Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 03.12.2013 03.12.2013

Retrô SC 2013 – ‘Homens Gourmet’ elegem os melhores livros de gastronomia

Por Priscila Roque
 
Pratos montados com perfeição. Sabores com referências do mundo todo. Dentro do loft do Homens Gourmet, os pratos são preparados por quatro chefs com bagagens completamente diferentes. Entretanto, Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha e João Alcântara conseguem transformar isso em um trunfo.
 
O SaraivaConteúdo aproveitou o intervalo das gravações da 4ª temporada do programa, exibido nos canais a cabo Bem Simples e Fox Life, para perguntar aos apresentadores quais foram os livros lançados neste ano que eles mais gostaram. Acompanhe!
Pois Sou um Bom Cozinheiro
Autor: Vinicius de Moraes – Organização: Edith Gonçalves e Daniela Narciso
Editora: Companhia das Letras
 
Carlos Bertolazzi. "Livro lindo, que traz receitas que permearam a vida do poeta Vinícius de Moraes. Extremamente comfort food. Receitas com cara de almoço em família."
 

Guga Rocha. "Amo bossa nova, sei tudo da matéria. Saber que Vinicius cozinhava e gostava da arte só inflama minha imaginação. Acho que nasci na época errada! Minha turma era aquela de Tom, Vinicius, Edu Lobo, João…"

Le Pain Quotidien
Autores: Alain Coumont e Jean-Pierre Gabriel
Editora: Mitchell Beazley-id
 

João Alcântara. "É um livro de saladas, sopas, tortas e pratos quentes com receitas simples. A grande arte dos pães [é retratada] em diversas apresentações. Em Barcelona, tenho o prazer de tomar meu café da manhã [no Le Pain Quotidien] e apreciar sua comida. Indico o livro para os amantes de pães e suas variadas formas."

As Doceiras
Autores: Carla Pernambuco e Carolina Brandão
Editora: Nacional
 

Carlos Bertolazzi. "Eu comprei esse livro. Amei As Doceiras porque ele junta duas coisas que amo: Carla Pernambuco e doce."

 

As Minhas Receitas de Bacalhau
Autor: Vítor Sobral
Editora: Senac São Paulo

 

Dalton Rangel. "Neste livro, ele apresenta 500 incríveis receitas de bacalhau. Quem melhor que um chef português pra fazer um livro desses?"

Receitas para Pegar Mulher
Autor: Guga Rocha
Editora: Matrix
 
Dalton Rangel. "Guga Rocha, sempre muito criativo, achou uma bela maneira de ajudar os homens a conquistar as 'gatas'…"
 
João Alcântara. "O livro traz uma proposta divertida, com receitas sem complicação e ingredientes comuns, dividindo diferentes perfis de mulheres para que os homens possam causar uma boa impressão na hora da conquista. Penso que o mesmo vale para mulheres: afinal, cozinhar é para todos."
 

Guga Rocha. "Escrevi pensando em ajudar os homens a serem mais legais com as mulheres. Claro, com muito humor."

Pà Fet A Casa I Amb El Gust De Sempre
Autor: Xavier Barriga
Editora: Ilustrados Grijalbo/ Lumen
 

João Alcântara. "O mestre flequer [Xavier Barriga] combina o respeito pela tradição com grande capacidade de inovar. O livro mostra uma coleção de receitas ilustradas, passo a passo, de pães rústicos, integrais, frutos e doces. Ganhei o livro de um amigo chef e indico para os interessados na panificação catalã em todas suas formas."

 

Confeitaria Colombo
Autores: Renato Freire, Martins Rodrigues e Antonio Edmilson
Editora: Casa da Palavra

 

Guga Rocha. "Adoro esse prédio e sempre quis saber suas histórias. Este livro traz tudo isso e muito mais!"

 

Sex and the Kitchen
Autor: Alessander Guerra
Editora: Melhoramentos

 

Carlos Bertolazzi. "O já famoso autor de Cuecas na Cozinha mistura Sex and the City com 50 Tons de Cinza, além de muitas receitas boas e trilhas sonoras para escrever seu primeiro romance."

Jamie Oliver 15 Minutos Pronto
Autor: Jamie Oliver
Editora: Globo Editora
 

Dalton Rangel. "Receitas supercriativas e de fácil execução. Tenho pouquíssimo tempo para cozinhar em casa e, muitas vezes, me pego vendo alguma receita do Jamie para facilitar minha vida."

Quem Colocou o Filé no Wellington?
Autor: James Winter
Editora: Melhoramentos
 
Carlos Bertolazzi. "Meu livro preferido do ano. Ganhei de presente do Breno Lerner, da Melhoramentos, e traz a história de 50 clássicos da culinária. Para um curioso como eu, um prato cheio, literalmente."
 
 
Recomendamos para você