Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.12.2014 23.12.2014

Retrospectiva – Adaptações de livros para o cinema

Por Fernanda Oliveira
 
Adaptações cinematográficas de livros não são novidade. No entanto, nos últimos anos, elas têm "invadido" os cinemas, atraindo um grande número de espectadores. Definitivamente, Hollywood tem investido "pesado" nessas produções.
 
"Afinal, é um investimento com retorno praticamente garantido: o dos fãs dos livros. Seja a adaptação de obras infantojuvenis, caso da saga Harry Potter (2001-2011), ou até de suspenses mais 'pesados', como Garota Exemplar (2014)", afirma Matheus Bonez, crítico do site Papo de Cinema.
 
Porém, ele ressalta que o sucesso não é certo, apesar de a possibilidade ser grande. "É necessário um cuidado com a produção e escolha de elenco, além de muito marketing e divulgação, para tornar o 'produto' um chamariz de bilheteria", adiciona o especialista, que acredita ser fundamental a distinção entre o público dos livros e o dos longas.
 
Para Bonez, é preciso respeitar a inteligência do espectador. "Nem todos que vão ver o filme (diria sua maioria, inclusive) leram o best-seller. É uma via de mão dupla em que um chama o sucesso do outro. Mas o que quero dizer com respeitar é saber entregar uma obra inteligível. Livros e filmes são plataformas muito diferentes".
 
Ele afirma que produtor, roteirista e/ou diretor não pode simplesmente adaptar a obra literária em seus mínimos detalhes. "Isso porque nem tudo é 'filmável'. Ou pode até ser, mas será que vale a pena? Às vezes, apenas manter a essência é melhor do que entregar tudo", explica o crítico de cinema.
 
"Não pode ser um filme apenas para os fãs dos livros, mas para qualquer pessoa que o assista. O grande problema em geral é que as pessoas confundem muito e comparam demais. Realmente, é complicado não associar o livro ao filme, afinal, um é adaptação do outro, mas um longa não deve ser a 'cópia' de uma obra literária", completa.
 
Considerando e, principalmente, trabalhando bem os aspectos apontados por Bonez, muitas adaptações cinematográficas de livros foram grandes sucessos de bilheteria ao longo de 2014 no Brasil. Há desde filmes de ação que tiram o fôlego dos espectadores até dramas que levam às lágrimas. O SaraivaConteúdo relembra os destaques do ano.
 
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!
 
 
O longa é adaptado do livro homônimo do escritor australiano Markus Zusak. Dirigido por Brian Percival, ele mostra a história de Liesel Meminger, que segue uma vida nova com sua família adotiva. A mudança acontece pois sua mãe comunista passa a ser perseguida pelos nazistas, vendo-se, então, obrigada a deixar a garota e seu irmão mais novo. Durante a viagem para a cidade da nova família, o menino morre e, em seu enterro, Liesel encontra seu primeiro livro. Assim, a garota passa a roubar obras literárias, desenvolvendo o gosto pela leitura em meio à dura realidade da Segunda Guerra Mundial.
 
 
O filme de Steve McQueen conta a história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) narrada no livro homônimo, publicado pela primeira vez em 1853. Negro nascido livre nos Estados Unidos, dividido em Norte abolicionista e Sul escravista, Northup tornou-se um homem culto e constituiu família em Nova York. No entanto, em 1841, foi sequestrado e vendido como escravo, passando a trabalhar em uma plantação de algodão na Louisiana até ser resgatado em 1853. "Um filme importante por tratar de forma tão crua um tema que é um câncer na história não só dos Estados Unidos, mas do mundo inteiro", afirma Bonez.
 
 
É uma adaptação cinematográfica do romance de fantasia Um Conto do Destino – Acredite Em Milagres, escrito pelo norte-americano Mark Helprin. A produção conta a história de amor entre Peter Lake (Colin Farrell) e Beverly (Jessica Brown Findlay). Ele é um ladrão que está fugindo de seu ex-patrão Pearly Soames (Russell Crowe), que também é um demônio que o persegue por não aceitar as trevas. Então, para conseguir dinheiro suficiente para ir para longe, o criminoso decide roubar uma mansão que parece vazia. Mas, ao entrar na propriedade, ele acaba encontrando Beverly Penn, uma garota extremamente doente com pouco tempo de vida, e ambos se apaixonam imediatamente. Pearly acredita que esse amor pode criar um milagre nocivo para os demônios e, então, continua sua "perseguição".
 
Negro nascido livre, Solomon Northup é sequestrado e vendido como escravos depois
Peter Lake e Jessica Brown Findlay vivem história de amor no filme Um Conto do Destino
 
 
Refém da Paixão é dirigido por Jason Reitman, reconhecido por longas como Juno e Amor Sem Escalas. Esse mais recente filme do diretor conta a história de Adele, que, após se divorciar, vive apenas com seu filho Henry (Gattlin Griffith). Um dia, em um supermercado, eles acabam sendo abordados por Frank (Josh Brolin), um fugitivo da polícia que os obriga a escondê-lo em sua casa. No entanto, com o passar do tempo, o que era um sequestro acaba resultando em um relacionamento entre Adele e Frank, que também assume a figura paterna que Henry sempre sentiu falta. O longa é baseado no livro Fim de Verão, da escritora norte-americana Joyce Maynard.
 
 
Dirigido por Neil Burger, Divergente é o primeiro filme adaptado da trilogia literária da autora norte-americana Veronica Roth, composta por Divergente, Insurgente e Convergente. Os outros dois livros também terão adaptações cinematográficas. O longa conta a história de Beatrice (Shailene Woodley), numa Chicago futurista dividida em cinco facções – Candor (Honestos), Abnegation (Altruístas), Dauntless (Corajosos), Amity (Pacíficos) e Erudite (Inteligentes). Aos 16 anos, todo adolescente precisa decidir em qual facção irá ingressar, mas, na sua vez, Beatrice descobre que é uma Divergente, ou seja, não se encaixa em nenhum grupo, e por isso é considerada perigosa.
 
Em Refém da Paixão, Adele e seu filho Henry estabelecem um relacionamento com o fugitivo Frank
A atriz Shailene Woodley vive Beatrice, a protagonista de Divergente
 
 
Baseado em fatos reais narrados na obra O Único Sobrevivente, escrita pelo oficial da marinha Marcus Luttrell, o filme O Grande Herói mostra a história do próprio autor do livro. A trama gira em torno de quatro oficiais da marinha norte-americana, dentre eles Luttrell (Mark Wahlberg), que recebem a missão de ir ao Afeganistão e matar um importante membro da Al Qaeda. No entanto, eles são descobertos e mortos por 250 homens armados, sendo Luttrell o único sobrevivente. Ferido e perseguido, o oficial é encontrado por moradores da região, que o protegem e entram em contato com uma base militar norte-americana para resgatá-lo.
 
 
Baseado no livro homônimo escrito pelo norte-americano Robert M. Edsel, o longa é estrelado por George Clooney, que interpreta Frank Stokes, um oficial do exército norte-americano especialista em artes. Contemporâneo da Segunda Guerra Mundial, ao perceber que muitas obras de arte correm o risco de se perder durante o conflito, alerta o governo norte-americano. Sem um retorno, ele mesmo forma uma equipe de especialistas para preservar as peças, evitando que elas sejam roubadas pelos nazistas ou resgatando-as. O filme mostra essa missão mesclando drama e comédia.
 
O Grande Herói conta a história de quatro oficiais da marinha norte-americana que têm a missão de matar um importante membro da Al Qaeda
Em Caçadores de Obras-Prima, George Clooney vive Frank Stokes, um oficial do exército norte-americano especialista em artes que organiza uma missão para evitar o roubo de obras
 
8. SERENA
 
Serena tem como protagonistas Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, atuais "queridinhos" de Hollywood. Dirigido por Susanne Bier, o filme conta a história dos recém-casados George e Serena Pemberton, que, no período da Grande Depressão, trocam Boston por uma cidade na Carolina do Norte com o intuito de iniciar um próspero negócio no segmento madeireiro. No entanto, nessa nova fase do casal, que sempre foi muito unido, Serena descobre que não pode ter filhos e, então, passa a ser contra o marido, que teve um filho com outra antes do casamento, destruindo assim a forte união entre ambos. O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor norte-americano Ron Rash.
 
 
O longa é uma adaptação do best-seller A Culpa é das Estrelas, escrito pelo norte-americano John Green. Dirigido por Josh Boone, ele conta a história do casal de adolescentes Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort), que se conhecem e se apaixonam em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Ela é uma jovem de 16 anos com a doença e ele um garoto de 17 anos que teve uma perna amputada devido a um tumor ósseo maligno. "Um filme bonito e emocionante, que conseguiu dosar o 'nível de açúcar' sem se tornar enfadonho", destaca o crítico de cinema.
 
Em Serena, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper interpretam o casal George e Serena Pemberton que pretendem abrir um próspero negócio no setor madeireiro
A Culpa é das Estrelas conta a histórias de dois adolescentes que se apaixonam ao ser conhecerem em um grupo de apoio para pacientes com câncer
 
10. O HOMEM MAIS PROCURADO
 
O Homem Mais Procurado é um filme de suspense, espionagem e terrorismo dirigido pelo holandês Anton Corbjin e baseado no livro homônimo escrito pelo britânico John Le Carré, reconhecido por seus romances sobre espionagem. A história do longa gira em torno do espião Gunther Bachmann (Philip Seymour Hoffman), que está prestes a encerrar sua carreira como chefe de uma equipe da inteligência alemã sediada em Hamburgo. Ele tem como um dos seus últimos trabalhos investigar um suspeito de terrorismo que chega à cidade. Trata-se de um suspense cheio de reviravoltas, característica marcante das obras de Le Carré.
 
11. GAROTA EXEMPLAR
 
A adaptação cinematográfica do livro escrito pela jornalista norte-americana Gillian Flynn tem direção de David Fincher. O filme mostra o desenrolar do estranho desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike), que acaba se tornando caso de polícia e tendo Nick (Ben Affleck), marido de Amy, como principal suspeito. "Um dos melhores filmes do ano. Suspense com a marca de David Fincher, grandes atuações, roteiro eficiente mesmo em uma história cheia de retalhos, edição primorosa, trilha excelente e totalmente adequada à fantasia da trama. Imperdível!", recomenda Bonez.
 
O Homem Mais Procurado é um filme de suspense, espionagem e terrorismo baseado no livro homônimo de John Le Carré
Em Garota Exemplar, Nick é o principal suspeito do estranho desaparecimento de sua esposa Amy no dia do aniversário de casamento do casal
 
12. O MELHOR DE MIM
 
O escritor norte-americano Nicholas Sparks, autor de diversos best-sellers, tem uma série de livros adaptados para o cinema. O Melhor de Mim é um deles. O filme dirigido por Michael Hoffman é estrelado pelos atores James Marsden e Luke Bracey e pelas atrizes Michelle Monaghan e Liana Liberato. Eles interpretam o casal Dawson Cole e Amanda Collier em duas épocas distintas: adolescência e fase adulta. Os protagonistas se apaixonam quando jovens, mas acabam se separando. Então, após 20 anos, acabam se reencontrando.
 
13. JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – PARTE 1
 
A trilogia literária Jogos Vorazes, escrita pela norte-americana Suzanne Collins, chegou aos cinemas com o primeiro filme em 2012, que teve grande sucesso de bilheteria, assim como a sua continuação, Jogos Vorazes: Em Chamas, lançada em 2013. Este ano, foi a vez de a primeira parte do livro final chegar à tela grande – Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1. Nesse longa, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna para o Distrito 13, onde se torna um símbolo para encorajar a população a se rebelar contra a Capital. Além de estar à frente da revolução, a heroína procura resgatar Peeta (Josh Hutcherson) e outros Vitoriosos que seguem prisioneiros da Capital.
 
Namorados na adolescência, Dawson Cole e Amanda Collier se reencontram 20 anos depois em O Melhor de Mim
Em Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, Katniss se torna símbolo da rebelião contra a Capital
 
14. O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS

A trilogia de filmes de Peter Jackson baseada na obra O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, chegou ao fim com O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos. Foi um dos filmes mais aguardados do ano, afinal, as expectativas eram grandes entre aqueles que assistiram aos dois primeiros longas: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012) e O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013). No terceiro e último filme, o dragão Smaug é expulso da Montanha de Erebor. Sua queda e a riqueza existente no local levam a uma guerra que faz homens, elfos e anões se unirem contra os orcs enviados por Sauron. No entanto, Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) tentam de tudo para impedi-la.
 

A trilogia de filmes baseada no livro O Hobbit de J. R. R. Tolkien chega ao fim com o longa O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
 
 
 
Recomendamos para você