Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 26.12.2014 26.12.2014

Retrospectiva: os 14 álbuns internacionais que bombaram em 2014

Por Tiago Wonka
Mais um ano está em seu último suspiro. Sim, 2014 foi turbulento, mas deixou muitas lembranças boas. No mundo da música pop internacional, por exemplo, tivemos ótimas revelações como Sia e Iggy Azalea, trabalhos de grandes artistas, como Taylor Swift e U2, quebra de recordes e muitos hits que grudaram na cabeça.
Como não poderia deixar de ser, o SaraivaConteúdo entrou numa máquina do tempo, deu uma voltinha para refrescar a memória e preparou uma retrospectiva com os 14 álbuns que mais se destacaram e deram o que falar em 2014.
Confira:
1- TAYLOR SWIFT – 1989
Lançar seu disco no final do ano não tirou dela o título de lançamento mais bem-sucedido de 2014. A ex-cantora de country produziu desta vez um trabalho “oficialmente POP”, como a própria gosta de classificar (temos uma matéria bem legal sobre ela aqui).
Taylor bateu recorde de vendas na semana de lançamento, feito que não acontecia desde 2002, somando 1,2 milhão de cópias.
Além de dar à cantora a melhor estreia do ano, o álbum fez com que ela fosse a única artista a ter três trabalhos consecutivos batendo 1 milhão de cópias vendidas na primeira semana. Até agora foram lançados dois singles de 1989: “Shake It Off” , que já tem indicações ao Grammy 2015, e “Blank Space”, ambos dominando as paradas musicais mundiais. Para o ano que vem, Taylor ainda promete muitas surpresas extraídas de 1989.

2 – SIA – 1000 FORMS OF FEAR

Sia já era conhecida no meio musical por ser uma compositora de sucesso de grandes artistas, e este não é seu primeiro disco. É dela a música “Diamonds”, da Rihanna, por exemplo. Este ano ela resolveu caprichar ao lançar mais um trabalho próprio, e deu muito certo. 1000 Forms Of Fear é considerado um dos destaques do ano pela qualidade e potência vocal que a cantora demonstra, além da qualidade de suas composições.
Seu single “Chandelier” é uma melancólica balada explosiva, que gruda na cabeça no melhor estilo Adele. As apresentações ao vivo sempre trazem, como no clipe, bailarinas expressionistas, vestindo apenas collant bege e uma peruca loira, interpretando a música através da dança, enquanto Sia canta virada de costas. É de ficar de queixo caído!
3 – ED SHEERAN – X
Do Reino Unido para o mundo, o ruivo e carismático Ed Sheeran viu seu álbum X brilhar este ano, chegando a ser primeiro em vendas de 12 países. Os três singles, “Don’t”, “Thinking Out Loud” e “Sing”, sendo este o maior sucesso, impulsionaram o disco, que se tornou o mais executado do ano em serviços de streaming do mundo todo.
Foi indicado em duas categorias para o Grammy 2015: “Álbum do Ano” e “Melhor Álbum Vocal Pop”. E é um dos favoritos para levar o gramofone dourado para casa. Foi eleito pela Billboard e pelo Digital Spy como um dos 10 melhores discos de 2014. Se você ainda não conhece ou não ouviu, recomendamos, pois o cantor estará em turnê pelo Brasil ano que vem!

4 – SAM SMITH – IN THE LONELY HOUR

Sam Smith virou uma das revelações mais queridas do ano. O britânico (aliás, repararam como temos ingleses nesta lista?) ficou conhecido pela canção “Stay With Me”, que projetou seu álbum de estreia, In The Lonely Hour.

Sam se destacou por seu talento vocal, suas músicas de apelo emocional forte e pela qualidade de produção. Se alguém ainda duvida do potencial do moço de apenas 22 anos, saiba que ele lidera as indicações do Grammy Awards de 2015 e é um dos favoritos. “Money on my Mind” e “I’m not the Only One” foram outros singles extraídos de In The Lonely Hour.

5 – IGGY AZALEA – THE NEW CLASSIC

Destaque no rap e no pop, Iggy Azalea também roubou a cena em 2014. Aproveitando a falta de rappers mulheres, a australiana preencheu o espaço com um álbum arrebatador. O sucesso veio com o hit “Fancy”. O clipe da música é baseado no filme As Patricinhas de Beverly Hills, o que ajudou a popularizar a canção.
Na sequência, Iggy lançou “Black Widow” com a participação da cantora Rita Ora. Mais uma vez apostando no visual, o clipe é baseado em Kill Bill, filme de Tarantino. Além disso, ela foi a rapper feminina mais requisitada para colaborações em 2014. A lista inclui Jennifer Lopez, Ariana Grande e T.I.
Atualmente, Iggy trabalha no relançamento de seu disco Reclassified.
6 –  ARIANA GRANDE – MY EVERYTHING
Um dos grandes nomes do pop feminino deste ano foi Ariana Grande. A cantora ficou conhecida ao integrar o elenco da série adolescente Victorious, da Nickelodeon e, com sua voz muito comparada à de Mariah Carey, lançou em agosto de 2014 o álbum My Everything.
Seu principal hit, “Problem”, com a participação da rapper australiana Iggy Azalea – que também integra esta lista –, chegou ao topo dos charts do mundo todo. O segundo single, “Break Free”, em colaboração com DJ Zedd, também obteve ótima aceitação. Foi extraído de My Everything um terceiro single, “Love me Harder”. Ariana ainda fez uma colaboração com Jessie J ao lado da rapper Nicki Minaj, na canção “Bang Bang”, o que a deixou mais em evidência.
7 – LILY ALLEN – SHEEZUS
“Give me that crown, b**ch, I wanna be Sheezus”. Para quem ficou dois anos afastada e chegou a anunciar aposentadoria, Lily Allen não deixou a desejar e veio pegando seu lugar de volta com Sheezus. Debochada como sempre, Lily, que gosta de polemizar, escolheu como carro-chefe do trabalho “Hard Out Here”, uma música com letra feminista, em que a cantora ironiza o mundo da música pop dos dias atuais. E deu muito certo.
Cheio de ironia, uma das marcas de Lily, Sheezus é, de certa forma, uma volta às origens da inglesa e foi considerado pela crítica um dos melhores lançamentos do seu período. Além desta, o disco rendeu mais três músicas de trabalho: “Air Balloon”, “Our Time” e “URL Badman”.

8 – COLDPLAY – GHOST STORIES

Sim, nós amamos o Coldplay, e cada novo trabalho lançado pela banda é motivo para destaque. De Ghost Stories foram tirados os singles: “Magic”, “Midnight”, “A Sky Full of Stars” e “True Love”.
O disco é extremamente emocional, com letras para fazer você refletir sobre a vida – OK, sabemos que isso não é bem uma novidade –, pois foi composto por Chris Martin quando ele estava tendo problemas em seu relacionamento com a atriz Gwyneth Paltrow.
O Coldplay arriscou trabalhar com novos produtores mais conhecidos no cenário dance/eletrônico, como Avicii, Timbaland e Madeon. Com muitas críticas positivas, Ghost Stories está concorrendo ao Grammy 2015 na categoria “Melhor Álbum Pop”.
9 – PHARRELL – G I R L
“Because I`m Happyyyyyy”. Pharrell levou a melhor este ano e deve estar mesmo muito feliz. Isso devido ao sucesso da música “Happy”, que integrou a trilha sonora de uma das animações de maior êxito da Universal Studios: Meu Malvado Favorito 2.
“Happy” foi a música mais tocada de 2014 nos serviços de streaming de música, além de ser uma das canções mais baixadas do ano. Pharrell está muito bem se levarmos em conta que este é apenas seu segundo álbum. E está melhor ainda se contarmos que neste disco ele conseguiu colaborações com Justin Timberlake, Miley Cyrus, Alicia Keys, Daft Punk, entre outros. Ufa! Outras músicas de trabalho de Girl são: “Marilyn Monroe”, “Come Get It Bae”, “Gust of Wind” e “It Girl”.
10 – U2 – SONGS OF INNOCENCE
A forma nada convencional de divulgar Songs of Innocence deu aos veteranos do U2 a medalha de “Lançamento mais polêmico do ano”. Isso porque, de repente, todos os usuários de iPhone viram suas bibliotecas musicais invadidas pelo álbum, que foi disponibilizado de graça para 500 milhões de pessoas. Aconteceu com você também?
Trata-se do maior lançamento da história. Foi produzido pelo famoso Danger Mouse, responsável por hits do Gorillaz e The Black Keys, além de contar com participação da cantora sueca de indie rock Lykke Li. Apesar de tudo, Songs of Innocence entra na lista não só pelo barulho que fez, mas pela qualidade que o U2 trouxe depois de um hiato de cinco anos sem lançar nada. O disco foi indicado ao Grammy 2015 na categoria “Melhor Álbum de Rock”. Como diz o ditado: “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
11 – NICKI MINAJ – THE PINKPRINT
Demorou, mas chegou! Minaj, ouvindo que existia uma nova rapper no pedaço, resolveu aparecer e provar que ainda está no páreo. Ainda em maio lançou o primeiro single “Pills N Potions”, de seu álbum The Pinkprint.
Em agosto, Nicki divulgou o polêmico segundo single, “Anaconda”, maior sucesso da cantora. A música pegou tanto que segurou a rapper em alta até dezembro, quando finalmente o álbum foi lançado. Bem tarde, né? Podemos dizer que foi o único disco “bombante” de 2014 que não foi álbum. Atualmente, a cantora divulga seu terceiro single, “Only”. The Pinkprint tem a missão de afastar um pouco o pop e trazer as raízes do hip-hop de volta.
12 – SHAKIRA – SHAKIRA
A colombiana Shakira é a representante latina da lista. Em 2014, sua música “Dare (La La La)” foi eleita uma das canções oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014, que aconteceu no Brasil. A recepção foi tão grande que é considerada pelo público a música oficial, desbancando “We Are One”, do rapper Pitbull com as cantoras Jennifer Lopez e Cláudia Leitte. Foi feita inclusive uma versão da canção com participação especial de Carlinhos Brown.
O primeiro single deste álbum, “Can’t Remember to Forget You”, veio em janeiro, e com ele, como não poderia deixar de ser, sua versão em espanhol, “Nunca Me Acuerdo de Olvidarte”. A faixa tem a participação de Rihanna. “Empire” foi a balada que fechou os trabalhos de divulgação do disco.

13 – MAROON 5 – V

Ser um dos jurados do The Voice, um dos programas de maior audiência da televisão americana atualmente, com certeza ajudou Adam Levine a alavancar V, o quinto disco de estúdio de sua banda Maroon 5.
O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 200 e vendeu 164 mil cópias em sua semana de estreia nos Estados Unidos. Desse trabalho saíram os singles “Maps” e “Animals”, ambos presentes nos charts mundiais em boas posições. Ainda haverá um terceiro single, “Sugar”, que começará a ser trabalhado a partir de janeiro de 2015.
14 – ONE DIRECTION – FOUR
As directioners – como são chamadas as fãs da banda – ficaram loucas com Four, também lançado no final do ano, em novembro. Um dos maiores fenômenos teen dos últimos anos, o One Direction é dono do disco mais aguardado pelos adolescentes em 2014.
Com a colaboração de Ed Sheeran (outro que está nesta lista), os singles “Steal My Girl” e “Night Changes” levaram os britânicos a conseguir que Four fosse Top 10 em mais de 30 países, com seis álbuns de platina até agora. Ainda não sabemos como será o sucesso daqui para frente, mas a divulgação continua em 2015, ou seja, ainda teremos muitas surpresas por aí.

Muitos outros bons trabalhos foram lançados em 2014. Infelizmente não podemos elencar todos aqui, mas se você sentiu falta de algum, basta nos dizer nos comentários!

Recomendamos para você