Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 17.02.2011 17.02.2011

Radiohead antecipa lançamento de ‘The king of limbs’

Em 2007, o grupo Radiohead causou uma revolução no mundo da música ao decidir vender seu sétimo álbum, In rainbows, em site oficial, pelo preço que o comprador quisesse pagar. Valia até requisitar o disco de graça. O resultado acabou sendo compensador pela publicidade que gerou para a banda de Thom Yorke – e gerou também renda. Contra todos os prognósticos pessimistas, a maioria dos fãs pagou pelo disco. Quatro anos depois, em sintonia com a era digital, o grupo volta a usar a internet para vender seu oitavo álbum.

Feito no início desta semana, o anúncio do lançamento do álbum – intitulado The king of limbs – e o sistema de venda novamente digital pegou o mundo da música de surpresa. Afinal, trata-se de uma banda de primeiro escalão que parece ter definitivamente posto em segundo plano o tradicional esquema comercial da indústria fonográfica. Mais uma vez, o Radiohead demonstra sua descrença na venda de CDs físicos. The king of limbs vai chegar às lojas, mas somente em 28 de março, enquanto sua edição digital, que seria lançada apenas no sábado, 19, já está disponível para consumidores de todo mundo (a US$ 9 pela versão em MP3 e US$ 14 no formato WAV). Ou seja, quem optar pelo CD físico vai ter que esperar mais de um mês.

É fato que o futuro da música é digital. As vendas de música na internet estão se mantendo em patamares ascendentes enquanto caem as vendas de discos físicos em todo mundo. Ainda assim, o esquema mercadológico do Radiohead se revela ousado. Até porque não há informações sobre o disco, a não ser o fato de seu título aludir a um carvalho situado na floresta Savernake, em Wiltshire. A milenar floresta está localizada em Tottenham House, onde a banda gravou parte do CD In rainbows.

Diante da falta de informações, sites especulam a torto e a direito sobre o conteúdo do disco. Um site japonês, por exemplo, chegou a noticiar que o álbum traria somente oito faixas, mas tal informação já foi removida. Seja qual for o conteúdo de The king of limbs, o Radiohead dá com o lançamento do disco outra cartada decisiva no jogo em que a indústria fonográfica pode vir a sair perdedora.

> Confira o clipe de “”Lotus flower””, presente no novo álbum The king of limbs

Recomendamos para você