio Banderas) que deseja criar, a partir do DNA humano e suíno, uma pele resistente – Richard Ledgard, então, esbarra em questões éticas da ciência e da vida. É como um Dr. Frankenstein moderno.
 
Brasil do cinema
 
No cenário brasileiro, três produções merecem destaque na retrospectiva de cinema 2011. O filme espírita As Mães de Chico Xavier , a comédia Cilada.com e a comédia/drama O Palhaço
 
As Mães de Chico Xavier
 
Cena de As Mães de Chico Xavier
No dia 1º de abril, estreou As Mães de Chico Xavier, sobre três mães que veem suas vidas mudarem totalmente, até que encontram o médium brasileiro, interpretado por Nelson Xavier. O elenco conta também com Caio Blat, que vive o jornalista Karl.
 
Cilada.com
Cilada.com é sobre o uso da internet hoje. Fernanda (Fernanda Paes Leme) expõe na rede um vídeo do namorado Bruno (Bruno Mazzeo), que acaba com a reputação dele. Os temas são amor, traição e os efeitos de quando a intimidade vai parar na internet.
 
O Palhaço
Em O Palhaço, dirigido e protagonizado por Selton Mello, Benjamin é um palhaço melancólico que sai pelo mundo em busca de respostas para questões universais da vida. Foi lançado em 28 de outubro de 2011.
 
Documentário estrangeiro no Brasil
 
Lixo Extraordinário
 
Cena de Lixo Extraordinário
Na categoria de documentário, não poderíamos deixar de mencionar Lixo Extraordinário, dirigido pela inglesa Lucy Walker, em parceria com os diretores brasileiros João Jardim, Karen Harley e Fernando Meirelles.
 
A produção, indicada ao Oscar em 2011, é sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz, que produziu obras de arte com o material reciclável de um dos maiores aterros sanitários do mundo, do Jardim Gramacho, localizado no Rio de Janeiro.
 
Y los hermanos también
 
Um Conto Chinês
 
Cena de Um Conto Chinês
O argentino Um Conto Chinês, dirigido por Borensztein, foi lançado no dia 2 de setembro. Ricardo Darín interpreta Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso. E Jun (Ignacio Huang) é um chinês que entra na vida do protagonista.
 
Um não fala o idioma do outro, e seus objetivos na vida são diferentes. Enquanto Roberto deseja se isolar, Jun quer encontrar seu único parente vivo. Convivem como estranhos e só se comunicam por meio de gestos, mas há algo em comum entre eles.
 
Os super-heróis saem dos quadrinhos
 
X-Men: Primeira Classe, dirigido por Vaughn, e Capitão América: O Primeiro Vingador, de Johnston, são dois bons filmes de aventura de 2011.
 
X-Men: Primeira Classe
 
Cena de X-Men: Primeira Classe
Inspirado nos quadrinhos da Marvel Comics, o primeiro conta o início da saga e como Charles Xavier e Erik Lensherr descobriram seus poderes, tornando-se Professor X e Magneto, respectivamente. Antes de serem inimigos, os rivais trabalharam juntos.
 
Capitão América
Capitão América: O Primeiro Vingador também vem da Marvel Comics, e é ambientado na época da Segunda Guerra Mundial. Conta a história de Steve Rogers, vivido por Chris Evans, rapaz fraco que deseja lutar no exército, mas nunca é aceito.
 
O General Chester Phillips (Tommy Lee Jones), então, o convida a participar de uma experiência científica que o deixa mais forte e capaz de lutar na guerra – ele vira o super-herói Capitão América e tem de deter o Caveira Vermelha, auxiliar de Hitler.
 
Fim da saga
 
No dia 15 de julho de 2011, estreou nos cinemas Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, último filme da saga do bruxinho da escritora inglesa J. K. Rowling.
 
Após oito produções cinematográficas, lançadas entre 2001 e 2011, Relíquias da Morte: Parte 2 fecha um ciclo. No desfecho, a batalha de Hogwarts chega ao mundo dos trouxas, e todos estão em perigo. A disputa final, porém, é entre Potter e Voldemort (Fiennes).
 
Agora, os colegas de elenco Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Roni) podem partir para outros trabalhos. Como já fez o ex-bruxo, que estrelou na peça Equus, de Peter Shaffer, e no remake de A Dama de Preto (Watkins).
 
Crepúsculo: o começo do fim
 
Amanhecer – Parte 1
Nem sempre os filmes de vampiros são de terror. A saga Crepúsculo é sobre o romance entre Edward Cullen e Isabella Swan, um vampiro e uma humana. Os filmes são adaptações dos livros de Stephenie Meyer, que começaram a ser lançados em 2005.
 
Crepúsculo (2008), Lua Nova ( 2009), Eclipse (2010) e, finalmente, Amanhecer 1 (2011). Este último estreou nos cinemas em 18 de novembro, e a história de amor continua: Bella e Edward se casam e vão ter um bebê.
 
Porém, a gravidez é de risco, já que a protagonista é uma humana carregando no ventre uma filha vampira. Esse é o início do fim da saga, que terminará na parte 2, com estreia prevista para novembro de 2012.
 
To be continued…
 
Quem pensou que já tinha visto todas as aventuras de Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp, se enganou. Em maio deste ano, estreou nos cinemas Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.
 
O capitão Sparrow reencontra um amor do passado: Angelica, vivida por Penélope Cruz – a entrada da atriz deu novo ar à franquia. Ambos desejam encontrar a Fonte da Juventude e vivem muitas aventuras até atingir esse objetivo.
 
Com direção de Rob Marshall, Piratas do Caribe ainda não chegou ao fim: este é o quarto filme da série, que teve início em 2003. O próximo já tem roteiro pronto, escrito por Terry Rossio, mas ainda não foi decidido o diretor nem a data de estreia.
 
Outra produção que ganhou continuação foi a comédia Se Beber, Não Case, dirigida por Todd Phillips. Phil (Bradley Cooper), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) vão para a Tailândia ver o casamento de Stu (Ed Helms) e arranjam muita confusão.
 
Se Beber não Case III logo começará a ser filmado também. Segundo o ator Bradley Cooper, as gravações terão início em setembro de 2012, e o filme provavelmente será ambientado em Los Angeles.
 
Vale a pela mencionar também:
 
Janeiro: Além da Vida, Desenrola , As Viagens de Gulliver e Biutiful .
Fevereiro: Bravura Indômita, 127 Horas e Bruna Surfistinha.
Março: Gnomeu & Julieta, com trilha sonora de Elton John e Lady Gaga, Corpos Celestes , Sexo Sem Compromisso , Rio – O Filme e O Retrato de Dorian Gray
Abril: Uma Manhã Gloriosa , Fúria sobre Rodas, Pânico 4 , A Garota da Capa Vermelha e Água para Elefantes 
Maio: Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio, Caminho da Liberdade e Um Novo Despertar 
Junho: Kung Fu Panda 2 , Qualquer Gato Vira-Lata e Carros 2 
Julho: Transformers – O Lado Oculto da Lua e Assalto ao Banco Central 
Agosto: A Árvore da Vida , Lanterna Verde, Confiar e Rei Leão 3D 
Setembro: Deu a Louca na Chapeuzinho 2 , O Homem do Futuro , Manda-Chuva: O Filme , Borboletas Negras , Premonição 5 e Amizade Colorida
Outubro: Uma Professora Muito Maluquinha, A Hora do Espanto, Capitães da AreiaMeu País , Os Três Mosqueteiros , Winter, o Golfinho, Atividade Paranormal 3  e Contágio 
Novembro: A Casa dos Sonhos, 11-11-11  e Happy Feet 2 
Dezembro: Operação Presente, O Gato de Botas, A Fera e Missão Impossível
 
 
 
Recomendamos para você