Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 12.12.2011 12.12.2011

Renata Ceribelli fala do seu sucesso sob medida

Por Cintia Lopes
Na imagem ao lado, Renata Ceribelli
Crédito foto: Estevam Avellar/TV Globo
Quando recebeu o convite do diretor do Fantástico, Luizinho Nascimento, para participar do quadro Medida Certa exibido entre abril e junho do ano passado, Renata Ceribelli achou que faria, na verdade, mais uma pauta sobre vida saudável.
 
Mas a atual apresentadora do Fantástico quase caiu para trás quando soube que ela própria seria a personagem do “reality show” ao lado de Zeca Camargo. Se aceitasse a proposta, passaria então por algumas provações. Entre elas: teria de se pesar na frente das câmeras, ter a rotina registrada 24 horas por dia, e aparecer sem maquiagem e com roupas de ginástica no vídeo. “Eu tive uma crise de riso nervosa. Achei que ele estava tirando onda com a minha cara”, recorda.
Agora o público tem a oportunidade de rever toda a trajetória bem-sucedida de Renata e Zeca em Medida Certa – Como Chegamos Lá!, da Editora Globo. No livro, uma espécie de diário dos 90 dias do programa de reeducação alimentar supervisionado por Marcio Atalla, eles relembram as dificuldades e as conquistas na luta para entrar em forma. “Resolvi utilizar os meus 10 anos de terapia no programa. É um registro bem intimista”, explica.
Depois de receber o apoio do marido, o advogado Gustavo Brigagão, Renata enfim topou o desafio. Mas ela faz questão de ressaltar que em nenhum momento deixou de lado a função de repórter. “Tinha um compromisso com o público para informar também. Enchia o Atalla de perguntas e as pessoas se identificaram com isso. Muitas dúvidas e mitos sobre alimentação foram esclarecidos”, acredita.
Desafio em rede nacional
Ainda assim, ela não esconde que sua maior preocupação não era o fato da superexposição, e sim a possibilidade de não se adaptar à nova rotina. “Meu único medo era não conseguir emagrecer. Já pensou o fracasso que seria?”, lembra aos risos.
 
Mas ao final da jornada, Ceribelli eliminou 9,5 kg de gordura e 14 cm de cintura. Já o companheiro Zeca Camargo comemorou a perda de 12 kg. “Esse projeto me proporcionou também um crescimento profissional. Pude retomar as rédeas do meu corpo e provar que nessa idade não é só “ladeira abaixo”. É possível dar a volta por cima”, ensina com bom humor.
 
Zeca Camargo, Renata Ceribelli e Marcio Atalla em gravação do quadro Medida Certa
Crédito foto: Estevam Avellar/TV Globo
Olhares curiosos
Em função da exposição no Medida Certa, a jornalista virou alvo constante de  monitoramento do público. A tendência é ficar ainda mais em evidência depois que passou a ocupar o cargo que pertenceu a Patricia Poeta. O assédio acontece em todos os lugares. “Outro dia fui à padaria comprar uns petiscos e chocolates para receber uns amigos em casa. Até que a atendente virou e disse: Não faz isso não… Assim todo mundo vai desistir também”, recorda entre risos.
A perseverança de Renata também é elogiada pelo preparador físico e “guru” do quadro Medida Certa, Marcio Atalla. Idealizador do “reality show”, Atalla também convive ainda hoje com o assédio do público pelas ruas. “Se estou num restaurante logo vem alguém perguntar se isso ou aquilo pode ou apenas esticam os olhos pra conferir o meu prato”, conta.
Atalla garante que nunca temeu a possibilidade de Zeca e Renata não atingirem os objetivos. “Por mais que eles não fizessem exatamente tudo o que foi programado, sabia que teriam ganhos na saúde e na forma física. Antes seus treinos e alimentação estavam equivocados”, enumera.   Para ele, não existe fórmula infalível para entrar em forma. “É uma mistura de disciplina, conscientização e muita força de vontade”, ensina.  
 
 
Lançamento do livro Medida certa: Como Chegamos Lá!, de Zeca Camargo e Renata Ceribelli, Editora Globo
 
Quando e onde:
  • 14/12 às 19h na SaraivaMegastore do Shopping Pátio Paulista – São Paulo – SP
  • 15/12 às 19h na SaraivaMegastore do Shopping RioSul – Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca
 
 
 
 
 
Recomendamos para você