Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 17.11.2010 17.11.2010

RACHEL DE QUEIROZ

Rachel de Queiroz (1910-2003), primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, faria 100 anos de existência em novembro deste ano. Ela nasceu em Fortaleza, em 17 de novembro de 1910. Em 1917 sua família transferiu-se para o Rio de Janeiro – um fato que marcou a vida da jovem que escreveu de O Quinze (1930), seu livro de estréia.

Em comemoração ao centenário da escritora cearense, a editora José Olympio prepara publicações especiais, entre elas Tantos anos e O não me deixes – Suas histórias e sua cozinha.

Publicado pela primeira vez em 1988, Tantos anos, autobiografia de Rachel de Queiroz escrita com a irmã dela, Maria Luíza de Queiroz, reúne as versões distintas das duas irmãs sobre fatos que marcaram a vida da autora de clássicos como Memorial de Maria Moura. Optaram por comprometerem-se apenas em “não mentir”, deixando fora o que julgaram necessário. A publicação conta ainda com um encarte que traz várias fotos da família da escritora.

Em O não me deixes – Suas histórias e sua cozinha a romancista cearense não foge de seu tema preferido: o nordeste brasileiro. Misturando lembranças e gastronomia, a escritora revela o preparo de diversas receitas já consagradas em todo o Brasil e fala sobre os muitos ingredientes típicos da região. Receitas como o Baião de dois, a Frigideira de Siri e Bolo de Milho são algumas das delícias apresentadas pela romancista.

 >>> O Instituto Moreira Salles reúne poemas inéditos de Rachel de Queiroz no volume Mandacaru, sob a organização de lvia Bezerra. Leia mais, AQUI!

>>> Assista ao documentário Rachel de Queiroz: um alpendre, uma rede, um açude, de Eliane Terra e Karla Holanda:

Recomendamos para você