Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 29.08.2010 29.08.2010

Repaginado, ‘Karate Kid’ muda personagens e cenários

Karatê Kid é mais do que uma refilmagem de Karatê Kid – A horada verdade , clássico adolescente do distante ano de 1984. Repaginado, não só mudarama idade média e os nomes dos personagens – Daniel, o kid, virou Dre; o Sr. Miyagivirou Sr. Han etc. – como o cenário. O novo filme se passa em Beijing, paraonde Dre (Jaden Smith), um pré-adolescente, e sua mãe vão, “fugindo” da faltade perspectiva de trabalho nos EUA. China, terra de oportunidades. Quem diria?

No mais, o longa segue as premissas básicas do original.Insatisfeito com a mudança, Dre ainda sofre bullying – assédio moral e físicotípico do ambiente escolar – de um grupo de estudantes chineses. Quem o salvade um dos ataques é o tal Sr. Han (Jackie Chan), zelador do prédio onde mora. Omisterioso chinês aceita treiná-lo para uma competição com os brutamontes,única forma de livrá-lo do bullying.

Como fizera o sr. Miyagi, Han tentaensinar a Dre que o essencial das lutas orientais está em tudo. Tanto que, emvez sair aprendendo golpes, Dre repete à exaustão o aparentemente banal ato dependurar seu casaco.

É bem verdade que o “treino” do Sr. Miyagi era maisdivertido. Pintar cercas, limpar e polir carros velhos pareciam exploração dovelho chinês! Ao menos o diretor Harald Wart resistiu à tentação de repetir a coreografia aérea de Matrix que caracteriza tantos filmes com artes marciais da últimadécada, optando por um gestual mais “old school”, à antiga por assim dizer. Warttambém foi esperto ao mudar sutilmente o final, trocando o golpe clássico queencerra a competição e o filme. Mais do mesmo seria perda de tempo e dinheiro.

Veja abaixo o trailer legendado do filme:

Recomendamos para você